Segurança e violência escolar: uma visão sistémica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Célia Maria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.395
Resumo: O papel da escola é educar pessoas. O sucesso da educação dependerá em larga medida da qualidade do serviço oferecido pela escola, desde que estejam garantidas condições como as necessidades básicas de alimentação e saúde das crianças, condições e regras familiares favoráveis, etc. Significa que a aprendizagem, a assiduidade, a disciplina e a integração na vida escolar encontram-se mediados por variáveis contextuais, que por si só, a escola não pode garantir. Por outras palavras, garantir a segurança e a qualidade da escola exige intervenções noutras esferas, como a família e ou a comunidade. No entanto, intervir directamente na família e na comunidade não é papel da escola. Ou será? Este artigo propõe uma abordagem sistémica dos problemas escolares, aprofunda a situação particular da escola em contexto de exclusão social, dando especial ênfase à necessidade de integração de serviços. Apresenta igualmente recomendações de ordem prática.
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