Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Maria Pereira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/11548
Resumo: A escola inclusiva, atenta à diversidade e à igualdade de oportunidades, deverá contemplar explicitamente a educação dos alunos mais capazes, talentosos ou sobredotados. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida da intervenção com os alunos sobredotados a necessidade de adaptação e de diferenciação curricular para responder às suas necessidades individuais. Nessa lógica, destacamos a importância da complementaridade e da articulação das diversas formas de intervenção (aceleração, agrupamento e enriquecimento), caracterizando cada uma delas e apresentando alguns estudos face à sua eficácia. Fazemos ainda uma breve referência à situação em Portugal, destacando que importa sensibilizar e formar os agentes educativos face à problemática da sobredotação.
id RCAP_5e17258b03f1f6e0b626d543fa2beea2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementaresPractices in gifted education: differentiated curriculum and complementary strategiesSobredotaçãoPráticas educativasProgramas de atendimentoDiferenciação curricularEscola inclusivaGiftednessEducational practicesEnrichmentCurricular differentiationInclusive schoolA escola inclusiva, atenta à diversidade e à igualdade de oportunidades, deverá contemplar explicitamente a educação dos alunos mais capazes, talentosos ou sobredotados. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida da intervenção com os alunos sobredotados a necessidade de adaptação e de diferenciação curricular para responder às suas necessidades individuais. Nessa lógica, destacamos a importância da complementaridade e da articulação das diversas formas de intervenção (aceleração, agrupamento e enriquecimento), caracterizando cada uma delas e apresentando alguns estudos face à sua eficácia. Fazemos ainda uma breve referência à situação em Portugal, destacando que importa sensibilizar e formar os agentes educativos face à problemática da sobredotação.The inclusive school responding to the students ‘differences and to the opportunities’ equality should consider the education of the gifted and talented students. In this work, we take curricular adaptation and curricular differentiation as the main Intervention points centered on individual differences. We also defend the complementary use of the educational practices (acceleration, grouping and enrichment) explaining each one of them and presenting some studies about their efficacy. We briefly describe the practices for gifted students in Portugal and highlight the importance of the school staff sensitivity to understand giftedness.Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e DesenvolvimentoUniversidade do MinhoAntunes, Ana Maria PereiraAlmeida, Leandro S.2009-052009-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/11548por“Psicologia Educação e Cultura”. 13:1 (2009) 157-168.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:30.402201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares
Practices in gifted education: differentiated curriculum and complementary strategies
title Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares
spellingShingle Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares
Antunes, Ana Maria Pereira
Sobredotação
Práticas educativas
Programas de atendimento
Diferenciação curricular
Escola inclusiva
Giftedness
Educational practices
Enrichment
Curricular differentiation
Inclusive school
title_short Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares
title_full Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares
title_fullStr Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares
title_full_unstemmed Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares
title_sort Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares
author Antunes, Ana Maria Pereira
author_facet Antunes, Ana Maria Pereira
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana Maria Pereira
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Sobredotação
Práticas educativas
Programas de atendimento
Diferenciação curricular
Escola inclusiva
Giftedness
Educational practices
Enrichment
Curricular differentiation
Inclusive school
topic Sobredotação
Práticas educativas
Programas de atendimento
Diferenciação curricular
Escola inclusiva
Giftedness
Educational practices
Enrichment
Curricular differentiation
Inclusive school
description A escola inclusiva, atenta à diversidade e à igualdade de oportunidades, deverá contemplar explicitamente a educação dos alunos mais capazes, talentosos ou sobredotados. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida da intervenção com os alunos sobredotados a necessidade de adaptação e de diferenciação curricular para responder às suas necessidades individuais. Nessa lógica, destacamos a importância da complementaridade e da articulação das diversas formas de intervenção (aceleração, agrupamento e enriquecimento), caracterizando cada uma delas e apresentando alguns estudos face à sua eficácia. Fazemos ainda uma breve referência à situação em Portugal, destacando que importa sensibilizar e formar os agentes educativos face à problemática da sobredotação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05
2009-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/11548
url https://hdl.handle.net/1822/11548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Psicologia Educação e Cultura”. 13:1 (2009) 157-168.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132454743703552