Relatório de estágio em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Sandra Maria Sebastião
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10714
Resumo: O presente relatório tem como objetivo narrar e refletir os acontecimentos e aprendizagens da formanda nos estágios em contexto de Creche e de Educação Pré-Escolar. Estes surgem no domínio da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Os estágios têm como propósito observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares estudadas ao longo da licenciatura, bem como compará-los com a prática pedagógica propriamente dita. Considerou-se importante e fundamental, durante os estágios, recorrer a instrumentos de observação e de registos, uma vez que permite ao(á) educador(a) compreender os interesses e necessidades de cada criança e do grupo. Procurou-se refletir sobre, na e para a ação de forma a conhecer e desenvolver a prática. A mestranda aprendeu o que seria possível fazer e o que não poderia fazer ao longo do seu processo de formação. E cada dia que passava, na Prática Educativa Supervisionada, a mestranda consolidava conceitos, relacionados com as crianças, com os adultos, com os contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar, com a comunidade e com as interações entre todos. Finaliza-se fazendo-se referência a Marxwell Maltz, que afirma que “a vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades”.
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