TIC no Ensino Secundário: usos e mediações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, N. A.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Abrantes, P., Rodrigues, C. F., Dias, P. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7361
Resumo: A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes.
id RCAP_57189a48c6ed24cec24d44be837df46b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7361
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TIC no Ensino Secundário: usos e mediaçõesEnsino secundárioTecnologias da informação e da comunicaçãoEnsinoAprendizagemA conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes.Universidade Nova de Lisboa2014-05-23T10:01:47Z2013-01-01T00:00:00Z20132019-05-17T14:17:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/7361por0872-838010.4000/sociologico.861Alves, N. A.Abrantes, P.Rodrigues, C. F.Dias, P. C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:34:17Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:29.622606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TIC no Ensino Secundário: usos e mediações
title TIC no Ensino Secundário: usos e mediações
spellingShingle TIC no Ensino Secundário: usos e mediações
Alves, N. A.
Ensino secundário
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino
Aprendizagem
title_short TIC no Ensino Secundário: usos e mediações
title_full TIC no Ensino Secundário: usos e mediações
title_fullStr TIC no Ensino Secundário: usos e mediações
title_full_unstemmed TIC no Ensino Secundário: usos e mediações
title_sort TIC no Ensino Secundário: usos e mediações
author Alves, N. A.
author_facet Alves, N. A.
Abrantes, P.
Rodrigues, C. F.
Dias, P. C.
author_role author
author2 Abrantes, P.
Rodrigues, C. F.
Dias, P. C.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, N. A.
Abrantes, P.
Rodrigues, C. F.
Dias, P. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino secundário
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino
Aprendizagem
topic Ensino secundário
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino
Aprendizagem
description A conceção do futuro das sociedades contemporâneas como sociedades da informação e do conhecimento trouxe uma revolução tecnológica às escolas. No entanto, a disseminação da tecnologia não obteve ainda correspondência no plano dos usos das TIC em sala de aulas, nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário. Com base num inquérito realizado a 324 professores de 12 escolas disseminadas pelo país verificamos como as TIC são ainda incipientemente utilizadas nas salas de aulas, reforçando uma abordagem conservadora do ensino. Esta tendência central encerra, no entanto, uma grande diversidade de situações, de acordo com as diferenças entre os recursos tecnológicos nas escolas e com as representações e competências dos docentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-05-23T10:01:47Z
2019-05-17T14:17:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/7361
url http://hdl.handle.net/10071/7361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-8380
10.4000/sociologico.861
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134712671764480