O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/4229 |
Resumo: | Investigações recentes relevam a importância da análise do acto de ensinar e principalmente do estudo do pensamento do aluno, e em particular dos fatores que prendem a sua atenção nas aulas. A atenção, considerada uma poderosa variável mediadora, porque e notória a sua influencia no processo de enino aprendizagem, bem como a influencia mutua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e os resultados das aprendizagens. Pretendemos conhecer os aspetos que prendem a atenção dos alunos nos distintos momentos da aula de educação física, na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas. Serão selecionados a totalidade dos alunos do 3o Ciclo do Ensino Básico, de uma escola, com idades compreendidas entre 12 e 16 anos, aos quais será aplicado o questionário (ATEST_EF), em distintas modalidades desportivas. Estudos anteriores indicam-nos que existem diferenças no perfil de atenção nos distintos momentos da aula de Educação Física e na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas |
id |
RCAP_070b5541a708fd160691a4040ad085ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4229 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadasEl perfil de atención de los alunos de educación física : diferencias entre los distintos momentos de la lección em modalidades deportivas diferentesThe profile attention of students in physical education classes : differences between the differente moments of the lesson in the teaching of differente sportsEducação físicaPensamento do alunoModalidades desportivas diferenciadasAtençãoPhysical educationStudent’s way of thinkingDifferent sports’ activitiesAttentionInvestigações recentes relevam a importância da análise do acto de ensinar e principalmente do estudo do pensamento do aluno, e em particular dos fatores que prendem a sua atenção nas aulas. A atenção, considerada uma poderosa variável mediadora, porque e notória a sua influencia no processo de enino aprendizagem, bem como a influencia mutua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e os resultados das aprendizagens. Pretendemos conhecer os aspetos que prendem a atenção dos alunos nos distintos momentos da aula de educação física, na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas. Serão selecionados a totalidade dos alunos do 3o Ciclo do Ensino Básico, de uma escola, com idades compreendidas entre 12 e 16 anos, aos quais será aplicado o questionário (ATEST_EF), em distintas modalidades desportivas. Estudos anteriores indicam-nos que existem diferenças no perfil de atenção nos distintos momentos da aula de Educação Física e na lecionação de modalidades desportivas diferenciadasRecent investigations state the importance of the analysis of the act of teaching act, and, mainly, of the study of the pupil’s way of thinking , taking into account the factors that can hold his/her attention in class. Attention is considered a powerful mediating variable because its influence in the teaching-learning process is evident, as well as the mutual influence between the teacher and the students’ behaviours and the results of the learning process. With this study, we intend to know the aspects that hold pupil’s attention throughout the different moments of the Physical Education classes when teaching different sports’ activities. Students aged between 12 to 16 years old from the 3rd Cycle of Portuguese Education system, attending the same school, will be asked to answer a questionnaire (ATEST_EF) on different sports’ activities. Previous studies show us that there are differences between the students’ attention level throughout the different moments of a Physical Education class and the teaching of different sports’ activities.Asociación Española de Deportes ColectivosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSantos, JorgePetrica, JoãoSerrano, JoãoMesquita, Helena2016-04-16T09:19:26Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/4229porSantos, J.M. [et al.] (2014) – O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na leccionação de modalidades desportivas diferenciadas. Revista Internacional de Deportes Colectivos, Nº 19, p. 105-118.1989-841Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:42:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:58.316555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas El perfil de atención de los alunos de educación física : diferencias entre los distintos momentos de la lección em modalidades deportivas diferentes The profile attention of students in physical education classes : differences between the differente moments of the lesson in the teaching of differente sports |
title |
O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas |
spellingShingle |
O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas Santos, Jorge Educação física Pensamento do aluno Modalidades desportivas diferenciadas Atenção Physical education Student’s way of thinking Different sports’ activities Attention |
title_short |
O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas |
title_full |
O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas |
title_fullStr |
O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas |
title_full_unstemmed |
O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas |
title_sort |
O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas |
author |
Santos, Jorge |
author_facet |
Santos, Jorge Petrica, João Serrano, João Mesquita, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Petrica, João Serrano, João Mesquita, Helena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jorge Petrica, João Serrano, João Mesquita, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Pensamento do aluno Modalidades desportivas diferenciadas Atenção Physical education Student’s way of thinking Different sports’ activities Attention |
topic |
Educação física Pensamento do aluno Modalidades desportivas diferenciadas Atenção Physical education Student’s way of thinking Different sports’ activities Attention |
description |
Investigações recentes relevam a importância da análise do acto de ensinar e principalmente do estudo do pensamento do aluno, e em particular dos fatores que prendem a sua atenção nas aulas. A atenção, considerada uma poderosa variável mediadora, porque e notória a sua influencia no processo de enino aprendizagem, bem como a influencia mutua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e os resultados das aprendizagens. Pretendemos conhecer os aspetos que prendem a atenção dos alunos nos distintos momentos da aula de educação física, na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas. Serão selecionados a totalidade dos alunos do 3o Ciclo do Ensino Básico, de uma escola, com idades compreendidas entre 12 e 16 anos, aos quais será aplicado o questionário (ATEST_EF), em distintas modalidades desportivas. Estudos anteriores indicam-nos que existem diferenças no perfil de atenção nos distintos momentos da aula de Educação Física e na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-04-16T09:19:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/4229 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/4229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, J.M. [et al.] (2014) – O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na leccionação de modalidades desportivas diferenciadas. Revista Internacional de Deportes Colectivos, Nº 19, p. 105-118. 1989-841X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Española de Deportes Colectivos |
publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Española de Deportes Colectivos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130811145912320 |