Reflexões sobre o acompanhamento sonoro do primeiro cinema: O caso do carioca Cinema Chantecler (1911)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.846 |
Resumo: | Este trabalho toma como recorte os meses iniciais de 1911, quando o carioca Cinema Chantecler publica os programas musicais que acompanhariam cada um dos filmes ali exibidos. Este artigo é motivado pela excepcionalidade de tal divulgação, quando consideramos o âmbito da exibição cinematográfica do primeiro cinema. Propomos reconstruir, aqui, esses programas cinematográficos através da pesquisa em acervos como a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e a Fondation Jérôme Seydoux-Pathé. Para a realização deste trabalho, efetuamos primeiramente um levantamento fílmico e musical dos repertórios citados nos anúncios do Cinema Chantecler publicados na imprensa carioca. Em seguida, procuramos levantar as obras fílmicas que sobreviveram ao tempo, utilizando-nos, na inexistência do filme, da fortuna crítica publicada sobre elas. Trata-se de uma pesquisa calcada na historiografia do cinema silencioso, que visa reconstituir a esfera da exibição considerando as relações existentes entre o filme e o seu acompanhamento sonoro, âmbito muitas vezes relegado a um segundo plano pela crítica devido à dificuldade de se localizarem dados a este respeito. A programação do Cinema Chantecler será analisada a contrapelo das considerações de Rick Altman, segundo o qual se caminha, a partir de 1908, rumo à estandardização de práticas referentes aos usos dos sons no primeiro cinema. Conforme demonstraremos, o contexto brasileiro comporta peculiaridades, uma vez que a música era utilizada tanto como acompanhamento aos filmes quanto como atração per se, na dinâmica da cena teatral que antecedeu e era contemporânea à cena cinematográfica. |
id |
RCAP_0727c9ff42034e85f6f7ddc805c32397 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:aim.org.pt/ojs/:article/846 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexões sobre o acompanhamento sonoro do primeiro cinema: O caso do carioca Cinema Chantecler (1911)Reflections about the sound accompaniment of the early cinema: the case of Rio de Janeiro’s Cinema Chantecler (1911)History of Brazilian cinemasilent cinemacinema and other artscinema and soundcinema and theaterHistória do cinema brasileirocinema silenciosocinema e outras artescinema e somcinema e teatroEste trabalho toma como recorte os meses iniciais de 1911, quando o carioca Cinema Chantecler publica os programas musicais que acompanhariam cada um dos filmes ali exibidos. Este artigo é motivado pela excepcionalidade de tal divulgação, quando consideramos o âmbito da exibição cinematográfica do primeiro cinema. Propomos reconstruir, aqui, esses programas cinematográficos através da pesquisa em acervos como a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e a Fondation Jérôme Seydoux-Pathé. Para a realização deste trabalho, efetuamos primeiramente um levantamento fílmico e musical dos repertórios citados nos anúncios do Cinema Chantecler publicados na imprensa carioca. Em seguida, procuramos levantar as obras fílmicas que sobreviveram ao tempo, utilizando-nos, na inexistência do filme, da fortuna crítica publicada sobre elas. Trata-se de uma pesquisa calcada na historiografia do cinema silencioso, que visa reconstituir a esfera da exibição considerando as relações existentes entre o filme e o seu acompanhamento sonoro, âmbito muitas vezes relegado a um segundo plano pela crítica devido à dificuldade de se localizarem dados a este respeito. A programação do Cinema Chantecler será analisada a contrapelo das considerações de Rick Altman, segundo o qual se caminha, a partir de 1908, rumo à estandardização de práticas referentes aos usos dos sons no primeiro cinema. Conforme demonstraremos, o contexto brasileiro comporta peculiaridades, uma vez que a música era utilizada tanto como acompanhamento aos filmes quanto como atração per se, na dinâmica da cena teatral que antecedeu e era contemporânea à cena cinematográfica.This paper focuses on the early months of 1911, when the Chantecler cinema, in Rio de Janeiro, published the musical programs that would accompany each of the films exhibited there. This article is motivated by the exceptional nature of this divulgation, when we consider the scope of film exhibition of the early cinema. I reconstruct these cinematographic programs through research in collections such as the Digital Hemeroteca of the Brazilian Biblioteca Nacional and the Fondation Jérôme Seydoux-Pathé. To carry out this task, I first performed a film and music survey of the repertoires mentioned in the Cinema Chantecler advertisements published in Rio’s press. Afterwards, I tried to find the films that have survived, using, in the absence of the film, the critical reviews published about them. This is a research based on the historiography of silent cinema, which aims to reconstitute the sphere of exhibition considering the existing relations between the film and its sound accompaniment – a field often ignored by critics due to the difficulty of locating relevant data. Chantecler’s programs will be analyzed considering Rick Altman’s statement that, from 1908 on, we move towards the standardization of practices regarding the use of sound in early cinema. As I hope to demonstrate, the Brazilian context has peculiarities, since music was used both as an accompaniment to the films and as an attraction per se, in the dynamics of the theatrical scene that preceded and was contemporary to the cinematographic scene.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2022-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.846https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.846Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 1 (2022): Historical research in Latin-American cinema: perspectives and challenges in the digital age; 168-201Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 1 (2022): A pesquisa histórica no cinema latino-americano: perspectivas e desafios na era digital; 168-2012183-175010.14591/aniki.v9n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/846http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/846/480Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Danielle Crepaldi2024-01-26T02:03:28Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:23.654384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o acompanhamento sonoro do primeiro cinema: O caso do carioca Cinema Chantecler (1911) Reflections about the sound accompaniment of the early cinema: the case of Rio de Janeiro’s Cinema Chantecler (1911) |
title |
Reflexões sobre o acompanhamento sonoro do primeiro cinema: O caso do carioca Cinema Chantecler (1911) |
spellingShingle |
Reflexões sobre o acompanhamento sonoro do primeiro cinema: O caso do carioca Cinema Chantecler (1911) Carvalho, Danielle Crepaldi History of Brazilian cinema silent cinema cinema and other arts cinema and sound cinema and theater História do cinema brasileiro cinema silencioso cinema e outras artes cinema e som cinema e teatro |
title_short |
Reflexões sobre o acompanhamento sonoro do primeiro cinema: O caso do carioca Cinema Chantecler (1911) |
title_full |
Reflexões sobre o acompanhamento sonoro do primeiro cinema: O caso do carioca Cinema Chantecler (1911) |
title_fullStr |
Reflexões sobre o acompanhamento sonoro do primeiro cinema: O caso do carioca Cinema Chantecler (1911) |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o acompanhamento sonoro do primeiro cinema: O caso do carioca Cinema Chantecler (1911) |
title_sort |
Reflexões sobre o acompanhamento sonoro do primeiro cinema: O caso do carioca Cinema Chantecler (1911) |
author |
Carvalho, Danielle Crepaldi |
author_facet |
Carvalho, Danielle Crepaldi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Danielle Crepaldi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
History of Brazilian cinema silent cinema cinema and other arts cinema and sound cinema and theater História do cinema brasileiro cinema silencioso cinema e outras artes cinema e som cinema e teatro |
topic |
History of Brazilian cinema silent cinema cinema and other arts cinema and sound cinema and theater História do cinema brasileiro cinema silencioso cinema e outras artes cinema e som cinema e teatro |
description |
Este trabalho toma como recorte os meses iniciais de 1911, quando o carioca Cinema Chantecler publica os programas musicais que acompanhariam cada um dos filmes ali exibidos. Este artigo é motivado pela excepcionalidade de tal divulgação, quando consideramos o âmbito da exibição cinematográfica do primeiro cinema. Propomos reconstruir, aqui, esses programas cinematográficos através da pesquisa em acervos como a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e a Fondation Jérôme Seydoux-Pathé. Para a realização deste trabalho, efetuamos primeiramente um levantamento fílmico e musical dos repertórios citados nos anúncios do Cinema Chantecler publicados na imprensa carioca. Em seguida, procuramos levantar as obras fílmicas que sobreviveram ao tempo, utilizando-nos, na inexistência do filme, da fortuna crítica publicada sobre elas. Trata-se de uma pesquisa calcada na historiografia do cinema silencioso, que visa reconstituir a esfera da exibição considerando as relações existentes entre o filme e o seu acompanhamento sonoro, âmbito muitas vezes relegado a um segundo plano pela crítica devido à dificuldade de se localizarem dados a este respeito. A programação do Cinema Chantecler será analisada a contrapelo das considerações de Rick Altman, segundo o qual se caminha, a partir de 1908, rumo à estandardização de práticas referentes aos usos dos sons no primeiro cinema. Conforme demonstraremos, o contexto brasileiro comporta peculiaridades, uma vez que a música era utilizada tanto como acompanhamento aos filmes quanto como atração per se, na dinâmica da cena teatral que antecedeu e era contemporânea à cena cinematográfica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.846 https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.846 |
url |
https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/846 http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/846/480 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 1 (2022): Historical research in Latin-American cinema: perspectives and challenges in the digital age; 168-201 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 1 (2022): A pesquisa histórica no cinema latino-americano: perspectivas e desafios na era digital; 168-201 2183-1750 10.14591/aniki.v9n1 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137060500537344 |