O contributo do endomarketing e da comunicação interna para a motivação do cliente interno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27091 |
Resumo: | Com a globalização e o aumento de competitividade entre as organizações, o papel do colaborador alterou-se. Reconheceu-se a sua importância para o sucesso da organização e passou a ser fundamental o seu bem-estar, assim como a sua motivação e o seu comprometimento para com a organização. Desta forma, torna-se necessário compreender o que motiva os colaboradores e como faze-lo corretamente para que seja benéfico para a organização e para o próprio colaborador. Assim, este estudo como principal objetivo conhecer a relação entre endomarketing, comunicação interna e a motivação do cliente interno. A investigação caracteriza-se como exploratória, quantitativa, descritiva-correlacional, transversal e não experimental. Foi elaborado um instrumento para a recolha de dados constituído por três escalas, de modo a averiguar a relação entre as três variáveis: endomarketing, comunicação interna e motivação. Este foi enviado para várias organizações de diferentes zonas do país e de diferentes ramos de atividade e foi possível construir uma amostra aleatória com 145 participantes. Os resultados obtidos permitiram concluir que existe uma relação positiva entre o endomarketing e a motivação, ou seja, à medida que os fatores da escala de endomarketing aumentam, bem como a comunicação interna, a motivação dos colaboradores também aumenta. Isto é, todas as variáveis têm uma relação positiva entre si, confirmando assim as hipóteses em estudo. Podemos, assim, considerar que a comunicação interna potencia o desenvolvimento do endomarketing, que por sua vez contribui de forma positiva e significativa para a motivação do cliente interno, permitindo concluir que o endomarketing e a comunicação interna potenciam a motivação do cliente interno. |
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O contributo do endomarketing e da comunicação interna para a motivação do cliente internoEndomarketingMotivaçãoComunicação internaOrganizaçãoCliente internoMotivationInternal-communicationOrganizationInternal clientDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoCom a globalização e o aumento de competitividade entre as organizações, o papel do colaborador alterou-se. Reconheceu-se a sua importância para o sucesso da organização e passou a ser fundamental o seu bem-estar, assim como a sua motivação e o seu comprometimento para com a organização. Desta forma, torna-se necessário compreender o que motiva os colaboradores e como faze-lo corretamente para que seja benéfico para a organização e para o próprio colaborador. Assim, este estudo como principal objetivo conhecer a relação entre endomarketing, comunicação interna e a motivação do cliente interno. A investigação caracteriza-se como exploratória, quantitativa, descritiva-correlacional, transversal e não experimental. Foi elaborado um instrumento para a recolha de dados constituído por três escalas, de modo a averiguar a relação entre as três variáveis: endomarketing, comunicação interna e motivação. Este foi enviado para várias organizações de diferentes zonas do país e de diferentes ramos de atividade e foi possível construir uma amostra aleatória com 145 participantes. Os resultados obtidos permitiram concluir que existe uma relação positiva entre o endomarketing e a motivação, ou seja, à medida que os fatores da escala de endomarketing aumentam, bem como a comunicação interna, a motivação dos colaboradores também aumenta. Isto é, todas as variáveis têm uma relação positiva entre si, confirmando assim as hipóteses em estudo. Podemos, assim, considerar que a comunicação interna potencia o desenvolvimento do endomarketing, que por sua vez contribui de forma positiva e significativa para a motivação do cliente interno, permitindo concluir que o endomarketing e a comunicação interna potenciam a motivação do cliente interno.Due to globalization and the increase in competitiveness among organizations, the role of employees has changed. Their importance for the success of the organization was recognized and their well-being became fundamental, as well as their motivation and their commitment to the organization. Therefore, it becomes necessary to understand what motivates the employees and how to do it correctly in order to be beneficial for the organization and for the employee. The main goal of this dissertation is to establish a correlation between endomarketing, internal communication and employees’ motivation. This study was exploratory, quantitative, descriptive-correlational, transversal and non-experimental. An instrument for gathering data was elaborated with three scales, in order to establish the correlation between the three variables: endomarketing, internal communication and motivation. This was sent to several organizations from different areas of the country and from different sectors of activity and we were able to use a random sample with 145 individuals. Through this research, it was possible to establish that there is a positive correlation between endomarketing and motivation: as the factors of the endomarketing scale increase, motivation also increases. The same is observed for the remaining variables of the study: by increasing the internal communication, also increases the endomarketing and as the internal communication increases, motivation will also increase. In other words, all variables have a positive correlation between them, thus confirming the hypotheses under study. In conclusion, we consider that internal communication can contribute to the development of endomarketing, which in turn contributes in a positive and significant way to the motivation of the employee, allowing us to conclude that endomarketing and internal communication enhance the motivation of the employee.Passos, Clotilde Maria PaulinoRibeiro, Célia dos PrazeresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFortuna, Ana Margarida Ribeiro2019-03-15T15:40:46Z2019-02-0120182019-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27091TID:202164888porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:40.274581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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