A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.18654 |
Resumo: | A atenção à sobredotação e a alunos com altas capacidades, na Região Autónoma da Madeira (RAM), tem sido referenciada pelo seu pioneirismo no contexto português. Neste artigo descreve-se a evolução desde os anos 90 dos mecanismos de atendimento das crianças e adolescentes com elevadas capacidades, e respetivo enquadramento legal. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas a alguns dos intervenientes neste processo e através da consulta de documentos disponíveis. Assim, foi possível organizar o percurso histórico da sobredotação na Madeira, apresentando um breve enquadramento da emergência do apoio à sobredotação e descrevendo três fases sequenciais do mesmo: (a) Implementação de serviços de atendimento; (b) Consolidação da prestação de serviços; e (c) Serviços prestados na atualidade. De uma forma geral, apesar da evolução e modificação dos serviços, o investimento tem-se centrado no processo de identificação e de intervenção, na formação e na prática baseada em evidência, procurando fazer convergir as atuações com as orientações internacionais na área. Apontam-se algumas reflexões sobre as políticas públicas na área da sobredotação, tendo como premissa a escola inclusiva e uma melhoria de serviços que promovam a igualdade de oportunidades e a diferenciação das práticas educativas, em função das características e necessidades de cada aluno. |
id |
RCAP_077eea109b3e9245251c2db0af3ba8fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18654 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativasLa La superdotación en la Región Autónoma de MadeiraLe Le surdouement dans la Région Autonome de MadèreA sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativasArtigosA atenção à sobredotação e a alunos com altas capacidades, na Região Autónoma da Madeira (RAM), tem sido referenciada pelo seu pioneirismo no contexto português. Neste artigo descreve-se a evolução desde os anos 90 dos mecanismos de atendimento das crianças e adolescentes com elevadas capacidades, e respetivo enquadramento legal. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas a alguns dos intervenientes neste processo e através da consulta de documentos disponíveis. Assim, foi possível organizar o percurso histórico da sobredotação na Madeira, apresentando um breve enquadramento da emergência do apoio à sobredotação e descrevendo três fases sequenciais do mesmo: (a) Implementação de serviços de atendimento; (b) Consolidação da prestação de serviços; e (c) Serviços prestados na atualidade. De uma forma geral, apesar da evolução e modificação dos serviços, o investimento tem-se centrado no processo de identificação e de intervenção, na formação e na prática baseada em evidência, procurando fazer convergir as atuações com as orientações internacionais na área. Apontam-se algumas reflexões sobre as políticas públicas na área da sobredotação, tendo como premissa a escola inclusiva e uma melhoria de serviços que promovam a igualdade de oportunidades e a diferenciação das práticas educativas, em função das características e necessidades de cada aluno. Attention to giftedness and high ability students, in the Autonomous Region of Madeira (RAM), has been acknowledged for being pioneer in Portugal. The main purpose of this paper is to outline the evolution of practices for high abilities students, and their legal framework, since the 90s, in RAM. Data were collected from interviews with some of the actors in this process and through analysis of available documents. Thus, it was possible to organise the historical path of giftedness in Madeira. So, it is presented a brief framework of the emergence of giftedness educational support and three sequential phases are also described: (a) Implementation of support services; (b) Consolidation of the provision of services; and (c) Current services provided. In general, despite the evolution and modification of the organisation of the services, the investment has been on the identification process and intervention, on evidence-based practice, seeking convergence of intervention with international guidelines. Some reflections on public policies about giftedness are pointed out, based on a comprehensive school and a possible improvement of practices that might facilitate equal opportunities and differentiation, according to the characteristics and needs of each student. La atención a los estudiantes superdotados y con altas capacidades en la Región Autónoma de Madeira (RAM) se ha mencionado como pionera en el contexto portugués. En este estudio se pretende trazar la evolución de los mecanismos de atención de los niños y adolescentes con altas capacidades en la RAM, con su respectivo marco legal, de lo que viene sucediendo desde los años 90. Los datos fueron recogidos a partir de entrevistas a algunos de los participantes en este proceso y a través de la consulta de documentos disponibles. Así, fue posible organizar el recorrido histórico de la superdotación en Madeira, presentando un breve encuadre del surgimiento del apoyo a la sobredotación y describiendo tres fases secuenciales del mismo: (a) Implementación de servicios de atención; (b) Consolidación de la prestación de servicios; y (c) Servicios prestados en la actualidad. En general, a pesar de la evolución y la modificación de los servicios, la inversión se ha centrado en el proceso de identificación y de intervención, en la formación y en la práctica basada en evidencia, buscando hacer converger las actuaciones con las orientaciones internacionales en el área. Se apuntan algunas reflexiones sobre las políticas públicas en el área de la superdotación, teniendo como premisa la escuela inclusiva y una posible mejora de servicios que pueda facilitar la igualdad de oportunidades y la diferenciación de las prácticas educativas en función de las características y necesidades de cada alumno.L’attention donnée au surdouement et aux élèves á haut potentiel, dans la Région Autonome de Madère (RAM), est référencée comme pionnière dans le contexte portugais. Dans cette étude, nous prétendons tracer l’évolution des mécanismes d’accueil des enfants et adolescents á haut potentiel, ainsi que leur respectif cadre juridique, ce qui se passe depuis les années 90 dans la RAM. Les données ont été recueillies á partir d’entretiens de certains des intervenants du processus et á partir de l’examen des documents disponibles. Il a été ainsi possible d’organiser le parcours historique des surdoués á Madère, en présentant un bref encadrement de l’urgence du soutien au surdouement et en décrivant trois phases séquentielles de celui-ci : (a) application de mesures d’accueil ; (b) consolidation de la prestation de services ; et (c) services réalisés actuellement. D’une forme générale, et malgré l’évolution et modification des services, l’investissement s’est centré sur le processus d’identification et intervention, sur la formation et sur la pratique basée sur l’évidence, visant á faire converger les agissements avec les orientations internationales dans le domaine. Sont aussi abordées certaines réflexions sur les politiques publiques dans le domaine du surdouement, ayant comme principe l’école inclusive et la possible amélioration de services qui puissent faciliter l’égalité des opportunités et la différentiation des pratiques éducatives en fonction des caractéristiques et des besoins de chaque élève. Instituto de Educação - Universidade do Minho2020-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.18654por2183-04520871-9187Antunes, Ana PereiraAlmeida, Leandro SilvaMiranda, Lúcia CerqueiraXavier, Joana OliveiraRamos, ConceiçãoRaffan, Johanna Magretainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:28Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:36:20.209594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas La La superdotación en la Región Autónoma de Madeira Le Le surdouement dans la Région Autonome de Madère A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas |
title |
A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas |
spellingShingle |
A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas Antunes, Ana Pereira Artigos |
title_short |
A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas |
title_full |
A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas |
title_fullStr |
A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas |
title_full_unstemmed |
A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas |
title_sort |
A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas |
author |
Antunes, Ana Pereira |
author_facet |
Antunes, Ana Pereira Almeida, Leandro Silva Miranda, Lúcia Cerqueira Xavier, Joana Oliveira Ramos, Conceição Raffan, Johanna Magreta |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro Silva Miranda, Lúcia Cerqueira Xavier, Joana Oliveira Ramos, Conceição Raffan, Johanna Magreta |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Ana Pereira Almeida, Leandro Silva Miranda, Lúcia Cerqueira Xavier, Joana Oliveira Ramos, Conceição Raffan, Johanna Magreta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A atenção à sobredotação e a alunos com altas capacidades, na Região Autónoma da Madeira (RAM), tem sido referenciada pelo seu pioneirismo no contexto português. Neste artigo descreve-se a evolução desde os anos 90 dos mecanismos de atendimento das crianças e adolescentes com elevadas capacidades, e respetivo enquadramento legal. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas a alguns dos intervenientes neste processo e através da consulta de documentos disponíveis. Assim, foi possível organizar o percurso histórico da sobredotação na Madeira, apresentando um breve enquadramento da emergência do apoio à sobredotação e descrevendo três fases sequenciais do mesmo: (a) Implementação de serviços de atendimento; (b) Consolidação da prestação de serviços; e (c) Serviços prestados na atualidade. De uma forma geral, apesar da evolução e modificação dos serviços, o investimento tem-se centrado no processo de identificação e de intervenção, na formação e na prática baseada em evidência, procurando fazer convergir as atuações com as orientações internacionais na área. Apontam-se algumas reflexões sobre as políticas públicas na área da sobredotação, tendo como premissa a escola inclusiva e uma melhoria de serviços que promovam a igualdade de oportunidades e a diferenciação das práticas educativas, em função das características e necessidades de cada aluno. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.18654 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.18654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130229029994496 |