Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Gonçalo Miguel Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9281
Resumo: Os recentes desenvolvimentos na computação, e por consequência na Inteligência Artificial possibilitaram a criação de conteúdos gerados por máquinas, tais como imagens, som e texto. A existência de sistemas de Inteligência Artificial, semelhantes a grandes modelos de linguagem, trouxeram consigo uma vasta quantidade de objetos para a World Wide Web cuja forma de produção surgiu apenas em 2016. Os resultados da criação destas imagens levantaram consigo uma enorme onda de questões e fascínio por parte dos utilizadores e visualizadores desta nova ferramenta. Os principais e mais conhecidos, (escrito em 29/09/2023) sistemas de IA são o Dall.E 2, Midjourney e Stable Diffusion. Inicialmente estes apenas que uma amostra de pessoas testassem estas novas ferramentas, contudo, qualquer utilizador pode agora usufruir destes sistemas. Esta dissertação aspira focar-se nos sistemas de Inteligência Artificial text-to-image referidos acima, na especulação de como irá a máquina contribuir no processo criativo do Design Comunicação, e como consequência explorar e questionar como irá esta ferramenta interferir com a criatividade humana.
id RCAP_06eb1b81d43ca4bc4ef1fd81270b6251
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9281
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de ComunicaçãoDesign ComunicaçãoInteligência ArtificialProcesso CriativoPrompt DesignDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesOs recentes desenvolvimentos na computação, e por consequência na Inteligência Artificial possibilitaram a criação de conteúdos gerados por máquinas, tais como imagens, som e texto. A existência de sistemas de Inteligência Artificial, semelhantes a grandes modelos de linguagem, trouxeram consigo uma vasta quantidade de objetos para a World Wide Web cuja forma de produção surgiu apenas em 2016. Os resultados da criação destas imagens levantaram consigo uma enorme onda de questões e fascínio por parte dos utilizadores e visualizadores desta nova ferramenta. Os principais e mais conhecidos, (escrito em 29/09/2023) sistemas de IA são o Dall.E 2, Midjourney e Stable Diffusion. Inicialmente estes apenas que uma amostra de pessoas testassem estas novas ferramentas, contudo, qualquer utilizador pode agora usufruir destes sistemas. Esta dissertação aspira focar-se nos sistemas de Inteligência Artificial text-to-image referidos acima, na especulação de como irá a máquina contribuir no processo criativo do Design Comunicação, e como consequência explorar e questionar como irá esta ferramenta interferir com a criatividade humana.Pernencar, Cláudia Alexandra da CunhaIC-OnlineBarros, Gonçalo Miguel Sousa2024-01-16T11:51:04Z2023-11-242023-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9281TID:203466969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:59:17Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:51.089627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação
title Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação
spellingShingle Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação
Barros, Gonçalo Miguel Sousa
Design Comunicação
Inteligência Artificial
Processo Criativo
Prompt Design
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação
title_full Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação
title_fullStr Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação
title_full_unstemmed Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação
title_sort Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação
author Barros, Gonçalo Miguel Sousa
author_facet Barros, Gonçalo Miguel Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pernencar, Cláudia Alexandra da Cunha
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Gonçalo Miguel Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Design Comunicação
Inteligência Artificial
Processo Criativo
Prompt Design
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Design Comunicação
Inteligência Artificial
Processo Criativo
Prompt Design
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Os recentes desenvolvimentos na computação, e por consequência na Inteligência Artificial possibilitaram a criação de conteúdos gerados por máquinas, tais como imagens, som e texto. A existência de sistemas de Inteligência Artificial, semelhantes a grandes modelos de linguagem, trouxeram consigo uma vasta quantidade de objetos para a World Wide Web cuja forma de produção surgiu apenas em 2016. Os resultados da criação destas imagens levantaram consigo uma enorme onda de questões e fascínio por parte dos utilizadores e visualizadores desta nova ferramenta. Os principais e mais conhecidos, (escrito em 29/09/2023) sistemas de IA são o Dall.E 2, Midjourney e Stable Diffusion. Inicialmente estes apenas que uma amostra de pessoas testassem estas novas ferramentas, contudo, qualquer utilizador pode agora usufruir destes sistemas. Esta dissertação aspira focar-se nos sistemas de Inteligência Artificial text-to-image referidos acima, na especulação de como irá a máquina contribuir no processo criativo do Design Comunicação, e como consequência explorar e questionar como irá esta ferramenta interferir com a criatividade humana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24
2023-11-24T00:00:00Z
2024-01-16T11:51:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9281
TID:203466969
url http://hdl.handle.net/10400.8/9281
identifier_str_mv TID:203466969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137009406574592