DESIGN INCLUSIVO E A MULTIDEFICIÊNCIA: PLATAFORMA DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO À APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2131 |
Resumo: | A Transformação Digital na Saúde (TDS) tem vindo a revolucionar o sector e o modo de traba-lhar dos profissionais de saúde, bem como a comunicação entre estes e os utentes. Os meios tec-nológicos, quando bem implementados, traduzem-se no sucesso de um projeto de transformação benéfico para todos. No entanto, a área da Saúde em Portugal, especialmente o Serviço Nacional de Saúde (SNS), luta perante a escassez de recursos, o que atrasa a implementação da TDS. O presente projeto e investigação pretende demonstrar a importância que os meios digitais têm no apoio à aprendizagem e na otimização dos procedimentos inerentes às terapias sensoriais e cognitivas, demonstrando o contributo que estes podem oferecer para uma relação e acompanha-mento mais próximo e informado entre utentes, tutores e profissionais de saúde. Este trabalho consistiu na criação de uma plataforma digital de material didático de apoio à aprendizagem através da integração sensorial, pretendendo reforçar a relação entre paciente e pro-fissional de saúde, através de ambientes virtuais que promovam essa comunicação e acompanha-mento. Nesta investigação, começa-se por dissecar e contextualizar a problemática; desenvolver uma revisão de literatura nas áreas do User Experience Design (UX), User Interface Design (UI), Design Centrado no utilizador, o Design inclusivo, os ambientes virtuais e didáticos, e sobre as Tecnologias na Saúde para o utilizador com deficiência; descreve-se as diferentes fases do desen-volvimento da plataforma e a respetiva validação do protótipo nos testes de usabilidade. Através do presente estudo e do protótipo desenhado pretendeu-se conceber uma interface de fácil interação, de forma a se obter uma eficaz utilização remota da plataforma, por parte dos pres-tadores de cuidados e respetivos utentes, nomeadamente na atividade de treino cognitivo e senso-rial. |
id |
RCAP_06ed9f517fdf7078ae6e8cf8eba70531 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2131 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DESIGN INCLUSIVO E A MULTIDEFICIÊNCIA: PLATAFORMA DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO À APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO SENSORIALUI e UX DesignApoio à AprendizagemMultideficiênciaInclusãoDesign Centrado no UtilizadorA Transformação Digital na Saúde (TDS) tem vindo a revolucionar o sector e o modo de traba-lhar dos profissionais de saúde, bem como a comunicação entre estes e os utentes. Os meios tec-nológicos, quando bem implementados, traduzem-se no sucesso de um projeto de transformação benéfico para todos. No entanto, a área da Saúde em Portugal, especialmente o Serviço Nacional de Saúde (SNS), luta perante a escassez de recursos, o que atrasa a implementação da TDS. O presente projeto e investigação pretende demonstrar a importância que os meios digitais têm no apoio à aprendizagem e na otimização dos procedimentos inerentes às terapias sensoriais e cognitivas, demonstrando o contributo que estes podem oferecer para uma relação e acompanha-mento mais próximo e informado entre utentes, tutores e profissionais de saúde. Este trabalho consistiu na criação de uma plataforma digital de material didático de apoio à aprendizagem através da integração sensorial, pretendendo reforçar a relação entre paciente e pro-fissional de saúde, através de ambientes virtuais que promovam essa comunicação e acompanha-mento. Nesta investigação, começa-se por dissecar e contextualizar a problemática; desenvolver uma revisão de literatura nas áreas do User Experience Design (UX), User Interface Design (UI), Design Centrado no utilizador, o Design inclusivo, os ambientes virtuais e didáticos, e sobre as Tecnologias na Saúde para o utilizador com deficiência; descreve-se as diferentes fases do desen-volvimento da plataforma e a respetiva validação do protótipo nos testes de usabilidade. Através do presente estudo e do protótipo desenhado pretendeu-se conceber uma interface de fácil interação, de forma a se obter uma eficaz utilização remota da plataforma, por parte dos pres-tadores de cuidados e respetivos utentes, nomeadamente na atividade de treino cognitivo e senso-rial.2021-04-16T14:54:32Z2021-04-16T14:54:32Z2021-04-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2131oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2131porhttp://hdl.handle.net/11110/2131202697479Martins, Daniela Filipa Gonçalves Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:25Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:23.620784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESIGN INCLUSIVO E A MULTIDEFICIÊNCIA: PLATAFORMA DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO À APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL |
title |
DESIGN INCLUSIVO E A MULTIDEFICIÊNCIA: PLATAFORMA DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO À APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL |
spellingShingle |
DESIGN INCLUSIVO E A MULTIDEFICIÊNCIA: PLATAFORMA DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO À APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL Martins, Daniela Filipa Gonçalves Pereira UI e UX Design Apoio à Aprendizagem Multideficiência Inclusão Design Centrado no Utilizador |
title_short |
DESIGN INCLUSIVO E A MULTIDEFICIÊNCIA: PLATAFORMA DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO À APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL |
title_full |
DESIGN INCLUSIVO E A MULTIDEFICIÊNCIA: PLATAFORMA DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO À APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL |
title_fullStr |
DESIGN INCLUSIVO E A MULTIDEFICIÊNCIA: PLATAFORMA DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO À APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL |
title_full_unstemmed |
DESIGN INCLUSIVO E A MULTIDEFICIÊNCIA: PLATAFORMA DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO À APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL |
title_sort |
DESIGN INCLUSIVO E A MULTIDEFICIÊNCIA: PLATAFORMA DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO À APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL |
author |
Martins, Daniela Filipa Gonçalves Pereira |
author_facet |
Martins, Daniela Filipa Gonçalves Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Daniela Filipa Gonçalves Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
UI e UX Design Apoio à Aprendizagem Multideficiência Inclusão Design Centrado no Utilizador |
topic |
UI e UX Design Apoio à Aprendizagem Multideficiência Inclusão Design Centrado no Utilizador |
description |
A Transformação Digital na Saúde (TDS) tem vindo a revolucionar o sector e o modo de traba-lhar dos profissionais de saúde, bem como a comunicação entre estes e os utentes. Os meios tec-nológicos, quando bem implementados, traduzem-se no sucesso de um projeto de transformação benéfico para todos. No entanto, a área da Saúde em Portugal, especialmente o Serviço Nacional de Saúde (SNS), luta perante a escassez de recursos, o que atrasa a implementação da TDS. O presente projeto e investigação pretende demonstrar a importância que os meios digitais têm no apoio à aprendizagem e na otimização dos procedimentos inerentes às terapias sensoriais e cognitivas, demonstrando o contributo que estes podem oferecer para uma relação e acompanha-mento mais próximo e informado entre utentes, tutores e profissionais de saúde. Este trabalho consistiu na criação de uma plataforma digital de material didático de apoio à aprendizagem através da integração sensorial, pretendendo reforçar a relação entre paciente e pro-fissional de saúde, através de ambientes virtuais que promovam essa comunicação e acompanha-mento. Nesta investigação, começa-se por dissecar e contextualizar a problemática; desenvolver uma revisão de literatura nas áreas do User Experience Design (UX), User Interface Design (UI), Design Centrado no utilizador, o Design inclusivo, os ambientes virtuais e didáticos, e sobre as Tecnologias na Saúde para o utilizador com deficiência; descreve-se as diferentes fases do desen-volvimento da plataforma e a respetiva validação do protótipo nos testes de usabilidade. Através do presente estudo e do protótipo desenhado pretendeu-se conceber uma interface de fácil interação, de forma a se obter uma eficaz utilização remota da plataforma, por parte dos pres-tadores de cuidados e respetivos utentes, nomeadamente na atividade de treino cognitivo e senso-rial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-16T14:54:32Z 2021-04-16T14:54:32Z 2021-04-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2131 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2131 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2131 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2131 202697479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129894173540352 |