Desporto escolar: estudo dos fatores que levam os alunos à não prática no desporto escolar, na Escola Secundária da Sé na cidade da Guarda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, João Miguel Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3182
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar quais as razões pelas quais os alunos se inscrevem cada vez em menor número no desporto escolar (DE). Considerámos como objetivo secundário verificar a percentagem de alunos que já estiveram inscritos ou participaram no DE em anos letivos anteriores. Na escola onde realizámos o nosso estudo, com base nos alunos que participaram, verificámos que apenas 19,1 % dos alunos estão inscritos no DE (de 597 estão inscritos 114 alunos), nas 6 modalidades que a escola oferece, Andebol; Badmington; Basquetebol; Futsal; Natação e Desportos Gímnicos, este último que se divide em Ginástica Acrobática, Artística, de Grupo e Trampolins. Verificámos ainda, que 57,3% dos alunos inquiridos já estiveram inscritos ou participaram em anos anteriores (de 597 já estiveram inscritos/participaram 342 alunos). A nossa amostra é constituída 597 alunos, de ambos os géneros (280 masculinos; 317 femininos), distribuídos pelos seguintes anos de escolaridade: 82 do 7º ano; 59 do 8º ano; 102 do 9º ano; 107 do 10º ano; 130 do 11º ano e 117 do 12º ano, com uma média de idade 15,492. A técnica de recolha de dados que utilizámos foi a aplicação de um questionário (instrumento). Neste tipo de tratamento foi utilizado o SPSS 16.0 for Windows. O objetivo da análise estatística centrou-se na constatação de frequência de respostas. O teste utilizado foi o Chi – Square Tests. Concluímos que a razão com maior percentagem (66,9%) pela qual os alunos não se inscrevem no DE é o facto de os horários não darem jeito/desajustados. Constatámos que os principais motivos que poderiam levar os alunos a inscrever-se no DE, seriam a oportunidade de haver mais modalidades alternativas (62,3%) e a escola possuir melhores instalações desportivas (49,2%).
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