Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/101495 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_07238c532aa7bb70774249eb7ab01d9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/101495 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022Pedagogical Internship Report, developed at EB 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, with the class of 8ºD, in the school year 2021/2022Estágio PedagógicoEducação FísicaAnálise CríticaProcesso Ensino-AprendizagemPedagogical InternshipPhysical EducationCritical AnalysisTeaching-Learning ProcessRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio inserida no Mestrado de Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, e assume-se como uma reflexão crítica acerca do processo de estágio desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD no ano letivo 2021/2022, que visa a preparação do estagiário para o desempenho da função docente. O desenvolvimento do processo de estágio foi baseado nas orientações do Guia de Estágio Pedagógico, no qual se estabelecem objetivos a cumprir inerentes a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético-Profissional (Área 4). A análise reflexiva inicia com uma contextualização da prática pedagógica que inclui uma breve história de vida e o Plano de Formação Individual, que reflete o ponto de situação inicial do estágio. Posteriormente procede-se à reflexão aprofundada da ação pedagógica nas quatro áreas referidas anteriormente, que retrata todo o processo de crescimento e desenvolvimento como docentes estagiários tendo como ponto de partida o Plano de Formação Individual.Por fim, reconhecemos a relevância deste estágio que possui uma grande componente prática, imprescindível para a profissionalização de professores de Educação Física.O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio inserida no Mestrado de Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, e assume-se como uma reflexão crítica acerca do processo de estágio desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD no ano letivo 2021/2022, que visa a preparação do estagiário para o desempenho da função docente. O desenvolvimento do processo de estágio foi baseado nas orientações do Guia de Estágio Pedagógico, no qual se estabelecem objetivos a cumprir inerentes a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético-Profissional (Área 4). A análise reflexiva inicia com uma contextualização da prática pedagógica que inclui uma breve história de vida e o Plano de Formação Individual, que reflete o ponto de situação inicial do estágio. Posteriormente procede-se à reflexão aprofundada da ação pedagógica nas quatro áreas referidas anteriormente, que retrata todo o processo de crescimento e desenvolvimento como docentes estagiários tendo como ponto de partida o Plano de Formação Individual.Por fim, reconhecemos a relevância deste estágio que possui uma grande componente prática, imprescindível para a profissionalização de professores de Educação Física.This report arises from the unit course Internship Report as part of the Master’s Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education, and is assumed as a critical reflection on the internship process developed in Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, with the 8ºD class in the present year 2021/2022, which aims to prepare the intern for the teaching role. The development of the internship process was based on the guidelines of the Guide for Pedagogical Internship, which establishes goals to be met in four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Organization and Management Activities (Area 2), Educational Projects and Partnerships (Area 3) and Ethical-Professional Attitude (Area 4). This reflexive analysis starts with contextualization of pedagogical practice that includes a brief life story and the Individual Training Plan that reflects the initial point of the intership. Then, we proceed to a depth reflexive analysis on the pedagogical process in the four areas mentioned above, that reflects the entire process of growth and development as intern teachers, considering the Individual Training Plan as a starting point.Finally, we recognize the relevance of this internship, which has a large practical component that is fundamental for the professionalization of Physical Education teachers.This report arises from the unit course Internship Report as part of the Master’s Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education, and is assumed as a critical reflection on the internship process developed in Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, with the 8ºD class in the present year 2021/2022, which aims to prepare the intern for the teaching role. The development of the internship process was based on the guidelines of the Guide for Pedagogical Internship, which establishes goals to be met in four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Organization and Management Activities (Area 2), Educational Projects and Partnerships (Area 3) and Ethical-Professional Attitude (Area 4). This reflexive analysis starts with contextualization of pedagogical practice that includes a brief life story and the Individual Training Plan that reflects the initial point of the intership. Then, we proceed to a depth reflexive analysis on the pedagogical process in the four areas mentioned above, that reflects the entire process of growth and development as intern teachers, considering the Individual Training Plan as a starting point.Finally, we recognize the relevance of this internship, which has a large practical component that is fundamental for the professionalization of Physical Education teachers.2022-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101495http://hdl.handle.net/10316/101495TID:203055039porCosta, Cristina Carvalho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-27T22:42:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:40.629256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022 Pedagogical Internship Report, developed at EB 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, with the class of 8ºD, in the school year 2021/2022 |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022 |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022 Costa, Cristina Carvalho da Estágio Pedagógico Educação Física Análise Crítica Processo Ensino-Aprendizagem Pedagogical Internship Physical Education Critical Analysis Teaching-Learning Process |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022 |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022 |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022 |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022 |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022 |
author |
Costa, Cristina Carvalho da |
author_facet |
Costa, Cristina Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cristina Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física Análise Crítica Processo Ensino-Aprendizagem Pedagogical Internship Physical Education Critical Analysis Teaching-Learning Process |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física Análise Crítica Processo Ensino-Aprendizagem Pedagogical Internship Physical Education Critical Analysis Teaching-Learning Process |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/101495 http://hdl.handle.net/10316/101495 TID:203055039 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/101495 |
identifier_str_mv |
TID:203055039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552493527171072 |