As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Maria Cristina Cristo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins, Fernandes, Eva, Pinheiro, Cláudia, Flores, Maria Assunção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52392
Resumo: Neste artigo apresentamos dados relativos a um projeto de investigação mais amplo intitulado “Teachers exercising leadership”, (2011-2013), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia cujo objetivo consistiu em desenvolver o profissionalismo docente através do exercício da liderança, entendida no âmbito do ensino e a da aprendizagem na sala de aula, mas também no contexto da inovação curricular e da construção de conhecimento profissional dentro e para além da escola. O projeto teve como objectivo analisar o contexto político e cultural do desenvolvimento da liderança do professor e o modo como os fatores culturais influenciam as estratégias que o potenciam. Os dados relativos à fase III revelam, de um modo geral, percepções positivas por parte dos professores participantes nomeadamente pela oportunidade de co-construção conjunta de conhecimento, pela partilha de experiências, pela reflexão conjunta e pela oportunidade para aprofundar o tema da liderança através do desenvolvimento de projetos.
id RCAP_06df57f867c94a9ec621f3c05830f6ba
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empíricoliderançaprofessoresCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste artigo apresentamos dados relativos a um projeto de investigação mais amplo intitulado “Teachers exercising leadership”, (2011-2013), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia cujo objetivo consistiu em desenvolver o profissionalismo docente através do exercício da liderança, entendida no âmbito do ensino e a da aprendizagem na sala de aula, mas também no contexto da inovação curricular e da construção de conhecimento profissional dentro e para além da escola. O projeto teve como objectivo analisar o contexto político e cultural do desenvolvimento da liderança do professor e o modo como os fatores culturais influenciam as estratégias que o potenciam. Os dados relativos à fase III revelam, de um modo geral, percepções positivas por parte dos professores participantes nomeadamente pela oportunidade de co-construção conjunta de conhecimento, pela partilha de experiências, pela reflexão conjunta e pela oportunidade para aprofundar o tema da liderança através do desenvolvimento de projetos.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Uberlândia. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoParente, Maria Cristina CristoVieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsFernandes, EvaPinheiro, CláudiaFlores, Maria Assunção20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52392porParente, C.; Vieira, F.; Fernandes, E.; Pinheiro, C. & Flores, M. A. (2015) As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico, Revista Educação e Políticas em Debate, 4(1), 127-149, jan./jul. 2015 - ISSN 2238-83462238-8346info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:39.036049Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico
title As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico
spellingShingle As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico
Parente, Maria Cristina Cristo
liderança
professores
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico
title_full As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico
title_fullStr As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico
title_full_unstemmed As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico
title_sort As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico
author Parente, Maria Cristina Cristo
author_facet Parente, Maria Cristina Cristo
Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Fernandes, Eva
Pinheiro, Cláudia
Flores, Maria Assunção
author_role author
author2 Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Fernandes, Eva
Pinheiro, Cláudia
Flores, Maria Assunção
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Fernandes, Eva
Pinheiro, Cláudia
Flores, Maria Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv liderança
professores
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic liderança
professores
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste artigo apresentamos dados relativos a um projeto de investigação mais amplo intitulado “Teachers exercising leadership”, (2011-2013), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia cujo objetivo consistiu em desenvolver o profissionalismo docente através do exercício da liderança, entendida no âmbito do ensino e a da aprendizagem na sala de aula, mas também no contexto da inovação curricular e da construção de conhecimento profissional dentro e para além da escola. O projeto teve como objectivo analisar o contexto político e cultural do desenvolvimento da liderança do professor e o modo como os fatores culturais influenciam as estratégias que o potenciam. Os dados relativos à fase III revelam, de um modo geral, percepções positivas por parte dos professores participantes nomeadamente pela oportunidade de co-construção conjunta de conhecimento, pela partilha de experiências, pela reflexão conjunta e pela oportunidade para aprofundar o tema da liderança através do desenvolvimento de projetos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52392
url http://hdl.handle.net/1822/52392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Parente, C.; Vieira, F.; Fernandes, E.; Pinheiro, C. & Flores, M. A. (2015) As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico, Revista Educação e Políticas em Debate, 4(1), 127-149, jan./jul. 2015 - ISSN 2238-8346
2238-8346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132183683661824