Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (EB2,3 Marquês de Marialva) . Cantanhede no Ano Letivo 2019/2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Catarina Ramos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96675
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_3e59f5a9260b3ddc5414682a86e91be7
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96675
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (EB2,3 Marquês de Marialva) . Cantanhede no Ano Letivo 2019/2020Pedagogical Internship Report Developed Marquês de Marialva School Group (EB2.3 Marquês de Marialva). Cantanhede in the Academic Year 2019/2020Educação FísicaEstágio PedagógicoIntervenção PedagógicaReflexãoPerceçãoPhysical EducationTeacher TrainingPedagogical InterventionReflectionPerceptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório representa todo o processo desenvolvido durante o Estágio Pedagógico, momento esse caraterizado pela aplicação de todos os conhecimentos adquiridos durante os anos de formação académica anteriores, realizando a transição da teoria à prática e da função de aluno para professor, estando aqui toda a aplicação inserida num contexto real de ensino. Representa a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que foi desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva, com a turma E do 8º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo de 2019/2020.Este relatório apresenta a componente prática realizada diariamente na escola. Apresenta e reflete sobre as decisões, sucessos e fracassos sentidos durante o Estágio Pedagógico. Descreve as fases do planeamento, realização e avaliação desenvolvidas com vista o sucesso e evolução dos alunos e da sua aprendizagem, bem como a nossa participação no meio escolar.Neste sentido, este documento apresenta três capítulos associados a contextos diferentes. O primeiro capítulo consiste na caraterização do contexto da prática pedagógica. O segundo capítulo é organizado por quatro áreas de atuação – atividade de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas, e atitude ético-profissional. O terceiro capítulo é referente a um estudo de investigação, que foi desenvolvido ao longo do ano letivo, sobre a perceção de professores e respetivos alunos em relação à prática pedagógica dos professores.This report represents the entire process developed during the Teacher Training, a moment characterized by the application of all the knowledge acquired during the years of previous academic training, making a transition from theory to practice and the functions of the student to teacher, here all. Application inserted in a real teaching context. Represent a conclusion of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, which was developed at the Basic School Marquês de Marialva, with a class E of the 8th year of schooling, no during the academic year 2019/2020.This report presents the practical component carried out daily at school. It presents and reflects on the decisions, successes and failures felt during the Pedagogical Internship. It describes the stages of planning, implementation and evaluation developed with a view to the success and evolution of students and their learning, as well as our participation in the school environment.In this sense, this document presents three chapters associated with different contexts. The first chapter consists of characterizing the context of the pedagogical practice. The second chapter is organized by four areas of activity - teaching-learning activity, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and ethical-professional attitude. The third chapter refers to a research study, which was developed throughout the school year, on the perception of teachers and their students in relation to the pedagogical practice of teachers.2020-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96675http://hdl.handle.net/10316/96675TID:202808394porFigueiredo, Catarina Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:52:13Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:52.955025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (EB2,3 Marquês de Marialva) . Cantanhede no Ano Letivo 2019/2020
Pedagogical Internship Report Developed Marquês de Marialva School Group (EB2.3 Marquês de Marialva). Cantanhede in the Academic Year 2019/2020
title Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (EB2,3 Marquês de Marialva) . Cantanhede no Ano Letivo 2019/2020
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (EB2,3 Marquês de Marialva) . Cantanhede no Ano Letivo 2019/2020
Figueiredo, Catarina Ramos
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Reflexão
Perceção
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Reflection
Perception
title_short Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (EB2,3 Marquês de Marialva) . Cantanhede no Ano Letivo 2019/2020
title_full Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (EB2,3 Marquês de Marialva) . Cantanhede no Ano Letivo 2019/2020
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (EB2,3 Marquês de Marialva) . Cantanhede no Ano Letivo 2019/2020
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (EB2,3 Marquês de Marialva) . Cantanhede no Ano Letivo 2019/2020
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (EB2,3 Marquês de Marialva) . Cantanhede no Ano Letivo 2019/2020
author Figueiredo, Catarina Ramos
author_facet Figueiredo, Catarina Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Catarina Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Reflexão
Perceção
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Reflection
Perception
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Reflexão
Perceção
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Reflection
Perception
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96675
http://hdl.handle.net/10316/96675
TID:202808394
url http://hdl.handle.net/10316/96675
identifier_str_mv TID:202808394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134046606852096