Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300108 |
Resumo: | Resumo A ciência cidadã é uma prática científica com enorme potencial em estudos de monitorização da biodiversidade num contexto de alterações climáticas e na contribuição para a educação em alterações climáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo desta investigação foi compreender as perceções dos professores sobre quais as potencialidades e constrangimentos na sua participação e da dos seus alunos em um projeto de ciência cidadã com uma abordagem investigativa sobre a monitorização das espécies da zona entremarés. Participaram neste estudo 7 professores de 10 turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com recurso a uma metodologia de métodos mistos, os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e entrevista semiestruturada aos professores e grelhas de observação preenchidas por estes. Os resultados revelaram que os professores no decorrer do projeto reconheceram as potencialidades da ciência cidadã para a sua própria prática pedagógica e no desenvolvimento de competências nos alunos. Esta investigação reforçou a importância da incorporação de projetos de ciência cidadã com uma abordagem investigativa em contexto escolar tanto no desenvolvimento de competências nos alunos como também dos professores. |
id |
RCAP_071c5ada3445a5c65db75ec314e06913 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84742023000300108 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticasciência cidadãeducação em ciênciaalterações climáticasensino básicoprofessoresResumo A ciência cidadã é uma prática científica com enorme potencial em estudos de monitorização da biodiversidade num contexto de alterações climáticas e na contribuição para a educação em alterações climáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo desta investigação foi compreender as perceções dos professores sobre quais as potencialidades e constrangimentos na sua participação e da dos seus alunos em um projeto de ciência cidadã com uma abordagem investigativa sobre a monitorização das espécies da zona entremarés. Participaram neste estudo 7 professores de 10 turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com recurso a uma metodologia de métodos mistos, os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e entrevista semiestruturada aos professores e grelhas de observação preenchidas por estes. Os resultados revelaram que os professores no decorrer do projeto reconheceram as potencialidades da ciência cidadã para a sua própria prática pedagógica e no desenvolvimento de competências nos alunos. Esta investigação reforçou a importância da incorporação de projetos de ciência cidadã com uma abordagem investigativa em contexto escolar tanto no desenvolvimento de competências nos alunos como também dos professores.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2023-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300108Sisyphus - Journal of Education v.11 n.2 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300108Neves,Ana Teresa Ferreira DasBoaventura,DianaGalvão,Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:25Zoai:scielo:S2182-84742023000300108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:22.495729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas |
title |
Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas |
spellingShingle |
Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas Neves,Ana Teresa Ferreira Das ciência cidadã educação em ciência alterações climáticas ensino básico professores |
title_short |
Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas |
title_full |
Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas |
title_fullStr |
Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas |
title_full_unstemmed |
Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas |
title_sort |
Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas |
author |
Neves,Ana Teresa Ferreira Das |
author_facet |
Neves,Ana Teresa Ferreira Das Boaventura,Diana Galvão,Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Boaventura,Diana Galvão,Cecília |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves,Ana Teresa Ferreira Das Boaventura,Diana Galvão,Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciência cidadã educação em ciência alterações climáticas ensino básico professores |
topic |
ciência cidadã educação em ciência alterações climáticas ensino básico professores |
description |
Resumo A ciência cidadã é uma prática científica com enorme potencial em estudos de monitorização da biodiversidade num contexto de alterações climáticas e na contribuição para a educação em alterações climáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo desta investigação foi compreender as perceções dos professores sobre quais as potencialidades e constrangimentos na sua participação e da dos seus alunos em um projeto de ciência cidadã com uma abordagem investigativa sobre a monitorização das espécies da zona entremarés. Participaram neste estudo 7 professores de 10 turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com recurso a uma metodologia de métodos mistos, os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e entrevista semiestruturada aos professores e grelhas de observação preenchidas por estes. Os resultados revelaram que os professores no decorrer do projeto reconheceram as potencialidades da ciência cidadã para a sua própria prática pedagógica e no desenvolvimento de competências nos alunos. Esta investigação reforçou a importância da incorporação de projetos de ciência cidadã com uma abordagem investigativa em contexto escolar tanto no desenvolvimento de competências nos alunos como também dos professores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300108 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sisyphus - Journal of Education v.11 n.2 2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137392940023808 |