Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cristina Carvalho da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/101495
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_07238c532aa7bb70774249eb7ab01d9b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/101495
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022Pedagogical Internship Report, developed at EB 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, with the class of 8ºD, in the school year 2021/2022Estágio PedagógicoEducação FísicaAnálise CríticaProcesso Ensino-AprendizagemPedagogical InternshipPhysical EducationCritical AnalysisTeaching-Learning ProcessRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio inserida no Mestrado de Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, e assume-se como uma reflexão crítica acerca do processo de estágio desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD no ano letivo 2021/2022, que visa a preparação do estagiário para o desempenho da função docente. O desenvolvimento do processo de estágio foi baseado nas orientações do Guia de Estágio Pedagógico, no qual se estabelecem objetivos a cumprir inerentes a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético-Profissional (Área 4). A análise reflexiva inicia com uma contextualização da prática pedagógica que inclui uma breve história de vida e o Plano de Formação Individual, que reflete o ponto de situação inicial do estágio. Posteriormente procede-se à reflexão aprofundada da ação pedagógica nas quatro áreas referidas anteriormente, que retrata todo o processo de crescimento e desenvolvimento como docentes estagiários tendo como ponto de partida o Plano de Formação Individual.Por fim, reconhecemos a relevância deste estágio que possui uma grande componente prática, imprescindível para a profissionalização de professores de Educação Física.O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio inserida no Mestrado de Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, e assume-se como uma reflexão crítica acerca do processo de estágio desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD no ano letivo 2021/2022, que visa a preparação do estagiário para o desempenho da função docente. O desenvolvimento do processo de estágio foi baseado nas orientações do Guia de Estágio Pedagógico, no qual se estabelecem objetivos a cumprir inerentes a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético-Profissional (Área 4). A análise reflexiva inicia com uma contextualização da prática pedagógica que inclui uma breve história de vida e o Plano de Formação Individual, que reflete o ponto de situação inicial do estágio. Posteriormente procede-se à reflexão aprofundada da ação pedagógica nas quatro áreas referidas anteriormente, que retrata todo o processo de crescimento e desenvolvimento como docentes estagiários tendo como ponto de partida o Plano de Formação Individual.Por fim, reconhecemos a relevância deste estágio que possui uma grande componente prática, imprescindível para a profissionalização de professores de Educação Física.This report arises from the unit course Internship Report as part of the Master’s Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education, and is assumed as a critical reflection on the internship process developed in Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, with the 8ºD class in the present year 2021/2022, which aims to prepare the intern for the teaching role. The development of the internship process was based on the guidelines of the Guide for Pedagogical Internship, which establishes goals to be met in four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Organization and Management Activities (Area 2), Educational Projects and Partnerships (Area 3) and Ethical-Professional Attitude (Area 4). This reflexive analysis starts with contextualization of pedagogical practice that includes a brief life story and the Individual Training Plan that reflects the initial point of the intership. Then, we proceed to a depth reflexive analysis on the pedagogical process in the four areas mentioned above, that reflects the entire process of growth and development as intern teachers, considering the Individual Training Plan as a starting point.Finally, we recognize the relevance of this internship, which has a large practical component that is fundamental for the professionalization of Physical Education teachers.This report arises from the unit course Internship Report as part of the Master’s Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education, and is assumed as a critical reflection on the internship process developed in Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, with the 8ºD class in the present year 2021/2022, which aims to prepare the intern for the teaching role. The development of the internship process was based on the guidelines of the Guide for Pedagogical Internship, which establishes goals to be met in four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Organization and Management Activities (Area 2), Educational Projects and Partnerships (Area 3) and Ethical-Professional Attitude (Area 4). This reflexive analysis starts with contextualization of pedagogical practice that includes a brief life story and the Individual Training Plan that reflects the initial point of the intership. Then, we proceed to a depth reflexive analysis on the pedagogical process in the four areas mentioned above, that reflects the entire process of growth and development as intern teachers, considering the Individual Training Plan as a starting point.Finally, we recognize the relevance of this internship, which has a large practical component that is fundamental for the professionalization of Physical Education teachers.2022-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101495http://hdl.handle.net/10316/101495TID:203055039porCosta, Cristina Carvalho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-27T22:42:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:40.629256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022
Pedagogical Internship Report, developed at EB 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, with the class of 8ºD, in the school year 2021/2022
title Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022
Costa, Cristina Carvalho da
Estágio Pedagógico
Educação Física
Análise Crítica
Processo Ensino-Aprendizagem
Pedagogical Internship
Physical Education
Critical Analysis
Teaching-Learning Process
title_short Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022
title_full Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022
author Costa, Cristina Carvalho da
author_facet Costa, Cristina Carvalho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cristina Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Análise Crítica
Processo Ensino-Aprendizagem
Pedagogical Internship
Physical Education
Critical Analysis
Teaching-Learning Process
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Análise Crítica
Processo Ensino-Aprendizagem
Pedagogical Internship
Physical Education
Critical Analysis
Teaching-Learning Process
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/101495
http://hdl.handle.net/10316/101495
TID:203055039
url http://hdl.handle.net/10316/101495
identifier_str_mv TID:203055039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134081044185088