Cyberbullying: Um desafio à investigação e à formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amado, João
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Matos, Armanda, Pessoa, Teresa, Jäger, Thomas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.409
Resumo: Neste artigo começamos por referir a actualidade do tema do cyberbullying e a  natureza do fenómeno. Na sequência, damos conta da sua investigação e das acções para o prevenir e combater, no contexto nacional, e das principais conclusões que a pesquisa internacional, ainda que incipiente, permite desde já registar. Seguidamente faremos uma breve explicitação de alguns resultados obtidos nas primeiras fases do projecto CyberTraining: A Research-based Training Manual On Cyberbullying. Trata‑se de dar a conhecer os resultados da consulta por questionário on-line a formadores e a investigadores, no sentido de captar a sua opinião acerca das diferentes facetas e natureza do cyberbullying, dos seus próprios limites e necessidades de formação para lidar com o problema frente a vários públicos, e de quais os principais elementos que, do seu ponto de vista, devem constar num manual que possa servir, de forma cabal, aos interesses da formação nesta área e a públicos diversos.
id RCAP_06f7a9d7a687a641e49cc35376ebd9dd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cyberbullying: Um desafio à investigação e à formaçãoNúmero 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.Neste artigo começamos por referir a actualidade do tema do cyberbullying e a  natureza do fenómeno. Na sequência, damos conta da sua investigação e das acções para o prevenir e combater, no contexto nacional, e das principais conclusões que a pesquisa internacional, ainda que incipiente, permite desde já registar. Seguidamente faremos uma breve explicitação de alguns resultados obtidos nas primeiras fases do projecto CyberTraining: A Research-based Training Manual On Cyberbullying. Trata‑se de dar a conhecer os resultados da consulta por questionário on-line a formadores e a investigadores, no sentido de captar a sua opinião acerca das diferentes facetas e natureza do cyberbullying, dos seus próprios limites e necessidades de formação para lidar com o problema frente a vários públicos, e de quais os principais elementos que, do seu ponto de vista, devem constar num manual que possa servir, de forma cabal, aos interesses da formação nesta área e a públicos diversos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2009-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.409por1646-2335Amado, JoãoMatos, ArmandaPessoa, TeresaJäger, Thomasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:37.588941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cyberbullying: Um desafio à investigação e à formação
title Cyberbullying: Um desafio à investigação e à formação
spellingShingle Cyberbullying: Um desafio à investigação e à formação
Amado, João
Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.
title_short Cyberbullying: Um desafio à investigação e à formação
title_full Cyberbullying: Um desafio à investigação e à formação
title_fullStr Cyberbullying: Um desafio à investigação e à formação
title_full_unstemmed Cyberbullying: Um desafio à investigação e à formação
title_sort Cyberbullying: Um desafio à investigação e à formação
author Amado, João
author_facet Amado, João
Matos, Armanda
Pessoa, Teresa
Jäger, Thomas
author_role author
author2 Matos, Armanda
Pessoa, Teresa
Jäger, Thomas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amado, João
Matos, Armanda
Pessoa, Teresa
Jäger, Thomas
dc.subject.por.fl_str_mv Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.
topic Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.
description Neste artigo começamos por referir a actualidade do tema do cyberbullying e a  natureza do fenómeno. Na sequência, damos conta da sua investigação e das acções para o prevenir e combater, no contexto nacional, e das principais conclusões que a pesquisa internacional, ainda que incipiente, permite desde já registar. Seguidamente faremos uma breve explicitação de alguns resultados obtidos nas primeiras fases do projecto CyberTraining: A Research-based Training Manual On Cyberbullying. Trata‑se de dar a conhecer os resultados da consulta por questionário on-line a formadores e a investigadores, no sentido de captar a sua opinião acerca das diferentes facetas e natureza do cyberbullying, dos seus próprios limites e necessidades de formação para lidar com o problema frente a vários públicos, e de quais os principais elementos que, do seu ponto de vista, devem constar num manual que possa servir, de forma cabal, aos interesses da formação nesta área e a públicos diversos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.409
url https://doi.org/10.25755/int.409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130947381100544