Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435 |
Resumo: | Com as mudanças no cenário econômico, tecnológico, social e cultural acontecendo em um ritmo cada vez mais rápido, as empresas, para terem maior destaque no mercado, perceberam a necessidade de investir cada vez mais no seu cliente interno. Os funcionários são responsáveis pela geração do resultado na organização, e para satisfazê-los e mantê-los, as empresas vêm fazendo uso de várias técnicas. Nesse contexto, o endomarketing, que é uma ferramenta usada pela área de recursos humanos para aproximar empregado e empregador e buscar uma maior satisfação e motivação por parte dos funcionários, vem ganhando cada vez mais destaque. O presente estudo, desenvolvido no SESC – Serviço Social do Comércio, na unidade do SESC Centro em Campina Grande – PB, apresenta como objetivo geral identificar os programas e ações realizados por esta companhia que podem ser consideradas como endomarketing. Nesta pesquisa, caracterizada como exploratória, descritiva e estudo de caso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados uma entrevista qualitativa, feita com a gerente da unidade e um questionário quantitativo, aplicado junto aos colaboradores com o intuito de medir o grau de satisfação dos funcionários em relação aos elementos do composto de endomarketing, companhia, custos, coordenadores e comunicação. Os resultados da pesquisa mostram que, analisando os elementos de forma geral, existe uma satisfação por parte dos funcionários em relação aos três primeiros elementos, entretanto, verificou-se um descontentamento em relação ao quarto elemento, comunicação, principalmente em relação à comunicação interna. Esse ponto deve ser alvo de maior preocupação e uma melhoria e otimização devem ser planejadas visto que, a qualidade na comunicação de uma companhia é ponto fundamental para que os funcionários se sintam parte integrante da organização, levando-os a um maior comprometimento. |
id |
UFCG_e316e94c1ffe55551e719718c96bd00c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6435 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.CORREIA, S. É. N.http://lattes.cnpq.br/0431849242809370LEAL, Francisco Nery.LEAL, F. N.http://lattes.cnpq.br/9480406503625125BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico.BARBOTIN, M. A. S. P.http://lattes.cnpq.br/7390128159622863BARBOSA, R. A.http://lattes.cnpq.br/5353374904676963BARBOSA, Raissa de Azevedo.Com as mudanças no cenário econômico, tecnológico, social e cultural acontecendo em um ritmo cada vez mais rápido, as empresas, para terem maior destaque no mercado, perceberam a necessidade de investir cada vez mais no seu cliente interno. Os funcionários são responsáveis pela geração do resultado na organização, e para satisfazê-los e mantê-los, as empresas vêm fazendo uso de várias técnicas. Nesse contexto, o endomarketing, que é uma ferramenta usada pela área de recursos humanos para aproximar empregado e empregador e buscar uma maior satisfação e motivação por parte dos funcionários, vem ganhando cada vez mais destaque. O presente estudo, desenvolvido no SESC – Serviço Social do Comércio, na unidade do SESC Centro em Campina Grande – PB, apresenta como objetivo geral identificar os programas e ações realizados por esta companhia que podem ser consideradas como endomarketing. Nesta pesquisa, caracterizada como exploratória, descritiva e estudo de caso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados uma entrevista qualitativa, feita com a gerente da unidade e um questionário quantitativo, aplicado junto aos colaboradores com o intuito de medir o grau de satisfação dos funcionários em relação aos elementos do composto de endomarketing, companhia, custos, coordenadores e comunicação. Os resultados da pesquisa mostram que, analisando os elementos de forma geral, existe uma satisfação por parte dos funcionários em relação aos três primeiros elementos, entretanto, verificou-se um descontentamento em relação ao quarto elemento, comunicação, principalmente em relação à comunicação interna. Esse ponto deve ser alvo de maior preocupação e uma melhoria e otimização devem ser planejadas visto que, a qualidade na comunicação de uma companhia é ponto fundamental para que os funcionários se sintam parte integrante da organização, levando-os a um maior comprometimento.With the increasingly pace of changes in the economical, technological, social and cultural environment, Companies, have realized the need to invest more and more in its internal clients in order to achieve more market relevance. Employees are responsible for the generation of results in the Organization, and Companies are using different approaches in order to keep and satisfy them. In this context, endomarketing – wich is a tool used by the human resources area to keep employer and employees closer and to reach higher satisfaction and motivation for the employee – is achieving more and more prominence. The current study, developed in the Commerce Social Service – SESC, at the SESC Centro unit in Campina Grande, PB, aims to identify the programs and actions performed by the company which can be classified as endomarketing. In this exploratory and descriptive study case, we used as means for data collection a qualitative interview with the Company Manager, as well as a quantitative survey, applied with the employees in order to measure their satisfaction over the compound of endomarketing elements: company, costs, coordinators and communication. The research results show that, in what concerns to the former three elements, there is a general satisfaction. However, there was dissatisfaction with the forth element, communication, especially in what concerns internal communication. Thereby, this issue must require more concern, and improvement and optimization should be at stake, once the quality of the company communication is a key point for the staff to feel part of the organization and leads them to a higher commitment.Submitted by Waléria Camilo (walpcamilo@gmail.com) on 2019-09-01T08:07:20Z No. of bitstreams: 1 RAISSA DE AZEVEDO BARBOSA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2009..pdf: 1063624 bytes, checksum: 10a328721a6f551af54f4a4b8bcb375c (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-01T08:07:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAISSA DE AZEVEDO BARBOSA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2009..pdf: 1063624 bytes, checksum: 10a328721a6f551af54f4a4b8bcb375c (MD5) Previous issue date: 2009Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoEndomarketingCliente internoComposto de endomarketingInternal clientEndomarketing compoundPrática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC.Endomarketing practice: a study of programs and actions developed by SESC.20092019-09-01T08:07:20Z20092019-09-01T08:07:20Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435BARBOSA, Raissa de Azevedo. Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. 2009. 73 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALRAISSA DE AZEVEDO BARBOSA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2009.pdfRAISSA DE AZEVEDO BARBOSA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2009.pdfapplication/pdf1022643http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6435/3/RAISSA+DE+AZEVEDO+BARBOSA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2009.pdfd0ddea72231c8fae2ff6fbaaed5a89bdMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6435/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/64352022-01-25 14:38:04.389oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T17:38:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Endomarketing practice: a study of programs and actions developed by SESC. |
title |
Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. |
spellingShingle |
Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. BARBOSA, Raissa de Azevedo. Administração Endomarketing Cliente interno Composto de endomarketing Internal client Endomarketing compound |
title_short |
Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. |
title_full |
Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. |
title_fullStr |
Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. |
title_full_unstemmed |
Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. |
title_sort |
Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. |
author |
BARBOSA, Raissa de Azevedo. |
author_facet |
BARBOSA, Raissa de Azevedo. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CORREIA, S. É. N. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
LEAL, Francisco Nery. |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
LEAL, F. N. |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9480406503625125 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico. |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
BARBOTIN, M. A. S. P. |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7390128159622863 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
BARBOSA, R. A. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5353374904676963 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, Raissa de Azevedo. |
contributor_str_mv |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. LEAL, Francisco Nery. BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Endomarketing Cliente interno Composto de endomarketing Internal client Endomarketing compound |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Endomarketing Cliente interno Composto de endomarketing Internal client Endomarketing compound |
description |
Com as mudanças no cenário econômico, tecnológico, social e cultural acontecendo em um ritmo cada vez mais rápido, as empresas, para terem maior destaque no mercado, perceberam a necessidade de investir cada vez mais no seu cliente interno. Os funcionários são responsáveis pela geração do resultado na organização, e para satisfazê-los e mantê-los, as empresas vêm fazendo uso de várias técnicas. Nesse contexto, o endomarketing, que é uma ferramenta usada pela área de recursos humanos para aproximar empregado e empregador e buscar uma maior satisfação e motivação por parte dos funcionários, vem ganhando cada vez mais destaque. O presente estudo, desenvolvido no SESC – Serviço Social do Comércio, na unidade do SESC Centro em Campina Grande – PB, apresenta como objetivo geral identificar os programas e ações realizados por esta companhia que podem ser consideradas como endomarketing. Nesta pesquisa, caracterizada como exploratória, descritiva e estudo de caso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados uma entrevista qualitativa, feita com a gerente da unidade e um questionário quantitativo, aplicado junto aos colaboradores com o intuito de medir o grau de satisfação dos funcionários em relação aos elementos do composto de endomarketing, companhia, custos, coordenadores e comunicação. Os resultados da pesquisa mostram que, analisando os elementos de forma geral, existe uma satisfação por parte dos funcionários em relação aos três primeiros elementos, entretanto, verificou-se um descontentamento em relação ao quarto elemento, comunicação, principalmente em relação à comunicação interna. Esse ponto deve ser alvo de maior preocupação e uma melhoria e otimização devem ser planejadas visto que, a qualidade na comunicação de uma companhia é ponto fundamental para que os funcionários se sintam parte integrante da organização, levando-os a um maior comprometimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009 2019-09-01T08:07:20Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-01T08:07:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, Raissa de Azevedo. Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. 2009. 73 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Raissa de Azevedo. Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. 2009. 73 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6435/3/RAISSA+DE+AZEVEDO+BARBOSA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2009.pdf http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6435/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0ddea72231c8fae2ff6fbaaed5a89bd 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1799308667005173760 |