TIC no Ensino Secundário: usos e mediações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/7361 |
Resumo: | A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes. |
id |
RCAP_57189a48c6ed24cec24d44be837df46b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7361 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
TIC no Ensino Secundário: usos e mediaçõesEnsino secundárioTecnologias da informação e da comunicaçãoEnsinoAprendizagemA conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes.Universidade Nova de Lisboa2014-05-23T10:01:47Z2013-01-01T00:00:00Z20132019-05-17T14:17:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/7361por0872-838010.4000/sociologico.861Alves, N. A.Abrantes, P.Rodrigues, C. F.Dias, P. C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:34:17Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:29.622606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TIC no Ensino Secundário: usos e mediações |
title |
TIC no Ensino Secundário: usos e mediações |
spellingShingle |
TIC no Ensino Secundário: usos e mediações Alves, N. A. Ensino secundário Tecnologias da informação e da comunicação Ensino Aprendizagem |
title_short |
TIC no Ensino Secundário: usos e mediações |
title_full |
TIC no Ensino Secundário: usos e mediações |
title_fullStr |
TIC no Ensino Secundário: usos e mediações |
title_full_unstemmed |
TIC no Ensino Secundário: usos e mediações |
title_sort |
TIC no Ensino Secundário: usos e mediações |
author |
Alves, N. A. |
author_facet |
Alves, N. A. Abrantes, P. Rodrigues, C. F. Dias, P. C. |
author_role |
author |
author2 |
Abrantes, P. Rodrigues, C. F. Dias, P. C. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, N. A. Abrantes, P. Rodrigues, C. F. Dias, P. C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino secundário Tecnologias da informação e da comunicação Ensino Aprendizagem |
topic |
Ensino secundário Tecnologias da informação e da comunicação Ensino Aprendizagem |
description |
A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-05-23T10:01:47Z 2019-05-17T14:17:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/7361 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/7361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0872-8380 10.4000/sociologico.861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134712671764480 |