As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/52392 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos dados relativos a um projeto de investigação mais amplo intitulado “Teachers exercising leadership”, (2011-2013), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia cujo objetivo consistiu em desenvolver o profissionalismo docente através do exercício da liderança, entendida no âmbito do ensino e a da aprendizagem na sala de aula, mas também no contexto da inovação curricular e da construção de conhecimento profissional dentro e para além da escola. O projeto teve como objectivo analisar o contexto político e cultural do desenvolvimento da liderança do professor e o modo como os fatores culturais influenciam as estratégias que o potenciam. Os dados relativos à fase III revelam, de um modo geral, percepções positivas por parte dos professores participantes nomeadamente pela oportunidade de co-construção conjunta de conhecimento, pela partilha de experiências, pela reflexão conjunta e pela oportunidade para aprofundar o tema da liderança através do desenvolvimento de projetos. |
id |
RCAP_06df57f867c94a9ec621f3c05830f6ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52392 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empíricoliderançaprofessoresCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste artigo apresentamos dados relativos a um projeto de investigação mais amplo intitulado “Teachers exercising leadership”, (2011-2013), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia cujo objetivo consistiu em desenvolver o profissionalismo docente através do exercício da liderança, entendida no âmbito do ensino e a da aprendizagem na sala de aula, mas também no contexto da inovação curricular e da construção de conhecimento profissional dentro e para além da escola. O projeto teve como objectivo analisar o contexto político e cultural do desenvolvimento da liderança do professor e o modo como os fatores culturais influenciam as estratégias que o potenciam. Os dados relativos à fase III revelam, de um modo geral, percepções positivas por parte dos professores participantes nomeadamente pela oportunidade de co-construção conjunta de conhecimento, pela partilha de experiências, pela reflexão conjunta e pela oportunidade para aprofundar o tema da liderança através do desenvolvimento de projetos.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Uberlândia. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoParente, Maria Cristina CristoVieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsFernandes, EvaPinheiro, CláudiaFlores, Maria Assunção20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52392porParente, C.; Vieira, F.; Fernandes, E.; Pinheiro, C. & Flores, M. A. (2015) As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico, Revista Educação e Políticas em Debate, 4(1), 127-149, jan./jul. 2015 - ISSN 2238-83462238-8346info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:39.036049Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico |
title |
As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico |
spellingShingle |
As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico Parente, Maria Cristina Cristo liderança professores Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico |
title_full |
As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico |
title_fullStr |
As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico |
title_full_unstemmed |
As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico |
title_sort |
As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico |
author |
Parente, Maria Cristina Cristo |
author_facet |
Parente, Maria Cristina Cristo Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins Fernandes, Eva Pinheiro, Cláudia Flores, Maria Assunção |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins Fernandes, Eva Pinheiro, Cláudia Flores, Maria Assunção |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parente, Maria Cristina Cristo Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins Fernandes, Eva Pinheiro, Cláudia Flores, Maria Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
liderança professores Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
liderança professores Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Neste artigo apresentamos dados relativos a um projeto de investigação mais amplo intitulado “Teachers exercising leadership”, (2011-2013), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia cujo objetivo consistiu em desenvolver o profissionalismo docente através do exercício da liderança, entendida no âmbito do ensino e a da aprendizagem na sala de aula, mas também no contexto da inovação curricular e da construção de conhecimento profissional dentro e para além da escola. O projeto teve como objectivo analisar o contexto político e cultural do desenvolvimento da liderança do professor e o modo como os fatores culturais influenciam as estratégias que o potenciam. Os dados relativos à fase III revelam, de um modo geral, percepções positivas por parte dos professores participantes nomeadamente pela oportunidade de co-construção conjunta de conhecimento, pela partilha de experiências, pela reflexão conjunta e pela oportunidade para aprofundar o tema da liderança através do desenvolvimento de projetos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/52392 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/52392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Parente, C.; Vieira, F.; Fernandes, E.; Pinheiro, C. & Flores, M. A. (2015) As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico, Revista Educação e Políticas em Debate, 4(1), 127-149, jan./jul. 2015 - ISSN 2238-8346 2238-8346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132183683661824 |