O treino funcional: aplicabilidade no desporto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Pedro Miguel Salgado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7274
Resumo: A elaboração deste relatório de intervenção profissional, é o culminar de um percurso profissional já com alguns anos de experiência de trabalho com crianças, que continua inacabado, pois cada dia, mês ou ano, contribui para enriquecer ainda mais o processo de aprendizagem e crescimento profissional. Para que esse processo seja de sucesso e obtenha resultados visíveis nos objectivos que nos são impostos e propostos, tudo terá de estar assente numa planificação constante, rigorosa, ambiciosa e uma procura constante de novo conhecimento científico e pedagógico que nos permita fazer uma reflexão abrangente para poder crescer como profissionais, obtendo com isso resultados práticos muito mais eficazes, indo ao encontro das necessidades dos alunos e suas expectativas. Assim sendo, este relatório assenta numa descrição mais pormenorizada de uma intervenção prática, planeada e baseada em investigação e formação adquirida ao longo dos anos de trabalho na área da educação física e do desporto com crianças mas também com adultos. Licenciado em Professores do Ensino Básico na variante de educação física, o seu trabalho como profissional na área da actividade física centrou-se na polivalência, nos ginásios como monitor de musculação, personal trainer e instrutor de aulas de grupo, nas piscinas como monitor de natação e instrutor de hidroginástica e nas escolas onde ao longo de alguns anos lectivos desenvolveu o seu trabalho no Desporto Escolar especialmente na modalidade de atletismo. Este relatório é um culminar do conhecimento científico ao serviço da experiência prática e aborda esses anos lectivos em que desenvolveu e aplicou toda a sua experiência como profissional, em várias áreas da actividade física e especifica o trabalho realizado com um dos grupos equipa do Desporto Escolar na modalidade de atletismo. Este método de treino funcional visa desenvolver as capacidades físicas através do treino de movimentos das actividades quotidianas e das actividades reais do praticante de actividade física e desporto. Os exercícios escolhidos deverão ter as mesmas características de contracção, coordenação, velocidade, amplitude do movimento e posição corporal, D’elia, R. e D’elia, L. (2005) e Liebenson, C. (2006). Baseado nestes pressupostos, a intervenção prática foi orientada e organizada em função das especificidades das disciplinas abordadas na modalidade de atletismo e o relatório reflecte e reporta-se a todo o processo bem como ao planeamento anual, sendo que, constatamos no término da sua implementação que a aplicação de exercícios funcionais, permitiu desenvolver e melhorar as capacidades físicas dos alunos praticantes de atletismo do Desporto Escolar e melhorar a aprendizagem das habilidades motoras nas especialidades da modalidade em causa.
id RCAP_07201477da280ce28f720183aefbc375
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7274
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O treino funcional: aplicabilidade no desporto escolarAtividade físicaCapacidade físicaDesporto escolarA elaboração deste relatório de intervenção profissional, é o culminar de um percurso profissional já com alguns anos de experiência de trabalho com crianças, que continua inacabado, pois cada dia, mês ou ano, contribui para enriquecer ainda mais o processo de aprendizagem e crescimento profissional. Para que esse processo seja de sucesso e obtenha resultados visíveis nos objectivos que nos são impostos e propostos, tudo terá de estar assente numa planificação constante, rigorosa, ambiciosa e uma procura constante de novo conhecimento científico e pedagógico que nos permita fazer uma reflexão abrangente para poder crescer como profissionais, obtendo com isso resultados práticos muito mais eficazes, indo ao encontro das necessidades dos alunos e suas expectativas. Assim sendo, este relatório assenta numa descrição mais pormenorizada de uma intervenção prática, planeada e baseada em investigação e formação adquirida ao longo dos anos de trabalho na área da educação física e do desporto com crianças mas também com adultos. Licenciado em Professores do Ensino Básico na variante de educação física, o seu trabalho como profissional na área da actividade física centrou-se na polivalência, nos ginásios como monitor de musculação, personal trainer e instrutor de aulas de grupo, nas piscinas como monitor de natação e instrutor de hidroginástica e nas escolas onde ao longo de alguns anos lectivos desenvolveu o seu trabalho no Desporto Escolar especialmente na modalidade de atletismo. Este relatório é um culminar do conhecimento científico ao serviço da experiência prática e aborda esses anos lectivos em que desenvolveu e aplicou toda a sua experiência como profissional, em várias áreas da actividade física e especifica o trabalho realizado com um dos grupos equipa do Desporto Escolar na modalidade de atletismo. Este método de treino funcional visa desenvolver as capacidades físicas através do treino de movimentos das actividades quotidianas e das actividades reais do praticante de actividade física e desporto. Os exercícios escolhidos deverão ter as mesmas características de contracção, coordenação, velocidade, amplitude do movimento e posição corporal, D’elia, R. e D’elia, L. (2005) e Liebenson, C. (2006). Baseado nestes pressupostos, a intervenção prática foi orientada e organizada em função das especificidades das disciplinas abordadas na modalidade de atletismo e o relatório reflecte e reporta-se a todo o processo bem como ao planeamento anual, sendo que, constatamos no término da sua implementação que a aplicação de exercícios funcionais, permitiu desenvolver e melhorar as capacidades físicas dos alunos praticantes de atletismo do Desporto Escolar e melhorar a aprendizagem das habilidades motoras nas especialidades da modalidade em causa.The candidate has a University degree in Physical education, his work as a professional in the area of physical activity has demonstrated versatility, in gyms as a monitor of bodybuilding, personal trainer and instructor of group classes, in swimming pools as a monitor and water aerobics instructor and in schools where over the course of a few school years developed their work in “school sports” in most of them in athletic’s. This report is based in some of those school years where he developed and applied all of his experience as a polyvalent professional, in different areas of physical activity in a “school sports team groups” in athletics. To the school, and his practice with students of School Sport, he tooked a lot of knowledge and experience gained in training methods of physical abilities with functional exercises in the gyms. This method of functional training aims to develop the physical skills through practice of everyday activities and movements of the actual activities of the practitioner of physical activity and sport. The exercises chosen should have the same characteristics of contraction coordination, speed, range of motion and body position, D'elia, R. and D'elia, L. (2005) and Liebenson, C. (2006). Based on these assumptions, the lessons were planned for the year, three times per week and were complemented with competition: internal and external to the school. Given that, the methodology was used depending on the material and human conditions, having to be adapted to the age group concerned, and we can conclude that the results obtained using functional exercises allowed us to develop and improve the physical capabilities of athletics students of School Sports and improve the learning of motor skills in specialties of the sport.2017-02-07T12:10:31Z2017-02-07T00:00:00Z2017-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7274porFaria, Pedro Miguel Salgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:46Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:09.189762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O treino funcional: aplicabilidade no desporto escolar
title O treino funcional: aplicabilidade no desporto escolar
spellingShingle O treino funcional: aplicabilidade no desporto escolar
Faria, Pedro Miguel Salgado
Atividade física
Capacidade física
Desporto escolar
title_short O treino funcional: aplicabilidade no desporto escolar
title_full O treino funcional: aplicabilidade no desporto escolar
title_fullStr O treino funcional: aplicabilidade no desporto escolar
title_full_unstemmed O treino funcional: aplicabilidade no desporto escolar
title_sort O treino funcional: aplicabilidade no desporto escolar
author Faria, Pedro Miguel Salgado
author_facet Faria, Pedro Miguel Salgado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Pedro Miguel Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade física
Capacidade física
Desporto escolar
topic Atividade física
Capacidade física
Desporto escolar
description A elaboração deste relatório de intervenção profissional, é o culminar de um percurso profissional já com alguns anos de experiência de trabalho com crianças, que continua inacabado, pois cada dia, mês ou ano, contribui para enriquecer ainda mais o processo de aprendizagem e crescimento profissional. Para que esse processo seja de sucesso e obtenha resultados visíveis nos objectivos que nos são impostos e propostos, tudo terá de estar assente numa planificação constante, rigorosa, ambiciosa e uma procura constante de novo conhecimento científico e pedagógico que nos permita fazer uma reflexão abrangente para poder crescer como profissionais, obtendo com isso resultados práticos muito mais eficazes, indo ao encontro das necessidades dos alunos e suas expectativas. Assim sendo, este relatório assenta numa descrição mais pormenorizada de uma intervenção prática, planeada e baseada em investigação e formação adquirida ao longo dos anos de trabalho na área da educação física e do desporto com crianças mas também com adultos. Licenciado em Professores do Ensino Básico na variante de educação física, o seu trabalho como profissional na área da actividade física centrou-se na polivalência, nos ginásios como monitor de musculação, personal trainer e instrutor de aulas de grupo, nas piscinas como monitor de natação e instrutor de hidroginástica e nas escolas onde ao longo de alguns anos lectivos desenvolveu o seu trabalho no Desporto Escolar especialmente na modalidade de atletismo. Este relatório é um culminar do conhecimento científico ao serviço da experiência prática e aborda esses anos lectivos em que desenvolveu e aplicou toda a sua experiência como profissional, em várias áreas da actividade física e especifica o trabalho realizado com um dos grupos equipa do Desporto Escolar na modalidade de atletismo. Este método de treino funcional visa desenvolver as capacidades físicas através do treino de movimentos das actividades quotidianas e das actividades reais do praticante de actividade física e desporto. Os exercícios escolhidos deverão ter as mesmas características de contracção, coordenação, velocidade, amplitude do movimento e posição corporal, D’elia, R. e D’elia, L. (2005) e Liebenson, C. (2006). Baseado nestes pressupostos, a intervenção prática foi orientada e organizada em função das especificidades das disciplinas abordadas na modalidade de atletismo e o relatório reflecte e reporta-se a todo o processo bem como ao planeamento anual, sendo que, constatamos no término da sua implementação que a aplicação de exercícios funcionais, permitiu desenvolver e melhorar as capacidades físicas dos alunos praticantes de atletismo do Desporto Escolar e melhorar a aprendizagem das habilidades motoras nas especialidades da modalidade em causa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-07T12:10:31Z
2017-02-07T00:00:00Z
2017-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7274
url http://hdl.handle.net/10348/7274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137085273145344