DE PASSAGEM PARA FICAR - A BANDA DESENHADA DOCUMENTAL COMO REGISTRO DA NOVA LEVA MIGRATÓRIA BRASILEIRA PARA PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Christiano Mascaro Gonçalves da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2335
Resumo: As distintas abordagens visuais e temáticas assim como as interseções com outros gêneros (jornalismo, biografia, documentário) comprovam a riqueza da linguagem e do potencial da banda desenhada contemporânea. Na dissertação aqui proposta, de caráter teórico-prático, a pesquisa explorou o papel do desenho enquanto método investigativo na prática documental através da análise de obras de autores de banda desenhada, teóricos da área e de outros campos pertinentes a esta investigação. O projeto de conclusão trata da recente leva migratória de brasileiros para Portugal nos últimos anos, muito em razão da crise política e social que o Brasil atravessa. O motivo do tema surgiu da condição do autor: imigrante brasileiro e com experiência profissional como jornalista, designer e ilustrador. Também partiu do desejo de propor um registro desse momento mais humanizado, para contrapor - ou ao menos complementar - o viés estatístico predominante no noticiário. Além da dissertação, que trata dos conceitos e noções teóricas acerca de uma produção híbrida que mistura jornalismo e documentário com recursos ficcionais, desenvolvi uma banda desenhada documental que conta a história de 5 personagens reais a partir de entrevistas e do convívio com essas pessoas. A BD é, portanto, um meio para tratar desses mesmos conceitos na sua dimensão prática. O presente projeto também buscou identificar onde o desenho se diferencia e proporciona diferentes tipos de “encontros” das tradicionais formas de jornalismo e documentário. A investigação aconteceu a partir da construção da BD, adotando as metodologias de histórias de vida como uma escuta empática, dando importância à oralidade, como também à própria investigação jornalística. Também utilizei conceitos que valorizam as histórias e personagens de menor relevo ou marginalizados, valendo-me da importância da narrativa como contraponto à efemeridade da informação.
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