Editorial - Diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Sónia Raquel
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.393
Resumo: O fenómeno bullying em contexto escolar tem sido alvo de crescente interesse e profícua investigação e análise por parte de algumas áreas de saber, no âmbito das Ciências Sociais e Humanas. Não se tratando de um fenómeno novo, é contudo uma problemática relativamente recente enquanto objecto de estudo científico, sendo actualmente uma área de produção científica privilegiada. Sendo o bullying um comportamento agressivo intencional que ocorre em contexto escolar, distingue-se no entanto de outros comportamentos igualmente agressivos pelos contornos que assume relativamente à sua repetição sistemática assim como à desigualdade de poder entre os alunos envolvidos (Fontaine & Réveillère, 2004; Olweus, 1993; Rodríguez, 2007). O presente número da revista Interacções, intitulado “Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares”, organiza-se em torno dos contributos de carácter teórico ou de carácter empírico, que diferentes áreas de saber (nomeadamente a linguística, a sociologia, a psicologia, as ciências da educação, a neurobiologia e a psicanálise) podem dar, no sentido de facilitar um melhor e mais aprofundado conhecimento da complexidade deste multifacetado fenómeno. Face a esta diversidade de saberes, cabe ao leitor estabelecer um diálogo interdisciplinar que possibilite a integração de diferentes olhares numa visão mais vasta e completa sobre o mesmo fenómeno.
id RCAP_46d6ad343c1cf314a1b42b6622044c31
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Editorial - Diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolarNúmero 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.O fenómeno bullying em contexto escolar tem sido alvo de crescente interesse e profícua investigação e análise por parte de algumas áreas de saber, no âmbito das Ciências Sociais e Humanas. Não se tratando de um fenómeno novo, é contudo uma problemática relativamente recente enquanto objecto de estudo científico, sendo actualmente uma área de produção científica privilegiada. Sendo o bullying um comportamento agressivo intencional que ocorre em contexto escolar, distingue-se no entanto de outros comportamentos igualmente agressivos pelos contornos que assume relativamente à sua repetição sistemática assim como à desigualdade de poder entre os alunos envolvidos (Fontaine & Réveillère, 2004; Olweus, 1993; Rodríguez, 2007). O presente número da revista Interacções, intitulado “Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares”, organiza-se em torno dos contributos de carácter teórico ou de carácter empírico, que diferentes áreas de saber (nomeadamente a linguística, a sociologia, a psicologia, as ciências da educação, a neurobiologia e a psicanálise) podem dar, no sentido de facilitar um melhor e mais aprofundado conhecimento da complexidade deste multifacetado fenómeno. Face a esta diversidade de saberes, cabe ao leitor estabelecer um diálogo interdisciplinar que possibilite a integração de diferentes olhares numa visão mais vasta e completa sobre o mesmo fenómeno.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2009-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.393por1646-2335Seixas, Sónia Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:36.926395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Editorial - Diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolar
title Editorial - Diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolar
spellingShingle Editorial - Diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolar
Seixas, Sónia Raquel
Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.
title_short Editorial - Diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolar
title_full Editorial - Diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolar
title_fullStr Editorial - Diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolar
title_full_unstemmed Editorial - Diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolar
title_sort Editorial - Diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolar
author Seixas, Sónia Raquel
author_facet Seixas, Sónia Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Sónia Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.
topic Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.
description O fenómeno bullying em contexto escolar tem sido alvo de crescente interesse e profícua investigação e análise por parte de algumas áreas de saber, no âmbito das Ciências Sociais e Humanas. Não se tratando de um fenómeno novo, é contudo uma problemática relativamente recente enquanto objecto de estudo científico, sendo actualmente uma área de produção científica privilegiada. Sendo o bullying um comportamento agressivo intencional que ocorre em contexto escolar, distingue-se no entanto de outros comportamentos igualmente agressivos pelos contornos que assume relativamente à sua repetição sistemática assim como à desigualdade de poder entre os alunos envolvidos (Fontaine & Réveillère, 2004; Olweus, 1993; Rodríguez, 2007). O presente número da revista Interacções, intitulado “Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares”, organiza-se em torno dos contributos de carácter teórico ou de carácter empírico, que diferentes áreas de saber (nomeadamente a linguística, a sociologia, a psicologia, as ciências da educação, a neurobiologia e a psicanálise) podem dar, no sentido de facilitar um melhor e mais aprofundado conhecimento da complexidade deste multifacetado fenómeno. Face a esta diversidade de saberes, cabe ao leitor estabelecer um diálogo interdisciplinar que possibilite a integração de diferentes olhares numa visão mais vasta e completa sobre o mesmo fenómeno.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.393
url https://doi.org/10.25755/int.393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130947315040256