Contextos inclusivos na escola para alunos com multideficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2839 |
Resumo: | Nos últimos anos temos vindo a verificar que o tema da inclusão é referenciado em vários domínios, académicos, sociais, profissionais e culturais. Na escola tornou-se um dos objetivos primordiais e uma das mais recentes medidas adotadas é a aglutinação das Unidades de Apoio Especializado para a educação de Alunos com Multideficiência pelos Centros de Apoio à Aprendizagem (CAA). Pretende-se com esta mudança a reformulação para uma escola mais inclusiva, onde todas as crianças possam aprender juntas, e onde se valorize a diversidade. Neste trabalho pretendemos analisar os contextos inclusivos nas escolas e compreender, se possível algumas das barreiras que impedem a inclusão dos alunos com Multideficiência. Utilizaremos a metodologia quantitativa, a partir de amostras obtidas por inquérito aplicados aos professores de Educação Especial (EE), e aos professores da turma do ensino regular onde estas crianças estão inseridas. Foram inquiridos 30 professores de escolas diversas no Porto, e perante os dados que recolhemos na parte empírica deste trabalho, podemos inferir que a inclusão nas escolas vai-se processando de forma lenta, seja porque existe legislação recente, seja porque nem sempre existem os meios suficientes e adequados para poder fazer face à diversidade existente nas escolas, seja ainda porque as atitudes de alguns professores oferecem ainda alguma resistência à mudança de paradigma para uma escola mais inclusiva e democratizada, por estarem muito habituados à escola homogeneizada onde se ensina a todos como se fossem um só. |
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