Pelos labirintos de um eixo: reflexões sobre um ciclo de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38348 |
Resumo: | Considerados em inter-relação, os conceitos de educação, criatividade e motricidade humana têm em comum: a mesma natureza dinâmica; o mesmo sentido ecológico, imanente-transcendente da construção do humano; a mesma vontade de coerência entre diferentes facetas da vida; o mesmo propósito de transformação, de ir contra o estabelecido e de compromisso com a ação. O presente artigo tem como finalidade refletir sobre os desafios que a educação criativo-motrícia coloca e como se tornou eixo estruturador de três áreas de atividade académica da autora – docência, coordenação e investigação. |
id |
RCAP_077d7daee89e53f2d10986542f0ed83a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38348 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pelos labirintos de um eixo: reflexões sobre um ciclo de vidaEducaçãoCriatividadeMotricidade humanaInvestigaçãoEducationCreativityHuman motricityResearchConsiderados em inter-relação, os conceitos de educação, criatividade e motricidade humana têm em comum: a mesma natureza dinâmica; o mesmo sentido ecológico, imanente-transcendente da construção do humano; a mesma vontade de coerência entre diferentes facetas da vida; o mesmo propósito de transformação, de ir contra o estabelecido e de compromisso com a ação. O presente artigo tem como finalidade refletir sobre os desafios que a educação criativo-motrícia coloca e como se tornou eixo estruturador de três áreas de atividade académica da autora – docência, coordenação e investigação.The aim of this article is to go through the challenges of a creative and human motricity education, and how it became the structuring axis in three areas of the author academic activity – teaching, coordination and research. Considered in their interrelation, the concepts of education, creativity and human motricity have in common: the same dynamic nature; the same ecological sense, immanent- transcendent of the human development; the same need of coherence between different facets of life; the same purpose of transformation, going against the established and commitment to actionVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, Helena Gil da2022-07-22T08:40:52Z2019-052019-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38348por1516-5485info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:18.380053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pelos labirintos de um eixo: reflexões sobre um ciclo de vida |
title |
Pelos labirintos de um eixo: reflexões sobre um ciclo de vida |
spellingShingle |
Pelos labirintos de um eixo: reflexões sobre um ciclo de vida Costa, Helena Gil da Educação Criatividade Motricidade humana Investigação Education Creativity Human motricity Research |
title_short |
Pelos labirintos de um eixo: reflexões sobre um ciclo de vida |
title_full |
Pelos labirintos de um eixo: reflexões sobre um ciclo de vida |
title_fullStr |
Pelos labirintos de um eixo: reflexões sobre um ciclo de vida |
title_full_unstemmed |
Pelos labirintos de um eixo: reflexões sobre um ciclo de vida |
title_sort |
Pelos labirintos de um eixo: reflexões sobre um ciclo de vida |
author |
Costa, Helena Gil da |
author_facet |
Costa, Helena Gil da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Helena Gil da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Criatividade Motricidade humana Investigação Education Creativity Human motricity Research |
topic |
Educação Criatividade Motricidade humana Investigação Education Creativity Human motricity Research |
description |
Considerados em inter-relação, os conceitos de educação, criatividade e motricidade humana têm em comum: a mesma natureza dinâmica; o mesmo sentido ecológico, imanente-transcendente da construção do humano; a mesma vontade de coerência entre diferentes facetas da vida; o mesmo propósito de transformação, de ir contra o estabelecido e de compromisso com a ação. O presente artigo tem como finalidade refletir sobre os desafios que a educação criativo-motrícia coloca e como se tornou eixo estruturador de três áreas de atividade académica da autora – docência, coordenação e investigação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05 2019-05-01T00:00:00Z 2022-07-22T08:40:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/38348 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/38348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1516-5485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132036274847744 |