Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cristina Kamburova da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10990
Resumo: Com o advento das novas plataformas digitais de comunicação em rede, a internet tem explodido de imagens. Reflexo disso é a adesão à rede social de partilha de conteúdos imagéticos Instagram. Atenta ao impacto da imagem no atual contexto comunicacional, a presente dissertação procura dar conta do papel da fotografia no modo como os indivíduos constroem a sua identidade e se autoapresentam em contexto online, especificamente através das fotografias que publicam na rede social Instagram. A análise de conteúdo de um total de dezasseis imagens procura apreender as especificidades, as estratégias e a simbologia por detrás de cada fotografia que o indivíduo partilha com o outro. Por sua vez, a seleção das imagens analisadas foi feita pelos próprios sujeitos envolvidos no estudo de caso, quando previamente inquiridos por via da técnica do inquérito por questionário, onde foi sugerida a eleição de quatro fotografias que, na sua opinião, melhor apresentam a sua identidade na rede online. De forma a ir ao encontro de uma melhor compreensão da apresentação do indivíduo nesta rede social, as principais características do Instagram tidas em consideração passam pela esteticização da imagem, a partilha, a instantaneidade e a espontaneidade.
id RCAP_078715a998957fffa39bc5a3ed5039cc
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10990
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no InstagramIdentidadeAutoapresentação,FotografiaPartilha de imagensCultura digitalRede social onlineInstagramAnálise de conteúdo de imagemIdentitySelf-presentationPhotographyImage sharingDigital cultureSocial networking,Image content analysisCom o advento das novas plataformas digitais de comunicação em rede, a internet tem explodido de imagens. Reflexo disso é a adesão à rede social de partilha de conteúdos imagéticos Instagram. Atenta ao impacto da imagem no atual contexto comunicacional, a presente dissertação procura dar conta do papel da fotografia no modo como os indivíduos constroem a sua identidade e se autoapresentam em contexto online, especificamente através das fotografias que publicam na rede social Instagram. A análise de conteúdo de um total de dezasseis imagens procura apreender as especificidades, as estratégias e a simbologia por detrás de cada fotografia que o indivíduo partilha com o outro. Por sua vez, a seleção das imagens analisadas foi feita pelos próprios sujeitos envolvidos no estudo de caso, quando previamente inquiridos por via da técnica do inquérito por questionário, onde foi sugerida a eleição de quatro fotografias que, na sua opinião, melhor apresentam a sua identidade na rede online. De forma a ir ao encontro de uma melhor compreensão da apresentação do indivíduo nesta rede social, as principais características do Instagram tidas em consideração passam pela esteticização da imagem, a partilha, a instantaneidade e a espontaneidade.With the advent of new digital web communication platforms, Internet has been exploding with images. A simple reflexion of that is the accession to the social network of image sharing – Instagram. Regarding the impact that images have in the current communication context, the following dissertation seeks to approach the role of photography in the way individuals create and present their identity in the online context, specifically through image sharing on Instagram. The content analysis of sixteen images aims to reach a conclusion about the specificity, the strategies and symbology behind each photo shared on the online platform. Furthermore, the selection of the pictures under analysis was made by each individual involved in the case study, as they were previously subjected to inquiry. In this process, it was suggested that each person chose four pictures that, according to their point of view, showed their identity in this online platform. In order to fully understand the way each individual presents him/herself in this social network, the main Instagram features taken into consideration were the image aesthetics, the sharing process, the immediacy and spontaneity of contents.2016-03-02T17:58:26Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10990TID:201206340porSilva, Ana Cristina Kamburova dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:51.598933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram
title Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram
spellingShingle Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram
Silva, Ana Cristina Kamburova da
Identidade
Autoapresentação,
Fotografia
Partilha de imagens
Cultura digital
Rede social online
Instagram
Análise de conteúdo de imagem
Identity
Self-presentation
Photography
Image sharing
Digital culture
Social networking,
Image content analysis
title_short Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram
title_full Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram
title_fullStr Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram
title_full_unstemmed Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram
title_sort Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram
author Silva, Ana Cristina Kamburova da
author_facet Silva, Ana Cristina Kamburova da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Cristina Kamburova da
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Autoapresentação,
Fotografia
Partilha de imagens
Cultura digital
Rede social online
Instagram
Análise de conteúdo de imagem
Identity
Self-presentation
Photography
Image sharing
Digital culture
Social networking,
Image content analysis
topic Identidade
Autoapresentação,
Fotografia
Partilha de imagens
Cultura digital
Rede social online
Instagram
Análise de conteúdo de imagem
Identity
Self-presentation
Photography
Image sharing
Digital culture
Social networking,
Image content analysis
description Com o advento das novas plataformas digitais de comunicação em rede, a internet tem explodido de imagens. Reflexo disso é a adesão à rede social de partilha de conteúdos imagéticos Instagram. Atenta ao impacto da imagem no atual contexto comunicacional, a presente dissertação procura dar conta do papel da fotografia no modo como os indivíduos constroem a sua identidade e se autoapresentam em contexto online, especificamente através das fotografias que publicam na rede social Instagram. A análise de conteúdo de um total de dezasseis imagens procura apreender as especificidades, as estratégias e a simbologia por detrás de cada fotografia que o indivíduo partilha com o outro. Por sua vez, a seleção das imagens analisadas foi feita pelos próprios sujeitos envolvidos no estudo de caso, quando previamente inquiridos por via da técnica do inquérito por questionário, onde foi sugerida a eleição de quatro fotografias que, na sua opinião, melhor apresentam a sua identidade na rede online. De forma a ir ao encontro de uma melhor compreensão da apresentação do indivíduo nesta rede social, as principais características do Instagram tidas em consideração passam pela esteticização da imagem, a partilha, a instantaneidade e a espontaneidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2015-10
2016-03-02T17:58:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/10990
TID:201206340
url http://hdl.handle.net/10071/10990
identifier_str_mv TID:201206340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134841247105024