Informação jornalística e desinformação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6786 |
Resumo: | Com o desenvolvimento dos meios digitais, novas dinâmicas surgiram no âmbito do jornalismo e da comunicação, dando novo destaque à problemática da desinformação e tornando indispensável que os leitores tenham bons níveis de literacia crítica. Este estudo tem como objetivo averiguar que tipo de práticas de uso e de literacia crítica é que jovens estudantes de uma instituição de ensino superior adotam quando consomem informação online, procurando assim contribuir para um melhor conhecimento sobre essas práticas e sobre os níveis de literacia crítica desses jovens. Através da metodologia que incidiu no estudo de receção no uso dos media, nomeadamente na análise dos usos dos meios de comunicação social por parte do público/audiências, aplicou-se um questionário online, predominantemente quantitativo, com diversas questões relacionadas com práticas de consumo, avaliação, validação e discussão da informação online. Apesar de os resultados apontarem para o envolvimento da maioria destes jovens com a informação de atualidade disponível online, identificam-se algumas fragilidades nas suas competências de avaliação e validação da informação, havendo espaço para intervenções futuras a este nível. |
id |
RCAP_0720e1bb966281936a4bc26ad4d11ca2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6786 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Informação jornalística e desinformaçãoa literacia crítica em jovens estudantes do Ensino SuperiorDesinformaçãoFake NewsInformação Jornalística OnlineLiteracia CríticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoCom o desenvolvimento dos meios digitais, novas dinâmicas surgiram no âmbito do jornalismo e da comunicação, dando novo destaque à problemática da desinformação e tornando indispensável que os leitores tenham bons níveis de literacia crítica. Este estudo tem como objetivo averiguar que tipo de práticas de uso e de literacia crítica é que jovens estudantes de uma instituição de ensino superior adotam quando consomem informação online, procurando assim contribuir para um melhor conhecimento sobre essas práticas e sobre os níveis de literacia crítica desses jovens. Através da metodologia que incidiu no estudo de receção no uso dos media, nomeadamente na análise dos usos dos meios de comunicação social por parte do público/audiências, aplicou-se um questionário online, predominantemente quantitativo, com diversas questões relacionadas com práticas de consumo, avaliação, validação e discussão da informação online. Apesar de os resultados apontarem para o envolvimento da maioria destes jovens com a informação de atualidade disponível online, identificam-se algumas fragilidades nas suas competências de avaliação e validação da informação, havendo espaço para intervenções futuras a este nível.Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da CruzGomes, Marco José Marques Gomes AlvesIC-OnlineVaranda, Catarina Alves Queiroz2022-03-16T14:28:40Z2021-12-162021-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6786TID:202966070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:53:58Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:57.339993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informação jornalística e desinformação a literacia crítica em jovens estudantes do Ensino Superior |
title |
Informação jornalística e desinformação |
spellingShingle |
Informação jornalística e desinformação Varanda, Catarina Alves Queiroz Desinformação Fake News Informação Jornalística Online Literacia Crítica Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Informação jornalística e desinformação |
title_full |
Informação jornalística e desinformação |
title_fullStr |
Informação jornalística e desinformação |
title_full_unstemmed |
Informação jornalística e desinformação |
title_sort |
Informação jornalística e desinformação |
author |
Varanda, Catarina Alves Queiroz |
author_facet |
Varanda, Catarina Alves Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz Gomes, Marco José Marques Gomes Alves IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varanda, Catarina Alves Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desinformação Fake News Informação Jornalística Online Literacia Crítica Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Desinformação Fake News Informação Jornalística Online Literacia Crítica Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Com o desenvolvimento dos meios digitais, novas dinâmicas surgiram no âmbito do jornalismo e da comunicação, dando novo destaque à problemática da desinformação e tornando indispensável que os leitores tenham bons níveis de literacia crítica. Este estudo tem como objetivo averiguar que tipo de práticas de uso e de literacia crítica é que jovens estudantes de uma instituição de ensino superior adotam quando consomem informação online, procurando assim contribuir para um melhor conhecimento sobre essas práticas e sobre os níveis de literacia crítica desses jovens. Através da metodologia que incidiu no estudo de receção no uso dos media, nomeadamente na análise dos usos dos meios de comunicação social por parte do público/audiências, aplicou-se um questionário online, predominantemente quantitativo, com diversas questões relacionadas com práticas de consumo, avaliação, validação e discussão da informação online. Apesar de os resultados apontarem para o envolvimento da maioria destes jovens com a informação de atualidade disponível online, identificam-se algumas fragilidades nas suas competências de avaliação e validação da informação, havendo espaço para intervenções futuras a este nível. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16 2021-12-16T00:00:00Z 2022-03-16T14:28:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/6786 TID:202966070 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/6786 |
identifier_str_mv |
TID:202966070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136992235094016 |