Ensinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Ana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.19084/rca.16200
Resumo: Com este estudo pretendeu-se adquirir experiência no uso de ferramentas de comunicação on-line em contexto de ensino formal universitário; no ano letivo 2010/2011, em duas Universidades (Porto e Pacífico Sul) foram ensaiadas aulas em chat síncrono em substituição de aulas presenciais. Na Universidade do Porto ensaiou-se a utilização do forum de discussão do moodle para debate com base nas monografias preparadas pelos estudantes. Deste trabalho conclui-se que: (i) o chat é uma ferramenta didática com vantagens pedagógicas em sistema de b-learning; (ii) o forum de discussão permite criar oportunidades de debate de ideias e crítica inter-pares com bons resultados pedagógicos; (iii) e, no espaço de chat, os estudantes sentem-se corresponsáveis pelo desenrolar da aula, atitude muito diferente da que geralmente têm na aula presencial. Este trabalho permitiu, aos docentes e discentes envolvidos, ganhar experiência no uso de ferramentas de comunicação on-line.
id RCAP_06de8756f05a9a9e6fe28e9018d86505
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16200
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitárioEnsinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitárioGeralCom este estudo pretendeu-se adquirir experiência no uso de ferramentas de comunicação on-line em contexto de ensino formal universitário; no ano letivo 2010/2011, em duas Universidades (Porto e Pacífico Sul) foram ensaiadas aulas em chat síncrono em substituição de aulas presenciais. Na Universidade do Porto ensaiou-se a utilização do forum de discussão do moodle para debate com base nas monografias preparadas pelos estudantes. Deste trabalho conclui-se que: (i) o chat é uma ferramenta didática com vantagens pedagógicas em sistema de b-learning; (ii) o forum de discussão permite criar oportunidades de debate de ideias e crítica inter-pares com bons resultados pedagógicos; (iii) e, no espaço de chat, os estudantes sentem-se corresponsáveis pelo desenrolar da aula, atitude muito diferente da que geralmente têm na aula presencial. Este trabalho permitiu, aos docentes e discentes envolvidos, ganhar experiência no uso de ferramentas de comunicação on-line.In this study we have experiment the use of communication tools on-line in the teaching-learning process in formal graduation programs. On the academic year 2010/2011 in two universities (Porto and South Pacific) we substituted some face to face classes by on-line chat classes. At University of Porto we also have use the discussion forum at moodle to discuss student’s assessments. We conclude: (i) the chat is a didactic tool that can be use in b-learning at the University; (ii) the discussion forum on-line enhance the discussion of ideas and opinions; (iii) and at chat environment, students feel responsible for the class process, situation very different from face to face classes. This study gave, to teacher and students, a good experience in the use of on-linecommunication tools at the University.Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal2018-12-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.19084/rca.16200por2183-041X0871-018XAguiar, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:24:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:44.138731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitário
Ensinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitário
title Ensinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitário
spellingShingle Ensinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitário
Aguiar, Ana
Geral
title_short Ensinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitário
title_full Ensinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitário
title_fullStr Ensinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitário
title_full_unstemmed Ensinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitário
title_sort Ensinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitário
author Aguiar, Ana
author_facet Aguiar, Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Geral
topic Geral
description Com este estudo pretendeu-se adquirir experiência no uso de ferramentas de comunicação on-line em contexto de ensino formal universitário; no ano letivo 2010/2011, em duas Universidades (Porto e Pacífico Sul) foram ensaiadas aulas em chat síncrono em substituição de aulas presenciais. Na Universidade do Porto ensaiou-se a utilização do forum de discussão do moodle para debate com base nas monografias preparadas pelos estudantes. Deste trabalho conclui-se que: (i) o chat é uma ferramenta didática com vantagens pedagógicas em sistema de b-learning; (ii) o forum de discussão permite criar oportunidades de debate de ideias e crítica inter-pares com bons resultados pedagógicos; (iii) e, no espaço de chat, os estudantes sentem-se corresponsáveis pelo desenrolar da aula, atitude muito diferente da que geralmente têm na aula presencial. Este trabalho permitiu, aos docentes e discentes envolvidos, ganhar experiência no uso de ferramentas de comunicação on-line.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.19084/rca.16200
url https://doi.org/10.19084/rca.16200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-041X
0871-018X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130173819322368