Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1763 |
Resumo: | Esta dissertação pretende contribuir para a clarificação da relação entre a responsabilidade social corporativa, o valor percebido e a satisfação dos consumidores e dar a conhecer qual a importância relativa dos diferentes componentes da responsabilidade social na satisfação e no valor percebido pelos consumidores. Para tal, esta dissertação divide-se em duas partes. A primeira apresenta uma revisão da literatura sobre as variáveis em análise e a segunda refere-se ao estudo empírico. Os resultados mostram que a preocupação com as condições na fábrica, a preocupação ambiental e o preço associado apresentam efeitos significativos na satisfação do consumidor. A preocupação ambiental e a satisfação são importantes na criação de valor. ABSTRACT: This dissertation proposes to contribute to the clarification of the relationship among corporate social responsibility, perceived value and satisfaction, and make known what the relative importance of different components of social responsibility in satisfaction and perceived value of the consumers. To do so, this dissertation is divided into two parts. The first presents a review of literature about the variables in the analysis and the second refers to the empirical study. The results show that the concern about the conditions at the factory, environmental concerns, and the associated cost show significant effects on consumer satisfaction. Environmental concerns and satisfaction are important in creating value. |
id |
RCAP_06dca50608baa05d3bfaa030065418bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1763 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvelGestão de marketingResponsabilidade social das empresasSatisfação do consumidorEsta dissertação pretende contribuir para a clarificação da relação entre a responsabilidade social corporativa, o valor percebido e a satisfação dos consumidores e dar a conhecer qual a importância relativa dos diferentes componentes da responsabilidade social na satisfação e no valor percebido pelos consumidores. Para tal, esta dissertação divide-se em duas partes. A primeira apresenta uma revisão da literatura sobre as variáveis em análise e a segunda refere-se ao estudo empírico. Os resultados mostram que a preocupação com as condições na fábrica, a preocupação ambiental e o preço associado apresentam efeitos significativos na satisfação do consumidor. A preocupação ambiental e a satisfação são importantes na criação de valor. ABSTRACT: This dissertation proposes to contribute to the clarification of the relationship among corporate social responsibility, perceived value and satisfaction, and make known what the relative importance of different components of social responsibility in satisfaction and perceived value of the consumers. To do so, this dissertation is divided into two parts. The first presents a review of literature about the variables in the analysis and the second refers to the empirical study. The results show that the concern about the conditions at the factory, environmental concerns, and the associated cost show significant effects on consumer satisfaction. Environmental concerns and satisfaction are important in creating value.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:46:42Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1763porGomes, Cátia Regina Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:29Zoai:ria.ua.pt:10773/1763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:20.974141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel |
title |
Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel |
spellingShingle |
Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel Gomes, Cátia Regina Pereira Gestão de marketing Responsabilidade social das empresas Satisfação do consumidor |
title_short |
Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel |
title_full |
Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel |
title_fullStr |
Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel |
title_sort |
Responsabilidade social percebida por consumidores do sector automóvel |
author |
Gomes, Cátia Regina Pereira |
author_facet |
Gomes, Cátia Regina Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Cátia Regina Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de marketing Responsabilidade social das empresas Satisfação do consumidor |
topic |
Gestão de marketing Responsabilidade social das empresas Satisfação do consumidor |
description |
Esta dissertação pretende contribuir para a clarificação da relação entre a responsabilidade social corporativa, o valor percebido e a satisfação dos consumidores e dar a conhecer qual a importância relativa dos diferentes componentes da responsabilidade social na satisfação e no valor percebido pelos consumidores. Para tal, esta dissertação divide-se em duas partes. A primeira apresenta uma revisão da literatura sobre as variáveis em análise e a segunda refere-se ao estudo empírico. Os resultados mostram que a preocupação com as condições na fábrica, a preocupação ambiental e o preço associado apresentam efeitos significativos na satisfação do consumidor. A preocupação ambiental e a satisfação são importantes na criação de valor. ABSTRACT: This dissertation proposes to contribute to the clarification of the relationship among corporate social responsibility, perceived value and satisfaction, and make known what the relative importance of different components of social responsibility in satisfaction and perceived value of the consumers. To do so, this dissertation is divided into two parts. The first presents a review of literature about the variables in the analysis and the second refers to the empirical study. The results show that the concern about the conditions at the factory, environmental concerns, and the associated cost show significant effects on consumer satisfaction. Environmental concerns and satisfaction are important in creating value. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2011-04-19T13:46:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1763 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137452704661504 |