As TIC no ensino-aprendizagem das línguas: relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2095 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objectivo fazer um estudo sobre a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem das línguas. A primeira parte aborta a importância das TIC na aula de línguas. Isto deve-se ao facto de vivermos numa sociedade da informação, onde a mesma circula de forma rápida, ao contrário do que sucedia há alguns anos atrás. Vivemos numa sociedade caracterizada pelo constante recurso e fácil acesso aos computadores, à informação, uma sociedade onde a aprendizagem é contínua. Por isso, torna-se fundamental incutir nos alunos a habilidade de “aprender a aprender”. É de extrema importância que os alunos desenvolvam esta capacidade de aprender e adaptar-se à sociedade actual, regida pela informação e pelo conhecimento. A informação chega-nos hoje de um modo bastante acessível, porém, nem tudo o que nos chega tem qualidade. Daí ser importante que a escola forme os alunos para que estes consigam aceder e dar sentido a toda a informação que recebem, e lhes proporcione capacidades e estratégias de aprendizagem que lhes permita uma assimilação crítica dessa informação. Temos de reconhecer que as novas tecnologias trazem grandes benefícios, tanto a nível pedagógico como cultural, a todos aqueles que as utilizam correctamente. Tudo isto torna-se bastante útil na hora de ensinar uma língua estrangeira. Graças aos diversos recursos, o aluno poderá ter um contacto mais directo com a língua estudada. Cabe ainda acrescentar que uma grande percentagem de alunos utiliza as novas tecnologias fora das aulas, seja para pesquisar informação, seja para comunicar. Por esse motivo, acredito que é bastante proveitoso utilizar essas mesmas tecnologias, já tão familiares para os nossos alunos, em contexto de sala de aula. Utilizadas da melhor maneira, conseguiremos obter bons resultados e criar novos ambientes no ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais motivadoras, mais lúdicas e interactivas para os alunos. A segunda parte do trabalho incide sobre a presença das TIC nos manuais escolares de Espanhol. Sendo o manual o instrumento mais utilizado pelo professor, este deverá acompanhar a evolução e abranger as TIC, de modo a incentivar e motivar alunos e professores no processo de ensinoaprendizagem A última parte do trabalho foi dedicada à caracterização do estágio pedagógico feito na Escola Secundária de Luís de Freitas Branco, em articulação com a Universidade da BeiraInterior. Neste ponto debrucei-me, principalmente, sobre a caracterização da escola e dasturmas, reflectindo sobre a pertinência e importância das actividades organizadas e desenvolvidas no âmbito do Espanhol. São abordadas, também, as aulas assistidas, a sua planificação e execução, bem como a apresentação de una unidade didáctica planificada. |
id |
RCAP_06dc93ad985244606842d8a311540e50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2095 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As TIC no ensino-aprendizagem das línguas: relatório de estágioTecnologias de informação e comunicaçãoEnsino-aprendizagemO presente trabalho tem como principal objectivo fazer um estudo sobre a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem das línguas. A primeira parte aborta a importância das TIC na aula de línguas. Isto deve-se ao facto de vivermos numa sociedade da informação, onde a mesma circula de forma rápida, ao contrário do que sucedia há alguns anos atrás. Vivemos numa sociedade caracterizada pelo constante recurso e fácil acesso aos computadores, à informação, uma sociedade onde a aprendizagem é contínua. Por isso, torna-se fundamental incutir nos alunos a habilidade de “aprender a aprender”. É de extrema importância que os alunos desenvolvam esta capacidade de aprender e adaptar-se à sociedade actual, regida pela informação e pelo conhecimento. A informação chega-nos hoje de um modo bastante acessível, porém, nem tudo o que nos chega tem qualidade. Daí ser importante que a escola forme os alunos para que estes consigam aceder e dar sentido a toda a informação que recebem, e lhes proporcione capacidades e estratégias de aprendizagem que lhes permita uma assimilação crítica dessa informação. Temos de reconhecer que as novas tecnologias trazem grandes benefícios, tanto a nível pedagógico como cultural, a todos aqueles que as utilizam correctamente. Tudo isto torna-se bastante útil na hora de ensinar uma língua estrangeira. Graças aos diversos recursos, o aluno poderá ter um contacto mais directo com a língua estudada. Cabe ainda acrescentar que uma grande percentagem de alunos utiliza as novas tecnologias fora das aulas, seja para pesquisar informação, seja para comunicar. Por esse motivo, acredito que é bastante proveitoso utilizar essas mesmas tecnologias, já tão familiares para os nossos alunos, em contexto de sala de aula. Utilizadas da melhor maneira, conseguiremos obter bons resultados e criar novos ambientes no ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais motivadoras, mais lúdicas e interactivas para os alunos. A segunda parte do trabalho incide sobre a presença das TIC nos manuais escolares de Espanhol. Sendo o manual o instrumento mais utilizado pelo professor, este deverá acompanhar a evolução e abranger as TIC, de modo a incentivar e motivar alunos e professores no processo de ensinoaprendizagem A última parte do trabalho foi dedicada à caracterização do estágio pedagógico feito na Escola Secundária de Luís de Freitas Branco, em articulação com a Universidade da BeiraInterior. Neste ponto debrucei-me, principalmente, sobre a caracterização da escola e dasturmas, reflectindo sobre a pertinência e importância das actividades organizadas e desenvolvidas no âmbito do Espanhol. São abordadas, também, as aulas assistidas, a sua planificação e execução, bem como a apresentação de una unidade didáctica planificada.The main purpose of this work is to make a study about the Communication and Information Technologies relevance over the languages teaching-learning. The first part approaches the CIT importance on languages class room. This is due the fact that we live on a society where the information travels fast, in opposite of what happened some years ago. Our society is characterized by the easy and constant use of computers, of information, a society where learning is a continuous process. Because of this, is crucial to instill the students with the ability to “learn how to learn”. It’s extremely important that the students develop this ability to learn and adapt to current society, driven by knowledge and information. Today, information reach us in a very accessible way, although, not everything with quality. Hence the importance of school on educating the students so that they are able to access and interpret all the information they get, also providing them the learning skills and strategies to understand that information in a critic way. We have to recognize that the new technologies bring great benefits, both on an educational and cultural level, to those that use them correctly. All of this comes very useful when teaching a foreign language. Thanks to multiple resources, the student will have closer contact with the language studied. It’s important to add that a large student percentage uses the new technologies outside the class room, both to search information or to communicate. Therefore, I believe that is very useful to use those technologies, all so familiar to our students, in a class room scenario. Properly used, we’ll be able to obtain good results and create new environments on teaching-learning, making the class more captivating, more joyful and interactive for the students. The second part of this work focuses on the presence of CIT on Spanish school books. As the school book is the most used instrument by the teacher, this should follow the evolution and include the CIT in a way to encourage and motivate students and teachers around the teaching-learning process. The last part of the work was dedicated to characterizing the teaching practice performed on Escola Secundária de Luís de Freitas Branco, in conjunction with Universidade da Beira Interior. On this point I leaned, mostly, over the school and classes characterization, reflecting on the relevance and importance of the activities organized and developed on Spanish concern. The assisted classes are also addressed, their planning and execution, as well as the presentation of a planned didactic unit.Universidade da Beira InteriorOsório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumLuciano, Mariela da Silva2014-07-24T14:31:19Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:55Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:48.425718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TIC no ensino-aprendizagem das línguas: relatório de estágio |
title |
As TIC no ensino-aprendizagem das línguas: relatório de estágio |
spellingShingle |
As TIC no ensino-aprendizagem das línguas: relatório de estágio Luciano, Mariela da Silva Tecnologias de informação e comunicação Ensino-aprendizagem |
title_short |
As TIC no ensino-aprendizagem das línguas: relatório de estágio |
title_full |
As TIC no ensino-aprendizagem das línguas: relatório de estágio |
title_fullStr |
As TIC no ensino-aprendizagem das línguas: relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
As TIC no ensino-aprendizagem das línguas: relatório de estágio |
title_sort |
As TIC no ensino-aprendizagem das línguas: relatório de estágio |
author |
Luciano, Mariela da Silva |
author_facet |
Luciano, Mariela da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciano, Mariela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação Ensino-aprendizagem |
topic |
Tecnologias de informação e comunicação Ensino-aprendizagem |
description |
O presente trabalho tem como principal objectivo fazer um estudo sobre a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem das línguas. A primeira parte aborta a importância das TIC na aula de línguas. Isto deve-se ao facto de vivermos numa sociedade da informação, onde a mesma circula de forma rápida, ao contrário do que sucedia há alguns anos atrás. Vivemos numa sociedade caracterizada pelo constante recurso e fácil acesso aos computadores, à informação, uma sociedade onde a aprendizagem é contínua. Por isso, torna-se fundamental incutir nos alunos a habilidade de “aprender a aprender”. É de extrema importância que os alunos desenvolvam esta capacidade de aprender e adaptar-se à sociedade actual, regida pela informação e pelo conhecimento. A informação chega-nos hoje de um modo bastante acessível, porém, nem tudo o que nos chega tem qualidade. Daí ser importante que a escola forme os alunos para que estes consigam aceder e dar sentido a toda a informação que recebem, e lhes proporcione capacidades e estratégias de aprendizagem que lhes permita uma assimilação crítica dessa informação. Temos de reconhecer que as novas tecnologias trazem grandes benefícios, tanto a nível pedagógico como cultural, a todos aqueles que as utilizam correctamente. Tudo isto torna-se bastante útil na hora de ensinar uma língua estrangeira. Graças aos diversos recursos, o aluno poderá ter um contacto mais directo com a língua estudada. Cabe ainda acrescentar que uma grande percentagem de alunos utiliza as novas tecnologias fora das aulas, seja para pesquisar informação, seja para comunicar. Por esse motivo, acredito que é bastante proveitoso utilizar essas mesmas tecnologias, já tão familiares para os nossos alunos, em contexto de sala de aula. Utilizadas da melhor maneira, conseguiremos obter bons resultados e criar novos ambientes no ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais motivadoras, mais lúdicas e interactivas para os alunos. A segunda parte do trabalho incide sobre a presença das TIC nos manuais escolares de Espanhol. Sendo o manual o instrumento mais utilizado pelo professor, este deverá acompanhar a evolução e abranger as TIC, de modo a incentivar e motivar alunos e professores no processo de ensinoaprendizagem A última parte do trabalho foi dedicada à caracterização do estágio pedagógico feito na Escola Secundária de Luís de Freitas Branco, em articulação com a Universidade da BeiraInterior. Neste ponto debrucei-me, principalmente, sobre a caracterização da escola e dasturmas, reflectindo sobre a pertinência e importância das actividades organizadas e desenvolvidas no âmbito do Espanhol. São abordadas, também, as aulas assistidas, a sua planificação e execução, bem como a apresentação de una unidade didáctica planificada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06 2011-06-01T00:00:00Z 2014-07-24T14:31:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2095 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136336677961728 |