Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de cálculo com ênfase em resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Eliane Bihuna
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Figueiredo, Elisandra Bar, Palhares, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/72302
Resumo: Este texto tem por objetivo apresentar um panorama das pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral e sobre o uso da metodologia de Resolução de Problemas para ensinar conteúdos inerentes a esta disciplina. Para realizar a catalogação dos trabalhos acadêmicos relacionados com o Cálculo foi utilizada a base de dados da CAPES no período de 2013 a 2017. Para traçar um panorama das pesquisas que relacionam a metodologia de Resolução de Problemas com o Cálculo tomamos como referência os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas e pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Educação Matemática, além do portal da CAPES. Nesta pesquisa constatamos que há poucas investigações que são realizadas no Ensino Superior que conciliam a metodologia de Resolução de Problemas com o ensino e a aprendizagem de Cálculo em turmas regulares. Isso é um indicativo da importância desse tema e destacamos que mais pesquisadores deveriam desenvolver trabalhos nesse campo.
id RCAP_06c2c309dbd506cd6a654a56fd273845
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72302
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de cálculo com ênfase em resolução de problemasA panorama of Brazilian research regarding teaching and learning of calculus with emphasis in problem solvingEnsino e aprendizagem de cálculoMetodologia de resolução de problemasEstado da arteTeaching and learning of calculusProblems solving methodologyState of the artCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste texto tem por objetivo apresentar um panorama das pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral e sobre o uso da metodologia de Resolução de Problemas para ensinar conteúdos inerentes a esta disciplina. Para realizar a catalogação dos trabalhos acadêmicos relacionados com o Cálculo foi utilizada a base de dados da CAPES no período de 2013 a 2017. Para traçar um panorama das pesquisas que relacionam a metodologia de Resolução de Problemas com o Cálculo tomamos como referência os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas e pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Educação Matemática, além do portal da CAPES. Nesta pesquisa constatamos que há poucas investigações que são realizadas no Ensino Superior que conciliam a metodologia de Resolução de Problemas com o ensino e a aprendizagem de Cálculo em turmas regulares. Isso é um indicativo da importância desse tema e destacamos que mais pesquisadores deveriam desenvolver trabalhos nesse campo.This text aims to present a panorama of Brazilian research to regarding the teaching and learning of Differential and Integral Calculus and the use of the Problem-Solving methodology to teach contents inherent to that course. In order to carry out the mapping of the Calculus-related academic works the CAPES data base was used from 2013 to 2017. To produce an overview of the researches relating the Problem-Solving methodology to Calculus, we take as reference the work developed by the Work and Study Group on Problem Solving, and by the Research and Advanced Studies Group in Mathematics Education, in addition to the CAPES portal. This research found that there are few investigations carried out in Higher Education combining the Problem-Solving methodology with the teaching and learning of Calculus in regular classes. That indicates the theme’s relevance and emphasizes that more works should be developed in that field.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019Centro Universitário Franciscano de Santa MariaUniversidade do MinhoAzevedo, Eliane BihunaFigueiredo, Elisandra BarPalhares, Pedro20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/72302porAzevedo, E., Figueiredo, E., Palhares, P. (2019). Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de Cálculo com ênfase em Resolução De Problemas. VIDYA, v. 39, n. 1, p. 153-178, jan./jun., 20192176-460310.37781/vidya.v39i1.2653https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2653/2321info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:07.690542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de cálculo com ênfase em resolução de problemas
A panorama of Brazilian research regarding teaching and learning of calculus with emphasis in problem solving
title Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de cálculo com ênfase em resolução de problemas
spellingShingle Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de cálculo com ênfase em resolução de problemas
Azevedo, Eliane Bihuna
Ensino e aprendizagem de cálculo
Metodologia de resolução de problemas
Estado da arte
Teaching and learning of calculus
Problems solving methodology
State of the art
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de cálculo com ênfase em resolução de problemas
title_full Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de cálculo com ênfase em resolução de problemas
title_fullStr Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de cálculo com ênfase em resolução de problemas
title_full_unstemmed Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de cálculo com ênfase em resolução de problemas
title_sort Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de cálculo com ênfase em resolução de problemas
author Azevedo, Eliane Bihuna
author_facet Azevedo, Eliane Bihuna
Figueiredo, Elisandra Bar
Palhares, Pedro
author_role author
author2 Figueiredo, Elisandra Bar
Palhares, Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Eliane Bihuna
Figueiredo, Elisandra Bar
Palhares, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de cálculo
Metodologia de resolução de problemas
Estado da arte
Teaching and learning of calculus
Problems solving methodology
State of the art
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino e aprendizagem de cálculo
Metodologia de resolução de problemas
Estado da arte
Teaching and learning of calculus
Problems solving methodology
State of the art
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este texto tem por objetivo apresentar um panorama das pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral e sobre o uso da metodologia de Resolução de Problemas para ensinar conteúdos inerentes a esta disciplina. Para realizar a catalogação dos trabalhos acadêmicos relacionados com o Cálculo foi utilizada a base de dados da CAPES no período de 2013 a 2017. Para traçar um panorama das pesquisas que relacionam a metodologia de Resolução de Problemas com o Cálculo tomamos como referência os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas e pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Educação Matemática, além do portal da CAPES. Nesta pesquisa constatamos que há poucas investigações que são realizadas no Ensino Superior que conciliam a metodologia de Resolução de Problemas com o ensino e a aprendizagem de Cálculo em turmas regulares. Isso é um indicativo da importância desse tema e destacamos que mais pesquisadores deveriam desenvolver trabalhos nesse campo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/72302
url http://hdl.handle.net/1822/72302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Azevedo, E., Figueiredo, E., Palhares, P. (2019). Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de Cálculo com ênfase em Resolução De Problemas. VIDYA, v. 39, n. 1, p. 153-178, jan./jun., 2019
2176-4603
10.37781/vidya.v39i1.2653
https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2653/2321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Franciscano de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Franciscano de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132987548237824