«No Logo», ou os problemas da globalização : a propósito do livro de Naomi Klein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João de Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4293
Resumo: Partindo de uma análise da obra de Naomi Klein, no essencial, trata-se, neste ensaio, de compreender em profundidade a forma que assumiu a globalização do ponto de vista da economia, do processo produtivo, do consumo e da envolvência cultural, ou hegemonia da marca, e os efeitos que este fenómeno está a induzir nas sociedades desenvolvidas, num mundo onde as multinacionais já detêm mais poder económico, social e cultural que os próprios Estados nacionais.
id RCAP_077dd7cac7442d7d1c197291c708f3ac
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling «No Logo», ou os problemas da globalização : a propósito do livro de Naomi KleinCIÊNCIA POLÍTICAEMPRESAS MULTINACIONAISGLOBALIZAÇÃOKLEIN, NAOMIPOLITICAL SCIENCEGLOBALISATIONMULTINATIONAL COMPANIESPartindo de uma análise da obra de Naomi Klein, no essencial, trata-se, neste ensaio, de compreender em profundidade a forma que assumiu a globalização do ponto de vista da economia, do processo produtivo, do consumo e da envolvência cultural, ou hegemonia da marca, e os efeitos que este fenómeno está a induzir nas sociedades desenvolvidas, num mundo onde as multinacionais já detêm mais poder económico, social e cultural que os próprios Estados nacionais.Based on an analysis of the work of Naomi Klein, essentially I intend, in this essay, to understand in depth the globalization phenomenon from the point of view of the economy, of the production process, of the consumption and of the cultural surroundings, or of the branding hegemony, and the effects that this phenomenon is inducing in developed societies, in a world where multinational corporations have already more economic, social and cultural power than the nation-states themselves.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-25T10:05:42Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4293por9774645893104Santos, João de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:32Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:28.582977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv «No Logo», ou os problemas da globalização : a propósito do livro de Naomi Klein
title «No Logo», ou os problemas da globalização : a propósito do livro de Naomi Klein
spellingShingle «No Logo», ou os problemas da globalização : a propósito do livro de Naomi Klein
Santos, João de Almeida
CIÊNCIA POLÍTICA
EMPRESAS MULTINACIONAIS
GLOBALIZAÇÃO
KLEIN, NAOMI
POLITICAL SCIENCE
GLOBALISATION
MULTINATIONAL COMPANIES
title_short «No Logo», ou os problemas da globalização : a propósito do livro de Naomi Klein
title_full «No Logo», ou os problemas da globalização : a propósito do livro de Naomi Klein
title_fullStr «No Logo», ou os problemas da globalização : a propósito do livro de Naomi Klein
title_full_unstemmed «No Logo», ou os problemas da globalização : a propósito do livro de Naomi Klein
title_sort «No Logo», ou os problemas da globalização : a propósito do livro de Naomi Klein
author Santos, João de Almeida
author_facet Santos, João de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIA POLÍTICA
EMPRESAS MULTINACIONAIS
GLOBALIZAÇÃO
KLEIN, NAOMI
POLITICAL SCIENCE
GLOBALISATION
MULTINATIONAL COMPANIES
topic CIÊNCIA POLÍTICA
EMPRESAS MULTINACIONAIS
GLOBALIZAÇÃO
KLEIN, NAOMI
POLITICAL SCIENCE
GLOBALISATION
MULTINATIONAL COMPANIES
description Partindo de uma análise da obra de Naomi Klein, no essencial, trata-se, neste ensaio, de compreender em profundidade a forma que assumiu a globalização do ponto de vista da economia, do processo produtivo, do consumo e da envolvência cultural, ou hegemonia da marca, e os efeitos que este fenómeno está a induzir nas sociedades desenvolvidas, num mundo onde as multinacionais já detêm mais poder económico, social e cultural que os próprios Estados nacionais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-11-25T10:05:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4293
url http://hdl.handle.net/10437/4293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 9774645893104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131251684147200