Estudo de misturas betuminosas do tipo CPA para revestimento de pavimentos aeroportuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ranazzi, Paula Pompeo de Camargo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11110
Resumo: A infraestrutura aeroportuária assume papel de destaque tratando-se de segurança de vôo, dado ao grande percentual de ocorrência de acidentes nas operações de aterragem e descolagem. Os pavimentos aeroportuários são responsáveis por promover características adequadas para garantir a segurança dos utentes nessas operações. A preocupação geral quanto às características funcionais do pavimento está relacionada com a aderência entre o pneu da aeronave e a superfície da pista de aterragem e descolagem. Objetiva-se a obtenção de revestimentos a partir de misturas betuminosas que assegurem a aderência pneupavimento, por meio da combinação da microtextura e macrotextura, criando propriedades de atrito adequadas à variação da velocidade das aeronaves e à adversidade das situações climáticas. A estrutura do pavimento aeroportuário pode variar entre pavimento rígido e flexível, devido à ordem técnica e económica. A escolha do tipo de pavimento é justificada conforme o tipo de utilização do mesmo (pistas, caminhos de circulação, áreas de estacionamento). O presente trabalho apresenta o estudo sobre o uso de misturas betuminosas do tipo camada porosa de atrito (CPA), que corresponde a uma camada betuminosa aberta, como camada de revestimento de pavimentos aeroportuários. O trabalho desenvolve-se através do estudo das especificações técnicas para a utilização desse tipo de camada, bem como suas vantagens frente a revestimentos convencionais, que fundamentam sua aplicação como revestimento de pavimentos aeroportuários, e as limitações para seu uso. Como estudo de caso será analisada a aplicação dessa mistura betuminosa aberta na obra de recapeamento na pista de aterragem e descolagem do Aeroporto de Catoca, a partir de documentos que relatam patologias ocorridas após um ano da execução. Pretende-se, também, a identificação das possíveis causas dessas patologias por meio da comparação entre a descrição dos documentos fornecidos pela empresa responsável pelo projeto e as especificações técnicas apresentadas nesse trabalho.
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