O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jorge
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Petrica, João, Serrano, João, Mesquita, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/4229
Resumo: Investigações recentes relevam a importância da análise do acto de ensinar e principalmente do estudo do pensamento do aluno, e em particular dos fatores que prendem a sua atenção nas aulas. A atenção, considerada uma poderosa variável mediadora, porque e notória a sua influencia no processo de enino aprendizagem, bem como a influencia mutua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e os resultados das aprendizagens. Pretendemos conhecer os aspetos que prendem a atenção dos alunos nos distintos momentos da aula de educação física, na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas. Serão selecionados a totalidade dos alunos do 3o Ciclo do Ensino Básico, de uma escola, com idades compreendidas entre 12 e 16 anos, aos quais será aplicado o questionário (ATEST_EF), em distintas modalidades desportivas. Estudos anteriores indicam-nos que existem diferenças no perfil de atenção nos distintos momentos da aula de Educação Física e na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
id RCAP_070b5541a708fd160691a4040ad085ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4229
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadasEl perfil de atención de los alunos de educación física : diferencias entre los distintos momentos de la lección em modalidades deportivas diferentesThe profile attention of students in physical education classes : differences between the differente moments of the lesson in the teaching of differente sportsEducação físicaPensamento do alunoModalidades desportivas diferenciadasAtençãoPhysical educationStudent’s way of thinkingDifferent sports’ activitiesAttentionInvestigações recentes relevam a importância da análise do acto de ensinar e principalmente do estudo do pensamento do aluno, e em particular dos fatores que prendem a sua atenção nas aulas. A atenção, considerada uma poderosa variável mediadora, porque e notória a sua influencia no processo de enino aprendizagem, bem como a influencia mutua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e os resultados das aprendizagens. Pretendemos conhecer os aspetos que prendem a atenção dos alunos nos distintos momentos da aula de educação física, na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas. Serão selecionados a totalidade dos alunos do 3o Ciclo do Ensino Básico, de uma escola, com idades compreendidas entre 12 e 16 anos, aos quais será aplicado o questionário (ATEST_EF), em distintas modalidades desportivas. Estudos anteriores indicam-nos que existem diferenças no perfil de atenção nos distintos momentos da aula de Educação Física e na lecionação de modalidades desportivas diferenciadasRecent investigations state the importance of the analysis of the act of teaching act, and, mainly, of the study of the pupil’s way of thinking , taking into account the factors that can hold his/her attention in class. Attention is considered a powerful mediating variable because its influence in the teaching-learning process is evident, as well as the mutual influence between the teacher and the students’ behaviours and the results of the learning process. With this study, we intend to know the aspects that hold pupil’s attention throughout the different moments of the Physical Education classes when teaching different sports’ activities. Students aged between 12 to 16 years old from the 3rd Cycle of Portuguese Education system, attending the same school, will be asked to answer a questionnaire (ATEST_EF) on different sports’ activities. Previous studies show us that there are differences between the students’ attention level throughout the different moments of a Physical Education class and the teaching of different sports’ activities.Asociación Española de Deportes ColectivosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSantos, JorgePetrica, JoãoSerrano, JoãoMesquita, Helena2016-04-16T09:19:26Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/4229porSantos, J.M. [et al.] (2014) – O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na leccionação de modalidades desportivas diferenciadas. Revista Internacional de Deportes Colectivos, Nº 19, p. 105-118.1989-841Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:42:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:58.316555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
El perfil de atención de los alunos de educación física : diferencias entre los distintos momentos de la lección em modalidades deportivas diferentes
The profile attention of students in physical education classes : differences between the differente moments of the lesson in the teaching of differente sports
title O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
spellingShingle O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
Santos, Jorge
Educação física
Pensamento do aluno
Modalidades desportivas diferenciadas
Atenção
Physical education
Student’s way of thinking
Different sports’ activities
Attention
title_short O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
title_full O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
title_fullStr O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
title_full_unstemmed O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
title_sort O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
author Santos, Jorge
author_facet Santos, Jorge
Petrica, João
Serrano, João
Mesquita, Helena
author_role author
author2 Petrica, João
Serrano, João
Mesquita, Helena
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jorge
Petrica, João
Serrano, João
Mesquita, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Pensamento do aluno
Modalidades desportivas diferenciadas
Atenção
Physical education
Student’s way of thinking
Different sports’ activities
Attention
topic Educação física
Pensamento do aluno
Modalidades desportivas diferenciadas
Atenção
Physical education
Student’s way of thinking
Different sports’ activities
Attention
description Investigações recentes relevam a importância da análise do acto de ensinar e principalmente do estudo do pensamento do aluno, e em particular dos fatores que prendem a sua atenção nas aulas. A atenção, considerada uma poderosa variável mediadora, porque e notória a sua influencia no processo de enino aprendizagem, bem como a influencia mutua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e os resultados das aprendizagens. Pretendemos conhecer os aspetos que prendem a atenção dos alunos nos distintos momentos da aula de educação física, na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas. Serão selecionados a totalidade dos alunos do 3o Ciclo do Ensino Básico, de uma escola, com idades compreendidas entre 12 e 16 anos, aos quais será aplicado o questionário (ATEST_EF), em distintas modalidades desportivas. Estudos anteriores indicam-nos que existem diferenças no perfil de atenção nos distintos momentos da aula de Educação Física e na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-16T09:19:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/4229
url http://hdl.handle.net/10400.11/4229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, J.M. [et al.] (2014) – O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na leccionação de modalidades desportivas diferenciadas. Revista Internacional de Deportes Colectivos, Nº 19, p. 105-118.
1989-841X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Española de Deportes Colectivos
publisher.none.fl_str_mv Asociación Española de Deportes Colectivos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130811145912320