Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUTO, Bruno Alves.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6260
Resumo: A principal prática do Endomarketing é fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre a empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercado nos quais atua. Um Programa de Endomarketing bem feito é capaz de tornar o funcionário um ser comprometido com a empresa, cada um em sua área de atuação e através do seu trabalho. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo medir o nível de satisfação dos clientes internos da Agência 0082 na cidade de Campina Grande - PB. O modelo monográfico foi quanto aos fins exploratório e descritivo. Quantos aos meios utilizados para alcançar o objetivo foi uma pesquisa de campo, um estudo de caso. Para a coleta de dados foi feito uma revisão bibliográfico acerca do tema em questão, aplicou-se um questionário adaptado com o objetivo de averiguar o nível de satisfação dos mesmos na empresa. Levou-se em consideração o perfil socioeconômico através das variáveis: gênero, faixa etária, estado civil, renda mensal familiar, escolaridade e tempo de serviço na empresa; contendo seis questões fechadas. Na segunda, sugere-se que sejam investigadas aspectos relacionados à satisfação dos colaboradores para implantação de um programa de Endomarketing. O estudo revelou que a organização possui talentos promissores, no qual proporciona uma junção de experiência com juventude quebrando assim alguns paradigmas no passado. Quanto a satisfação dos clientes internos da Agência, pode-se notar que no geral foi de grande importância, existe divergência de opiniões e consequentemente situações de condições de satisfação individuais de acordo principalmente com o sócio psicológico desses colaboradores, e ainda, saber se as ferramentas do endomarketing são utilizadas nessa organização. Todavia é necessário que os gestores estimulem cada vez mais os seus colaboradores a traçarem metas e objetivos da organização.
id UFCG_5308ed9a6a6f0e6fbab47fe2f9342b80
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6260
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling ALMEIDA, Paoline Levy Pereira.ALMEIDA, P. L. P.http://lattes.cnpq.br/6795032095583727VASCONCELOS, Patrício Henrique de.VASCONCELOS, P. H.http://lattes.cnpq.br/0134827478958758SANTOS, Suênya Freire do Monte.SANTOS, S. F. M.http://lattes.cnpq.br/3375677785809016SOUTO, Bruno Alves.A principal prática do Endomarketing é fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre a empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercado nos quais atua. Um Programa de Endomarketing bem feito é capaz de tornar o funcionário um ser comprometido com a empresa, cada um em sua área de atuação e através do seu trabalho. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo medir o nível de satisfação dos clientes internos da Agência 0082 na cidade de Campina Grande - PB. O modelo monográfico foi quanto aos fins exploratório e descritivo. Quantos aos meios utilizados para alcançar o objetivo foi uma pesquisa de campo, um estudo de caso. Para a coleta de dados foi feito uma revisão bibliográfico acerca do tema em questão, aplicou-se um questionário adaptado com o objetivo de averiguar o nível de satisfação dos mesmos na empresa. Levou-se em consideração o perfil socioeconômico através das variáveis: gênero, faixa etária, estado civil, renda mensal familiar, escolaridade e tempo de serviço na empresa; contendo seis questões fechadas. Na segunda, sugere-se que sejam investigadas aspectos relacionados à satisfação dos colaboradores para implantação de um programa de Endomarketing. O estudo revelou que a organização possui talentos promissores, no qual proporciona uma junção de experiência com juventude quebrando assim alguns paradigmas no passado. Quanto a satisfação dos clientes internos da Agência, pode-se notar que no geral foi de grande importância, existe divergência de opiniões e consequentemente situações de condições de satisfação individuais de acordo principalmente com o sócio psicológico desses colaboradores, e ainda, saber se as ferramentas do endomarketing são utilizadas nessa organização. Todavia é necessário que os gestores estimulem cada vez mais os seus colaboradores a traçarem metas e objetivos da organização.The main practice of Endomarketing is to do with that all of the employees have a vision shared on the company, including items as administration, goals, results, products, services and market us which it acts. A Program of Endomarketing well fact is capable to turn the employee a committed being with the company, each one in his/her area of performance and through his/her work. In this context, the present work had as objective measures the level of the internal customers' of the Agency 0082 satisfaction in the city of Campina Grande - PB. The model monográfico went as for the exploratory and descriptive ends. How many to the means used to reach the objective was a field research, a case study. For the collection of data it was made a bibliographical revision concerning the theme in subject, a questionnaire was applied adapted with the objective of discovering the level of satisfaction of the same ones in the company. It was taken into account the socioeconomic profile through the variables: gender, age group, marital status, family monthly income, education and time of service in the company; containing six closed subjects. On Monday, he/she suggests himself that aspects related to the collaborators' satisfaction are investigated for implantation of a program of Endomarketing. The study revealed that the organization possesses promising talents, in which it provides a junction of experience with youth breaking like this some paradigms in the past. As the internal customers' of the Agency satisfaction, it can be noticed that in the general it was of great importance, divergence of opinions exists and consequently situations of individual satisfaction conditions of agreement mainly with those collaborators' psychological partner, and still, to know the tools of the endomarketing is used in that organization. Though it is necessary that the managers stimulate their collaborators more and more to draw her/it goals and objectives of the organization.Submitted by Ermesson Brito (joffilybrito@gmail.com) on 2019-08-28T10:58:16Z No. of bitstreams: 1 BRUNO ALVES SOUTO - TCC ADMINSTRAÇÃO 2008..pdf: 1179363 bytes, checksum: 2637d7aa322a01720943106219635857 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-28T10:58:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRUNO ALVES SOUTO - TCC ADMINSTRAÇÃO 2008..pdf: 1179363 bytes, checksum: 2637d7aa322a01720943106219635857 (MD5) Previous issue date: 2008Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoSatisfaçãoCliente internoEndomarketingSatisfactionInternal clientPercepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande.Internal customer perception: the case of Campina Grande city bank branch 0082.20082019-08-28T10:58:16Z2019-08-282019-08-28T10:58:16Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6260SOUTO, Bruno Alves. Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande. 2008. 81 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6260info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 6ed. São Paulo: Atlas, 2003. BANCO REAL. Disponível: <http:www.bancoreal.com.br>. Acesso em 10 de maio de 2008. BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995. ______. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004. BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing como estratégia de gestão. Encante seu cliente interno, Porto Alegre: L&P, 1998. ______. Face a face com o endomarketing. O papel estratégico das lideranças no processo da informação. Porto Alegre: L&P, 2005. CHIAVANATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. ______. Recursos humanos. Edição Compacta 7ed. São Paulo: Atlas, 2002. ______. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 3. ed. Rev. E atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing – Educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2002. DIEHL, Astor Antônio. Pesquisa em ciência socias aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004. FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de recursos humanas – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2007. GIL, Antônio Carlos . Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2001. Referências Bruno Alves Souto 75 5 KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. ______. KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo Prentice Hall, 2006. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001. ______. LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: Princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas e pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999. LIMEIRA, Tânia Maria igal. Fundamentos de Marketing. In: Dias, Sérgio Roberto (Coord). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2006. MAGNO, Alexandre. Endomarketing. In: Richa, Júlio César (org.). Grandes temas de marketing. Fortaleza: Editora de ponta, 2001. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001. MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizado. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. ROBBINS, Etephen Paul. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2004. ______. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2005. RUDIO, franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa cientíca. Petrópolis: Vozes, 1999. ROJO, Francisco José Grandis. Varejo. In: DIAS, Sérgio Roberto (coord.). Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2006. SPILLER, Eduardo Santiago[et al.]. Gestão de serviços e marketing interno. Rio de Janeiro: FGV, 2004. TACHIZAWA, Rakeshy; FERREIRA, Victor C. Paradela; FORTUNA, Antônio A. Mello. Gestão com pessoas. Uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. VERGARA, Silvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em andamento. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000. VIEIRA, Renata Fernanda Porto Beranger. Pesquisa de satisfação do cliente interno após a implementação de um programa de endomarketing.Campina Grande , 2006.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALBRUNO ALVES SOUTO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2008.pdfBRUNO ALVES SOUTO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2008.pdfapplication/pdf831083http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6260/3/BRUNO+ALVES+SOUTO+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2008.pdf667439b57529122a6fc9042c856acf19MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6260/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/62602022-01-26 15:19:24.84oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:02:49.217477Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Internal customer perception: the case of Campina Grande city bank branch 0082.
title Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande.
spellingShingle Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande.
SOUTO, Bruno Alves.
Administração
Satisfação
Cliente interno
Endomarketing
Satisfaction
Internal client
title_short Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande.
title_full Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande.
title_fullStr Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande.
title_full_unstemmed Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande.
title_sort Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande.
author SOUTO, Bruno Alves.
author_facet SOUTO, Bruno Alves.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALMEIDA, Paoline Levy Pereira.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv ALMEIDA, P. L. P.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6795032095583727
dc.contributor.referee1.fl_str_mv VASCONCELOS, Patrício Henrique de.
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv VASCONCELOS, P. H.
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0134827478958758
dc.contributor.referee2.fl_str_mv SANTOS, Suênya Freire do Monte.
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv SANTOS, S. F. M.
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3375677785809016
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUTO, Bruno Alves.
contributor_str_mv ALMEIDA, Paoline Levy Pereira.
VASCONCELOS, Patrício Henrique de.
SANTOS, Suênya Freire do Monte.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Satisfação
Cliente interno
Endomarketing
Satisfaction
Internal client
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Cliente interno
Endomarketing
Satisfaction
Internal client
description A principal prática do Endomarketing é fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre a empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercado nos quais atua. Um Programa de Endomarketing bem feito é capaz de tornar o funcionário um ser comprometido com a empresa, cada um em sua área de atuação e através do seu trabalho. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo medir o nível de satisfação dos clientes internos da Agência 0082 na cidade de Campina Grande - PB. O modelo monográfico foi quanto aos fins exploratório e descritivo. Quantos aos meios utilizados para alcançar o objetivo foi uma pesquisa de campo, um estudo de caso. Para a coleta de dados foi feito uma revisão bibliográfico acerca do tema em questão, aplicou-se um questionário adaptado com o objetivo de averiguar o nível de satisfação dos mesmos na empresa. Levou-se em consideração o perfil socioeconômico através das variáveis: gênero, faixa etária, estado civil, renda mensal familiar, escolaridade e tempo de serviço na empresa; contendo seis questões fechadas. Na segunda, sugere-se que sejam investigadas aspectos relacionados à satisfação dos colaboradores para implantação de um programa de Endomarketing. O estudo revelou que a organização possui talentos promissores, no qual proporciona uma junção de experiência com juventude quebrando assim alguns paradigmas no passado. Quanto a satisfação dos clientes internos da Agência, pode-se notar que no geral foi de grande importância, existe divergência de opiniões e consequentemente situações de condições de satisfação individuais de acordo principalmente com o sócio psicológico desses colaboradores, e ainda, saber se as ferramentas do endomarketing são utilizadas nessa organização. Todavia é necessário que os gestores estimulem cada vez mais os seus colaboradores a traçarem metas e objetivos da organização.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-28T10:58:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-28
2019-08-28T10:58:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6260
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUTO, Bruno Alves. Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande. 2008. 81 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6260
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6260
identifier_str_mv SOUTO, Bruno Alves. Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande. 2008. 81 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 6ed. São Paulo: Atlas, 2003. BANCO REAL. Disponível: <http:www.bancoreal.com.br>. Acesso em 10 de maio de 2008. BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995. ______. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004. BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing como estratégia de gestão. Encante seu cliente interno, Porto Alegre: L&P, 1998. ______. Face a face com o endomarketing. O papel estratégico das lideranças no processo da informação. Porto Alegre: L&P, 2005. CHIAVANATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. ______. Recursos humanos. Edição Compacta 7ed. São Paulo: Atlas, 2002. ______. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 3. ed. Rev. E atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing – Educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2002. DIEHL, Astor Antônio. Pesquisa em ciência socias aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004. FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de recursos humanas – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2007. GIL, Antônio Carlos . Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2001. Referências Bruno Alves Souto 75 5 KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. ______. KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo Prentice Hall, 2006. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001. ______. LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: Princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas e pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999. LIMEIRA, Tânia Maria igal. Fundamentos de Marketing. In: Dias, Sérgio Roberto (Coord). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2006. MAGNO, Alexandre. Endomarketing. In: Richa, Júlio César (org.). Grandes temas de marketing. Fortaleza: Editora de ponta, 2001. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001. MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizado. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. ROBBINS, Etephen Paul. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2004. ______. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2005. RUDIO, franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa cientíca. Petrópolis: Vozes, 1999. ROJO, Francisco José Grandis. Varejo. In: DIAS, Sérgio Roberto (coord.). Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2006. SPILLER, Eduardo Santiago[et al.]. Gestão de serviços e marketing interno. Rio de Janeiro: FGV, 2004. TACHIZAWA, Rakeshy; FERREIRA, Victor C. Paradela; FORTUNA, Antônio A. Mello. Gestão com pessoas. Uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. VERGARA, Silvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em andamento. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000. VIEIRA, Renata Fernanda Porto Beranger. Pesquisa de satisfação do cliente interno após a implementação de um programa de endomarketing.Campina Grande , 2006.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6260/3/BRUNO+ALVES+SOUTO+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2008.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6260/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 667439b57529122a6fc9042c856acf19
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396575634915328