O uso da banda desenhada para o estudo da narrativa no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Cristina Maria de Almeida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3392
Resumo: O presente trabalho é uma tentativa de demonstrar que é possível resgatar os nossos alunos daquela letargia a que assistimos actualmente, fruto de todas as tecnologias que se encontram ao alcance de um premir de botão, seja ele do telemóvel, da playstation portable, da nintendo, dos comandos de televisão, entre outros. Assim, pretendeu-se demonstrar que o uso da banda desenhada para o estudo da narrativa poderia ajudar os alunos a desenvolver as suas capacidades leitoras, orais, escritas, cognitivas e metacognitivas. Para o efeito, seleccionaram-se, numa primeira fase, duas turmas de terceiro, quarto, quinto e sextos anos e uma turma de oitavo ano do Curso de Educação e Formação (CEF). Numa segunda fase, acrescentaram-se duas turmas de primeiro e duas turmas de segundo ano. Pretendeu-se, assim, no âmbito da didáctica da narrativa, verificar a diferença de resultados antes e depois do uso da Banda Desenhada na aprendizagem da narrativa. Na segunda fase visamos testar as capacidades dos alunos em legendar, sequenciar e ordenar histórias a partir de determinadas indicações dadas pelo professor. Terminou-se fazendo uma síntese dos dados obtidos e reflectindo sobre a importância do uso ou não da Banda Desenhada no desenvolvimento de competências que o uso do texto narrativo pode proporcionar.
id RCAP_c4bb5ca016c3fd0e226deb63f4840189
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso da banda desenhada para o estudo da narrativa no ensino básicoBanda desenhada - LeituraCompreensão de leituraEscrita - Ensino-aprendizagemBanda desenhada - NarrativaO presente trabalho é uma tentativa de demonstrar que é possível resgatar os nossos alunos daquela letargia a que assistimos actualmente, fruto de todas as tecnologias que se encontram ao alcance de um premir de botão, seja ele do telemóvel, da playstation portable, da nintendo, dos comandos de televisão, entre outros. Assim, pretendeu-se demonstrar que o uso da banda desenhada para o estudo da narrativa poderia ajudar os alunos a desenvolver as suas capacidades leitoras, orais, escritas, cognitivas e metacognitivas. Para o efeito, seleccionaram-se, numa primeira fase, duas turmas de terceiro, quarto, quinto e sextos anos e uma turma de oitavo ano do Curso de Educação e Formação (CEF). Numa segunda fase, acrescentaram-se duas turmas de primeiro e duas turmas de segundo ano. Pretendeu-se, assim, no âmbito da didáctica da narrativa, verificar a diferença de resultados antes e depois do uso da Banda Desenhada na aprendizagem da narrativa. Na segunda fase visamos testar as capacidades dos alunos em legendar, sequenciar e ordenar histórias a partir de determinadas indicações dadas pelo professor. Terminou-se fazendo uma síntese dos dados obtidos e reflectindo sobre a importância do uso ou não da Banda Desenhada no desenvolvimento de competências que o uso do texto narrativo pode proporcionar.Dans cette dissertation, on essaie de montrer qu´il est possible d´enlever nos élèves de la léthargie à laquelle nous assistons aujourd´hui, conséquence de toutes les nouvelles technologies qui se trouve à la fin d´un simple appuie de bouton, quoiqu‟il en soit du portable, de la PlayStation Portable, de la Nintendo, de la télévision, entre autres. Ainsi, on prétend démontrer que l´utilisation de la Bandes dessinée pour l‟étude de la narrative peut aider les élèves à développer leurs capacités lectrices, orales, écrites, cognitives et métacognitives. Pour l´effet, on a sélectionné, dans une première étapes, deux classes de troisième, quatrième, cinquième et sixième années, et une classe d´éducation et formation (CEF). Dans une deuxième étape, on a aussi travaillé avec deux classes de première et deuxième année. En effet à propos de la didactique de la narrative, on se propose de vérifier la différence de résultats avant et après l´utilisation de la Bande Dessinée dans l´apprentissage de la narrative. Dans la deuxième étape on a prétendu testé les capacités des élèves pour légender, séquencer et ordonner des histoires en partant de quelques indications donnés par l´enseignant. On a terminé avec une synthèse des résultats obtenus et de l´importance de l´utilisation de la Bande Dessinée, en ce qui concerne le développement de la compétence au niveau du texte narratif.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumGonçalves, Cristina Maria de Almeida2015-05-27T17:19:48Z20082008-062008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:46Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:49.346661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso da banda desenhada para o estudo da narrativa no ensino básico
title O uso da banda desenhada para o estudo da narrativa no ensino básico
spellingShingle O uso da banda desenhada para o estudo da narrativa no ensino básico
Gonçalves, Cristina Maria de Almeida
Banda desenhada - Leitura
Compreensão de leitura
Escrita - Ensino-aprendizagem
Banda desenhada - Narrativa
title_short O uso da banda desenhada para o estudo da narrativa no ensino básico
title_full O uso da banda desenhada para o estudo da narrativa no ensino básico
title_fullStr O uso da banda desenhada para o estudo da narrativa no ensino básico
title_full_unstemmed O uso da banda desenhada para o estudo da narrativa no ensino básico
title_sort O uso da banda desenhada para o estudo da narrativa no ensino básico
author Gonçalves, Cristina Maria de Almeida
author_facet Gonçalves, Cristina Maria de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Cristina Maria de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Banda desenhada - Leitura
Compreensão de leitura
Escrita - Ensino-aprendizagem
Banda desenhada - Narrativa
topic Banda desenhada - Leitura
Compreensão de leitura
Escrita - Ensino-aprendizagem
Banda desenhada - Narrativa
description O presente trabalho é uma tentativa de demonstrar que é possível resgatar os nossos alunos daquela letargia a que assistimos actualmente, fruto de todas as tecnologias que se encontram ao alcance de um premir de botão, seja ele do telemóvel, da playstation portable, da nintendo, dos comandos de televisão, entre outros. Assim, pretendeu-se demonstrar que o uso da banda desenhada para o estudo da narrativa poderia ajudar os alunos a desenvolver as suas capacidades leitoras, orais, escritas, cognitivas e metacognitivas. Para o efeito, seleccionaram-se, numa primeira fase, duas turmas de terceiro, quarto, quinto e sextos anos e uma turma de oitavo ano do Curso de Educação e Formação (CEF). Numa segunda fase, acrescentaram-se duas turmas de primeiro e duas turmas de segundo ano. Pretendeu-se, assim, no âmbito da didáctica da narrativa, verificar a diferença de resultados antes e depois do uso da Banda Desenhada na aprendizagem da narrativa. Na segunda fase visamos testar as capacidades dos alunos em legendar, sequenciar e ordenar histórias a partir de determinadas indicações dadas pelo professor. Terminou-se fazendo uma síntese dos dados obtidos e reflectindo sobre a importância do uso ou não da Banda Desenhada no desenvolvimento de competências que o uso do texto narrativo pode proporcionar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-06
2008-01-01T00:00:00Z
2015-05-27T17:19:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3392
url http://hdl.handle.net/10400.6/3392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136345455591424