Desporto escolar: estudo dos fatores que levam os alunos à não prática no desporto escolar, na Escola Secundária da Sé na cidade da Guarda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3182 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é identificar quais as razões pelas quais os alunos se inscrevem cada vez em menor número no desporto escolar (DE). Considerámos como objetivo secundário verificar a percentagem de alunos que já estiveram inscritos ou participaram no DE em anos letivos anteriores. Na escola onde realizámos o nosso estudo, com base nos alunos que participaram, verificámos que apenas 19,1 % dos alunos estão inscritos no DE (de 597 estão inscritos 114 alunos), nas 6 modalidades que a escola oferece, Andebol; Badmington; Basquetebol; Futsal; Natação e Desportos Gímnicos, este último que se divide em Ginástica Acrobática, Artística, de Grupo e Trampolins. Verificámos ainda, que 57,3% dos alunos inquiridos já estiveram inscritos ou participaram em anos anteriores (de 597 já estiveram inscritos/participaram 342 alunos). A nossa amostra é constituída 597 alunos, de ambos os géneros (280 masculinos; 317 femininos), distribuídos pelos seguintes anos de escolaridade: 82 do 7º ano; 59 do 8º ano; 102 do 9º ano; 107 do 10º ano; 130 do 11º ano e 117 do 12º ano, com uma média de idade 15,492. A técnica de recolha de dados que utilizámos foi a aplicação de um questionário (instrumento). Neste tipo de tratamento foi utilizado o SPSS 16.0 for Windows. O objetivo da análise estatística centrou-se na constatação de frequência de respostas. O teste utilizado foi o Chi – Square Tests. Concluímos que a razão com maior percentagem (66,9%) pela qual os alunos não se inscrevem no DE é o facto de os horários não darem jeito/desajustados. Constatámos que os principais motivos que poderiam levar os alunos a inscrever-se no DE, seriam a oportunidade de haver mais modalidades alternativas (62,3%) e a escola possuir melhores instalações desportivas (49,2%). |
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Desporto escolar: estudo dos fatores que levam os alunos à não prática no desporto escolar, na Escola Secundária da Sé na cidade da GuardaDesporto escolarDesporto escolar - MotivaçãoDesporto escolar - Actividade física - SaúdeO objetivo deste estudo é identificar quais as razões pelas quais os alunos se inscrevem cada vez em menor número no desporto escolar (DE). Considerámos como objetivo secundário verificar a percentagem de alunos que já estiveram inscritos ou participaram no DE em anos letivos anteriores. Na escola onde realizámos o nosso estudo, com base nos alunos que participaram, verificámos que apenas 19,1 % dos alunos estão inscritos no DE (de 597 estão inscritos 114 alunos), nas 6 modalidades que a escola oferece, Andebol; Badmington; Basquetebol; Futsal; Natação e Desportos Gímnicos, este último que se divide em Ginástica Acrobática, Artística, de Grupo e Trampolins. Verificámos ainda, que 57,3% dos alunos inquiridos já estiveram inscritos ou participaram em anos anteriores (de 597 já estiveram inscritos/participaram 342 alunos). A nossa amostra é constituída 597 alunos, de ambos os géneros (280 masculinos; 317 femininos), distribuídos pelos seguintes anos de escolaridade: 82 do 7º ano; 59 do 8º ano; 102 do 9º ano; 107 do 10º ano; 130 do 11º ano e 117 do 12º ano, com uma média de idade 15,492. A técnica de recolha de dados que utilizámos foi a aplicação de um questionário (instrumento). Neste tipo de tratamento foi utilizado o SPSS 16.0 for Windows. O objetivo da análise estatística centrou-se na constatação de frequência de respostas. O teste utilizado foi o Chi – Square Tests. Concluímos que a razão com maior percentagem (66,9%) pela qual os alunos não se inscrevem no DE é o facto de os horários não darem jeito/desajustados. Constatámos que os principais motivos que poderiam levar os alunos a inscrever-se no DE, seriam a oportunidade de haver mais modalidades alternativas (62,3%) e a escola possuir melhores instalações desportivas (49,2%).The aim of this study is to identify the reasons why students enroll increasingly less in school sports. We considered, as a secondary goal, to verify the percentage of students who have been enrolled in school sports or participated in earlier school years. We found that 57.3% of the surveyed students were enrolled or have participated in previous years (of 597 students, 342 have already been enrolled or attended it). In the school, where it was conducted our study, based on the students who participated, we found that only 19.1% of the students are enrolled in school sports (597 of 114 students are enrolled) in the six sports that the school offers, Handball, Badminton; Basketball, Soccer, Swimming and Gymnastics sports, the latter divided into Acrobatic Gymnastics, Artistic, Trampoline and Group. Our sample comprises 597 students of both sexes (280 male, 317 female), distributed by the following school grades: 82 from the 7th grade, 59 from the 8th grade, 102 from the 9th grade, 107 from the 10th grade, 130 from the 11th grade and 117 from the 12th grade, with 15.492 of average age. The technique of data collection we used was the application of a questionnaire (instrument). In this type of treatment it was used the SPSS 16.0 for Windows. The main purpose of the statistical analysis was focused on the frequency of finding answers. The test used was the Chi - Square Tests. We conclude that the reason with the highest percentage (66.9%) that justifies why students do not enroll in school sports is the fact that schedules misfits. We also realized that the main reasons which might lead students to enroll in school sports, would depend on the opportunity to have more alternative modalities (62.3%) and better school facilities (49.2%).Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumBrito, João Miguel Alves2015-04-01T09:37:53Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:40.575881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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