Quarenta anos na sombra da crise da escola : possibilidades e contrariedades no percurso da educação não-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10099 |
Resumo: | Em Outubro de 2007 cumpriram-se quarenta anos sobre o anúncio da "crise mundial da educação". O relatório apresentado na conferência de Williamsburg (Virgínia), e mais tarde dado à estampa pelo seu autor, Philip H. Coombs (1968), sob o título The World Educational Crisis, remetia o diagnóstico da crise essencialmente para o quadro dos sistemas formais de ensino, coincidindo com um período em que se atingiam números sem precedentes nas taxas de escolarização. Se é certo que as noções de educação formal, educação não-formal e educação informal vingaram no quadro da terminologia educativa, no entanto, e apesar de distintos olhares críticos que se desenvolveram sobre a instituição escolar, a forma da escola não deixou de exercer a sua hegemonia, tendo mesmo alargado a sua centralidade e a sua influência social na actualidade. Assim, nesta comunicação revisitam-se os argumentos de alguns autores que há cerca de quatro décadas participaram reflexivamente no desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre a instituição escolar e contribuíram, quer pela denúncia, quer pelo alcance das suas propostas, para que se vislumbrassem outras possibilidades educativas no quotidiano dos diversos actores sociais. |
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Quarenta anos na sombra da crise da escola : possibilidades e contrariedades no percurso da educação não-escolarEducação não-escolarEducação não-formalCrise da escolaEducação InformalEm Outubro de 2007 cumpriram-se quarenta anos sobre o anúncio da "crise mundial da educação". O relatório apresentado na conferência de Williamsburg (Virgínia), e mais tarde dado à estampa pelo seu autor, Philip H. Coombs (1968), sob o título The World Educational Crisis, remetia o diagnóstico da crise essencialmente para o quadro dos sistemas formais de ensino, coincidindo com um período em que se atingiam números sem precedentes nas taxas de escolarização. Se é certo que as noções de educação formal, educação não-formal e educação informal vingaram no quadro da terminologia educativa, no entanto, e apesar de distintos olhares críticos que se desenvolveram sobre a instituição escolar, a forma da escola não deixou de exercer a sua hegemonia, tendo mesmo alargado a sua centralidade e a sua influência social na actualidade. Assim, nesta comunicação revisitam-se os argumentos de alguns autores que há cerca de quatro décadas participaram reflexivamente no desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre a instituição escolar e contribuíram, quer pela denúncia, quer pelo alcance das suas propostas, para que se vislumbrassem outras possibilidades educativas no quotidiano dos diversos actores sociais.AFIRSE PortugalUniversidade do MinhoPalhares, José Augusto20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10099porFERREIRA, Júlia ; SIMÕES, Ana Raquel, org. – “Complexidade : um novo paradigma para investigar e intervir em educação? : actas do Colóquio da AFIRSE, 15, Lisboa, Portugal, 2007”. [Lisboa : AFIRSE, 2007]. ISBN 978-972-8036-96-6.978-972-8036-96-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:57.643797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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