Formulação de misturas betuminosas para camadas de desgaste: efeitos na macrotextura do pavimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Rafael Alexandre Correia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33523
Resumo: Na presente dissertação é estudada uma metodologia que possibilita a criação de modelos da superfície da camada de desgaste de pavimentos rodoviários, com base nos seus parâmetros composicionais. O conhecimento das características superficiais dos pavimentos rodoviários por observação direta constitui um grande desafio, pelo que, é imprescindível conseguir métodos simples, que possibilitem a fácil obtenção de dados relativos a diferentes tipos de misturas betuminosas e estabeleçam correlações entre essas propriedades e a segurança rodoviária. A interação entre o pneu e o pavimento é resultado de vários fatores, entre os quais, a aderência entre as duas superfícies. Uma boa interação pneu-pavimento é determinante para obter, uma circulação com o trajeto definido e uma boa resistência à derrapagem, essenciais para adequados processos de aceleração e travagem. Baseado em formulações analíticas e gráficas foram determinados parâmetros granulométricos para três tipos de misturas betuminosas e, com base nesses parâmetros, foi possível determinar as percentagens de agregados, correspondentes a cada diâmetro esférico equivalente, e obter os indicies físicos necessários para estabelecer a composição nos modelos. Na elaboração dos modelos foram considerados os parâmetros composicionais que determinaram as características superficiais das misturas. Simulando por essa via as propriedades texturais (microtextura e macrotextura). Diferentes estados hídricos foram também considerados, traduzidos em lâminas de água de várias espessuras, para simular as propriedades dos pavimentos em diferentes estados, sem necessidade de recorrer à fabricação da mistura. Por fim, foram elaborados vários modelos, simulando algumas situações que ocorrem durante a vida útil de um pavimento, como o desgaste do agregado e a presença de água na macrotextura. Conclui-se, que estes modelos podem ser utilizados no futuro para ajudar a analisar e perceber as melhores combinações de materiais, bem como controlar os parâmetros que permitam obter mais segurança rodoviária.
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