Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luís Fernando Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93471
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_ad1eabf827e1fad987e177026aa29673
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93471
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019TEACHER TRAINING REPORT AT AVELAR BROTERO SECONDARY SCHOOL IN THE SCHOOL YEAR OF 2018/2019Estágio PedagógicoEducação FísicaIntervenção PedagógicaReflexãoPerceçãoTeacher TrainingPhysical EducationPedagogic InterventionReflexionPerceptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThis report shows all the process of the teacher training programme which consisted in the integration of the trainee teacher in the real context of professional practice that aimed through a supervised teaching practice, the transition from the theory acquired throughout our degree to practice, acquiring new abilities and skills required for the practice of the teaching profession in the field of Physical Education, thus representing the completion of the Master’s degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.The teaching training took place in the Escola Secundária de Avelar Brotero with the 12th year, 1D class of the humanistic-scientific course of sciences and technologies during the 2018/2019 school year. Therefore, this document aims at reflecting and presenting all the process and activities carried out in a systematic way throughout the teacher training programme focusing on a critical and reflective analysis, highlighting in a reasoned manner, all decision-making which aimed to provide meaningful learning for the students and for us teachers.Thus, the structure of this report is centered in three main chapters: the context of the undertaken practice, the reflexive analysis of the pedagogical practice and the presentation of the further development of the research study. The first chapter addresses the initial expectations and the context characterization. The second chapter is divided into the four major fields of intervention: the teaching-learning activities, the organization and school management activities, the educational projects and partnerships and lastly the professional ethics attitude. The third chapter concerns the research study on the perception of teachers of Physical Education and corresponding students regarding the pedagogical intervention of the former carried out throughout the school year.O presente Relatório de Estágio demonstra o percurso do Estágio Pedagógico que consistiu na integração do professor estagiário no contexto real de prática e que objetivou através de uma prática docente supervisionada a passagem da teoria adquirida ao longo da formação à prática, adquirindo novas capacidades e competências necessárias para o exercício da profissão docente na área da Educação Física, representando assim a conclusão do Mestrado em ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma 1D do 12º ano de escolaridade do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, no decorrer do ano letivo 2018/2019. Assim, este documento visa refletir e apresentar os processos e atividades realizados no Estágio Pedagógico de forma sistemática centrando-se numa análise crítica e reflexiva, realçando de forma fundamentada, as tomadas de decisão que visaram proporcionar aprendizagens significativas não só aos alunos como também a nós professores. Assim sendo, a estrutura deste documento centra-se em 3 capítulos fundamentais: a contextualização da prática desenvolvida, a análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a apresentação do aprofundamento do tema-problema. O primeiro aborda as expectativas iniciais e a caracterização do contexto. O segundo subdivide-se por quatro áreas de intervenção: as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e por último a atitude ético-profissional. O terceiro capítulo diz respeito ao estudo de investigação desenvolvido ao longo do ano letivo sobre a perceção de professores de EF e respetivos alunos em relação à intervenção pedagógica dos primeiros.2019-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93471http://hdl.handle.net/10316/93471TID:202673570porFerreira, Luís Fernando Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:49:14Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:23.952285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
TEACHER TRAINING REPORT AT AVELAR BROTERO SECONDARY SCHOOL IN THE SCHOOL YEAR OF 2018/2019
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
Ferreira, Luís Fernando Marques
Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Reflexão
Perceção
Teacher Training
Physical Education
Pedagogic Intervention
Reflexion
Perception
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
author Ferreira, Luís Fernando Marques
author_facet Ferreira, Luís Fernando Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luís Fernando Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Reflexão
Perceção
Teacher Training
Physical Education
Pedagogic Intervention
Reflexion
Perception
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Reflexão
Perceção
Teacher Training
Physical Education
Pedagogic Intervention
Reflexion
Perception
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93471
http://hdl.handle.net/10316/93471
TID:202673570
url http://hdl.handle.net/10316/93471
identifier_str_mv TID:202673570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019912204288