DESIGN INCLUSIVO E A MULTIDEFICIÊNCIA: PLATAFORMA DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO À APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daniela Filipa Gonçalves Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2131
Resumo: A Transformação Digital na Saúde (TDS) tem vindo a revolucionar o sector e o modo de traba-lhar dos profissionais de saúde, bem como a comunicação entre estes e os utentes. Os meios tec-nológicos, quando bem implementados, traduzem-se no sucesso de um projeto de transformação benéfico para todos. No entanto, a área da Saúde em Portugal, especialmente o Serviço Nacional de Saúde (SNS), luta perante a escassez de recursos, o que atrasa a implementação da TDS. O presente projeto e investigação pretende demonstrar a importância que os meios digitais têm no apoio à aprendizagem e na otimização dos procedimentos inerentes às terapias sensoriais e cognitivas, demonstrando o contributo que estes podem oferecer para uma relação e acompanha-mento mais próximo e informado entre utentes, tutores e profissionais de saúde. Este trabalho consistiu na criação de uma plataforma digital de material didático de apoio à aprendizagem através da integração sensorial, pretendendo reforçar a relação entre paciente e pro-fissional de saúde, através de ambientes virtuais que promovam essa comunicação e acompanha-mento. Nesta investigação, começa-se por dissecar e contextualizar a problemática; desenvolver uma revisão de literatura nas áreas do User Experience Design (UX), User Interface Design (UI), Design Centrado no utilizador, o Design inclusivo, os ambientes virtuais e didáticos, e sobre as Tecnologias na Saúde para o utilizador com deficiência; descreve-se as diferentes fases do desen-volvimento da plataforma e a respetiva validação do protótipo nos testes de usabilidade. Através do presente estudo e do protótipo desenhado pretendeu-se conceber uma interface de fácil interação, de forma a se obter uma eficaz utilização remota da plataforma, por parte dos pres-tadores de cuidados e respetivos utentes, nomeadamente na atividade de treino cognitivo e senso-rial.
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Martins, Daniela Filipa Gonçalves Pereira
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