Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves,Ana Teresa Ferreira Das
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Boaventura,Diana, Galvão,Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300108
Resumo: Resumo A ciência cidadã é uma prática científica com enorme potencial em estudos de monitorização da biodiversidade num contexto de alterações climáticas e na contribuição para a educação em alterações climáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo desta investigação foi compreender as perceções dos professores sobre quais as potencialidades e constrangimentos na sua participação e da dos seus alunos em um projeto de ciência cidadã com uma abordagem investigativa sobre a monitorização das espécies da zona entremarés. Participaram neste estudo 7 professores de 10 turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com recurso a uma metodologia de métodos mistos, os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e entrevista semiestruturada aos professores e grelhas de observação preenchidas por estes. Os resultados revelaram que os professores no decorrer do projeto reconheceram as potencialidades da ciência cidadã para a sua própria prática pedagógica e no desenvolvimento de competências nos alunos. Esta investigação reforçou a importância da incorporação de projetos de ciência cidadã com uma abordagem investigativa em contexto escolar tanto no desenvolvimento de competências nos alunos como também dos professores.
id RCAP_071c5ada3445a5c65db75ec314e06913
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-84742023000300108
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticasciência cidadãeducação em ciênciaalterações climáticasensino básicoprofessoresResumo A ciência cidadã é uma prática científica com enorme potencial em estudos de monitorização da biodiversidade num contexto de alterações climáticas e na contribuição para a educação em alterações climáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo desta investigação foi compreender as perceções dos professores sobre quais as potencialidades e constrangimentos na sua participação e da dos seus alunos em um projeto de ciência cidadã com uma abordagem investigativa sobre a monitorização das espécies da zona entremarés. Participaram neste estudo 7 professores de 10 turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com recurso a uma metodologia de métodos mistos, os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e entrevista semiestruturada aos professores e grelhas de observação preenchidas por estes. Os resultados revelaram que os professores no decorrer do projeto reconheceram as potencialidades da ciência cidadã para a sua própria prática pedagógica e no desenvolvimento de competências nos alunos. Esta investigação reforçou a importância da incorporação de projetos de ciência cidadã com uma abordagem investigativa em contexto escolar tanto no desenvolvimento de competências nos alunos como também dos professores.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2023-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300108Sisyphus - Journal of Education v.11 n.2 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300108Neves,Ana Teresa Ferreira DasBoaventura,DianaGalvão,Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:25Zoai:scielo:S2182-84742023000300108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:22.495729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas
title Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas
spellingShingle Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas
Neves,Ana Teresa Ferreira Das
ciência cidadã
educação em ciência
alterações climáticas
ensino básico
professores
title_short Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas
title_full Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas
title_fullStr Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas
title_full_unstemmed Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas
title_sort Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas
author Neves,Ana Teresa Ferreira Das
author_facet Neves,Ana Teresa Ferreira Das
Boaventura,Diana
Galvão,Cecília
author_role author
author2 Boaventura,Diana
Galvão,Cecília
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves,Ana Teresa Ferreira Das
Boaventura,Diana
Galvão,Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv ciência cidadã
educação em ciência
alterações climáticas
ensino básico
professores
topic ciência cidadã
educação em ciência
alterações climáticas
ensino básico
professores
description Resumo A ciência cidadã é uma prática científica com enorme potencial em estudos de monitorização da biodiversidade num contexto de alterações climáticas e na contribuição para a educação em alterações climáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo desta investigação foi compreender as perceções dos professores sobre quais as potencialidades e constrangimentos na sua participação e da dos seus alunos em um projeto de ciência cidadã com uma abordagem investigativa sobre a monitorização das espécies da zona entremarés. Participaram neste estudo 7 professores de 10 turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com recurso a uma metodologia de métodos mistos, os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e entrevista semiestruturada aos professores e grelhas de observação preenchidas por estes. Os resultados revelaram que os professores no decorrer do projeto reconheceram as potencialidades da ciência cidadã para a sua própria prática pedagógica e no desenvolvimento de competências nos alunos. Esta investigação reforçou a importância da incorporação de projetos de ciência cidadã com uma abordagem investigativa em contexto escolar tanto no desenvolvimento de competências nos alunos como também dos professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300108
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Sisyphus - Journal of Education v.11 n.2 2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137392940023808