Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9281 |
Resumo: | Os recentes desenvolvimentos na computação, e por consequência na Inteligência Artificial possibilitaram a criação de conteúdos gerados por máquinas, tais como imagens, som e texto. A existência de sistemas de Inteligência Artificial, semelhantes a grandes modelos de linguagem, trouxeram consigo uma vasta quantidade de objetos para a World Wide Web cuja forma de produção surgiu apenas em 2016. Os resultados da criação destas imagens levantaram consigo uma enorme onda de questões e fascínio por parte dos utilizadores e visualizadores desta nova ferramenta. Os principais e mais conhecidos, (escrito em 29/09/2023) sistemas de IA são o Dall.E 2, Midjourney e Stable Diffusion. Inicialmente estes apenas que uma amostra de pessoas testassem estas novas ferramentas, contudo, qualquer utilizador pode agora usufruir destes sistemas. Esta dissertação aspira focar-se nos sistemas de Inteligência Artificial text-to-image referidos acima, na especulação de como irá a máquina contribuir no processo criativo do Design Comunicação, e como consequência explorar e questionar como irá esta ferramenta interferir com a criatividade humana. |
id |
RCAP_06eb1b81d43ca4bc4ef1fd81270b6251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9281 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de ComunicaçãoDesign ComunicaçãoInteligência ArtificialProcesso CriativoPrompt DesignDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesOs recentes desenvolvimentos na computação, e por consequência na Inteligência Artificial possibilitaram a criação de conteúdos gerados por máquinas, tais como imagens, som e texto. A existência de sistemas de Inteligência Artificial, semelhantes a grandes modelos de linguagem, trouxeram consigo uma vasta quantidade de objetos para a World Wide Web cuja forma de produção surgiu apenas em 2016. Os resultados da criação destas imagens levantaram consigo uma enorme onda de questões e fascínio por parte dos utilizadores e visualizadores desta nova ferramenta. Os principais e mais conhecidos, (escrito em 29/09/2023) sistemas de IA são o Dall.E 2, Midjourney e Stable Diffusion. Inicialmente estes apenas que uma amostra de pessoas testassem estas novas ferramentas, contudo, qualquer utilizador pode agora usufruir destes sistemas. Esta dissertação aspira focar-se nos sistemas de Inteligência Artificial text-to-image referidos acima, na especulação de como irá a máquina contribuir no processo criativo do Design Comunicação, e como consequência explorar e questionar como irá esta ferramenta interferir com a criatividade humana.Pernencar, Cláudia Alexandra da CunhaIC-OnlineBarros, Gonçalo Miguel Sousa2024-01-16T11:51:04Z2023-11-242023-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9281TID:203466969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:59:17Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:51.089627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação |
title |
Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação |
spellingShingle |
Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação Barros, Gonçalo Miguel Sousa Design Comunicação Inteligência Artificial Processo Criativo Prompt Design Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação |
title_full |
Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação |
title_fullStr |
Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação |
title_full_unstemmed |
Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação |
title_sort |
Prompting Criatividade : A influência de sistemas de Inteligência Artificial no Processo Criativo do Design de Comunicação |
author |
Barros, Gonçalo Miguel Sousa |
author_facet |
Barros, Gonçalo Miguel Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pernencar, Cláudia Alexandra da Cunha IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Gonçalo Miguel Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Comunicação Inteligência Artificial Processo Criativo Prompt Design Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Design Comunicação Inteligência Artificial Processo Criativo Prompt Design Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Os recentes desenvolvimentos na computação, e por consequência na Inteligência Artificial possibilitaram a criação de conteúdos gerados por máquinas, tais como imagens, som e texto. A existência de sistemas de Inteligência Artificial, semelhantes a grandes modelos de linguagem, trouxeram consigo uma vasta quantidade de objetos para a World Wide Web cuja forma de produção surgiu apenas em 2016. Os resultados da criação destas imagens levantaram consigo uma enorme onda de questões e fascínio por parte dos utilizadores e visualizadores desta nova ferramenta. Os principais e mais conhecidos, (escrito em 29/09/2023) sistemas de IA são o Dall.E 2, Midjourney e Stable Diffusion. Inicialmente estes apenas que uma amostra de pessoas testassem estas novas ferramentas, contudo, qualquer utilizador pode agora usufruir destes sistemas. Esta dissertação aspira focar-se nos sistemas de Inteligência Artificial text-to-image referidos acima, na especulação de como irá a máquina contribuir no processo criativo do Design Comunicação, e como consequência explorar e questionar como irá esta ferramenta interferir com a criatividade humana. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24 2023-11-24T00:00:00Z 2024-01-16T11:51:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/9281 TID:203466969 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/9281 |
identifier_str_mv |
TID:203466969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137009406574592 |