Informação jornalística e desinformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varanda, Catarina Alves Queiroz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6786
Resumo: Com o desenvolvimento dos meios digitais, novas dinâmicas surgiram no âmbito do jornalismo e da comunicação, dando novo destaque à problemática da desinformação e tornando indispensável que os leitores tenham bons níveis de literacia crítica. Este estudo tem como objetivo averiguar que tipo de práticas de uso e de literacia crítica é que jovens estudantes de uma instituição de ensino superior adotam quando consomem informação online, procurando assim contribuir para um melhor conhecimento sobre essas práticas e sobre os níveis de literacia crítica desses jovens. Através da metodologia que incidiu no estudo de receção no uso dos media, nomeadamente na análise dos usos dos meios de comunicação social por parte do público/audiências, aplicou-se um questionário online, predominantemente quantitativo, com diversas questões relacionadas com práticas de consumo, avaliação, validação e discussão da informação online. Apesar de os resultados apontarem para o envolvimento da maioria destes jovens com a informação de atualidade disponível online, identificam-se algumas fragilidades nas suas competências de avaliação e validação da informação, havendo espaço para intervenções futuras a este nível.
id RCAP_0720e1bb966281936a4bc26ad4d11ca2
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Informação jornalística e desinformaçãoa literacia crítica em jovens estudantes do Ensino SuperiorDesinformaçãoFake NewsInformação Jornalística OnlineLiteracia CríticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoCom o desenvolvimento dos meios digitais, novas dinâmicas surgiram no âmbito do jornalismo e da comunicação, dando novo destaque à problemática da desinformação e tornando indispensável que os leitores tenham bons níveis de literacia crítica. Este estudo tem como objetivo averiguar que tipo de práticas de uso e de literacia crítica é que jovens estudantes de uma instituição de ensino superior adotam quando consomem informação online, procurando assim contribuir para um melhor conhecimento sobre essas práticas e sobre os níveis de literacia crítica desses jovens. Através da metodologia que incidiu no estudo de receção no uso dos media, nomeadamente na análise dos usos dos meios de comunicação social por parte do público/audiências, aplicou-se um questionário online, predominantemente quantitativo, com diversas questões relacionadas com práticas de consumo, avaliação, validação e discussão da informação online. Apesar de os resultados apontarem para o envolvimento da maioria destes jovens com a informação de atualidade disponível online, identificam-se algumas fragilidades nas suas competências de avaliação e validação da informação, havendo espaço para intervenções futuras a este nível.Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da CruzGomes, Marco José Marques Gomes AlvesIC-OnlineVaranda, Catarina Alves Queiroz2022-03-16T14:28:40Z2021-12-162021-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6786TID:202966070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:53:58Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:57.339993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Informação jornalística e desinformação
a literacia crítica em jovens estudantes do Ensino Superior
title Informação jornalística e desinformação
spellingShingle Informação jornalística e desinformação
Varanda, Catarina Alves Queiroz
Desinformação
Fake News
Informação Jornalística Online
Literacia Crítica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Informação jornalística e desinformação
title_full Informação jornalística e desinformação
title_fullStr Informação jornalística e desinformação
title_full_unstemmed Informação jornalística e desinformação
title_sort Informação jornalística e desinformação
author Varanda, Catarina Alves Queiroz
author_facet Varanda, Catarina Alves Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz
Gomes, Marco José Marques Gomes Alves
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Varanda, Catarina Alves Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Desinformação
Fake News
Informação Jornalística Online
Literacia Crítica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Desinformação
Fake News
Informação Jornalística Online
Literacia Crítica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Com o desenvolvimento dos meios digitais, novas dinâmicas surgiram no âmbito do jornalismo e da comunicação, dando novo destaque à problemática da desinformação e tornando indispensável que os leitores tenham bons níveis de literacia crítica. Este estudo tem como objetivo averiguar que tipo de práticas de uso e de literacia crítica é que jovens estudantes de uma instituição de ensino superior adotam quando consomem informação online, procurando assim contribuir para um melhor conhecimento sobre essas práticas e sobre os níveis de literacia crítica desses jovens. Através da metodologia que incidiu no estudo de receção no uso dos media, nomeadamente na análise dos usos dos meios de comunicação social por parte do público/audiências, aplicou-se um questionário online, predominantemente quantitativo, com diversas questões relacionadas com práticas de consumo, avaliação, validação e discussão da informação online. Apesar de os resultados apontarem para o envolvimento da maioria destes jovens com a informação de atualidade disponível online, identificam-se algumas fragilidades nas suas competências de avaliação e validação da informação, havendo espaço para intervenções futuras a este nível.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
2021-12-16T00:00:00Z
2022-03-16T14:28:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6786
TID:202966070
url http://hdl.handle.net/10400.8/6786
identifier_str_mv TID:202966070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136992235094016