Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cátia Regina Pereira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1763
Resumo: Esta dissertação pretende contribuir para a clarificação da relação entre a responsabilidade social corporativa, o valor percebido e a satisfação dos consumidores e dar a conhecer qual a importância relativa dos diferentes componentes da responsabilidade social na satisfação e no valor percebido pelos consumidores. Para tal, esta dissertação divide-se em duas partes. A primeira apresenta uma revisão da literatura sobre as variáveis em análise e a segunda refere-se ao estudo empírico. Os resultados mostram que a preocupação com as condições na fábrica, a preocupação ambiental e o preço associado apresentam efeitos significativos na satisfação do consumidor. A preocupação ambiental e a satisfação são importantes na criação de valor. ABSTRACT: This dissertation proposes to contribute to the clarification of the relationship among corporate social responsibility, perceived value and satisfaction, and make known what the relative importance of different components of social responsibility in satisfaction and perceived value of the consumers. To do so, this dissertation is divided into two parts. The first presents a review of literature about the variables in the analysis and the second refers to the empirical study. The results show that the concern about the conditions at the factory, environmental concerns, and the associated cost show significant effects on consumer satisfaction. Environmental concerns and satisfaction are important in creating value.
id RCAP_06dca50608baa05d3bfaa030065418bb
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvelGestão de marketingResponsabilidade social das empresasSatisfação do consumidorEsta dissertação pretende contribuir para a clarificação da relação entre a responsabilidade social corporativa, o valor percebido e a satisfação dos consumidores e dar a conhecer qual a importância relativa dos diferentes componentes da responsabilidade social na satisfação e no valor percebido pelos consumidores. Para tal, esta dissertação divide-se em duas partes. A primeira apresenta uma revisão da literatura sobre as variáveis em análise e a segunda refere-se ao estudo empírico. Os resultados mostram que a preocupação com as condições na fábrica, a preocupação ambiental e o preço associado apresentam efeitos significativos na satisfação do consumidor. A preocupação ambiental e a satisfação são importantes na criação de valor. ABSTRACT: This dissertation proposes to contribute to the clarification of the relationship among corporate social responsibility, perceived value and satisfaction, and make known what the relative importance of different components of social responsibility in satisfaction and perceived value of the consumers. To do so, this dissertation is divided into two parts. The first presents a review of literature about the variables in the analysis and the second refers to the empirical study. The results show that the concern about the conditions at the factory, environmental concerns, and the associated cost show significant effects on consumer satisfaction. Environmental concerns and satisfaction are important in creating value.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:46:42Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1763porGomes, Cátia Regina Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:29Zoai:ria.ua.pt:10773/1763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:20.974141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel
title Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel
spellingShingle Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel
Gomes, Cátia Regina Pereira
Gestão de marketing
Responsabilidade social das empresas
Satisfação do consumidor
title_short Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel
title_full Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel
title_fullStr Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel
title_full_unstemmed Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel
title_sort Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel
author Gomes, Cátia Regina Pereira
author_facet Gomes, Cátia Regina Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cátia Regina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marketing
Responsabilidade social das empresas
Satisfação do consumidor
topic Gestão de marketing
Responsabilidade social das empresas
Satisfação do consumidor
description Esta dissertação pretende contribuir para a clarificação da relação entre a responsabilidade social corporativa, o valor percebido e a satisfação dos consumidores e dar a conhecer qual a importância relativa dos diferentes componentes da responsabilidade social na satisfação e no valor percebido pelos consumidores. Para tal, esta dissertação divide-se em duas partes. A primeira apresenta uma revisão da literatura sobre as variáveis em análise e a segunda refere-se ao estudo empírico. Os resultados mostram que a preocupação com as condições na fábrica, a preocupação ambiental e o preço associado apresentam efeitos significativos na satisfação do consumidor. A preocupação ambiental e a satisfação são importantes na criação de valor. ABSTRACT: This dissertation proposes to contribute to the clarification of the relationship among corporate social responsibility, perceived value and satisfaction, and make known what the relative importance of different components of social responsibility in satisfaction and perceived value of the consumers. To do so, this dissertation is divided into two parts. The first presents a review of literature about the variables in the analysis and the second refers to the empirical study. The results show that the concern about the conditions at the factory, environmental concerns, and the associated cost show significant effects on consumer satisfaction. Environmental concerns and satisfaction are important in creating value.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:46:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1763
url http://hdl.handle.net/10773/1763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137452704661504