Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10990 |
Resumo: | Com o advento das novas plataformas digitais de comunicação em rede, a internet tem explodido de imagens. Reflexo disso é a adesão à rede social de partilha de conteúdos imagéticos Instagram. Atenta ao impacto da imagem no atual contexto comunicacional, a presente dissertação procura dar conta do papel da fotografia no modo como os indivíduos constroem a sua identidade e se autoapresentam em contexto online, especificamente através das fotografias que publicam na rede social Instagram. A análise de conteúdo de um total de dezasseis imagens procura apreender as especificidades, as estratégias e a simbologia por detrás de cada fotografia que o indivíduo partilha com o outro. Por sua vez, a seleção das imagens analisadas foi feita pelos próprios sujeitos envolvidos no estudo de caso, quando previamente inquiridos por via da técnica do inquérito por questionário, onde foi sugerida a eleição de quatro fotografias que, na sua opinião, melhor apresentam a sua identidade na rede online. De forma a ir ao encontro de uma melhor compreensão da apresentação do indivíduo nesta rede social, as principais características do Instagram tidas em consideração passam pela esteticização da imagem, a partilha, a instantaneidade e a espontaneidade. |
id |
RCAP_078715a998957fffa39bc5a3ed5039cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10990 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no InstagramIdentidadeAutoapresentação,FotografiaPartilha de imagensCultura digitalRede social onlineInstagramAnálise de conteúdo de imagemIdentitySelf-presentationPhotographyImage sharingDigital cultureSocial networking,Image content analysisCom o advento das novas plataformas digitais de comunicação em rede, a internet tem explodido de imagens. Reflexo disso é a adesão à rede social de partilha de conteúdos imagéticos Instagram. Atenta ao impacto da imagem no atual contexto comunicacional, a presente dissertação procura dar conta do papel da fotografia no modo como os indivíduos constroem a sua identidade e se autoapresentam em contexto online, especificamente através das fotografias que publicam na rede social Instagram. A análise de conteúdo de um total de dezasseis imagens procura apreender as especificidades, as estratégias e a simbologia por detrás de cada fotografia que o indivíduo partilha com o outro. Por sua vez, a seleção das imagens analisadas foi feita pelos próprios sujeitos envolvidos no estudo de caso, quando previamente inquiridos por via da técnica do inquérito por questionário, onde foi sugerida a eleição de quatro fotografias que, na sua opinião, melhor apresentam a sua identidade na rede online. De forma a ir ao encontro de uma melhor compreensão da apresentação do indivíduo nesta rede social, as principais características do Instagram tidas em consideração passam pela esteticização da imagem, a partilha, a instantaneidade e a espontaneidade.With the advent of new digital web communication platforms, Internet has been exploding with images. A simple reflexion of that is the accession to the social network of image sharing – Instagram. Regarding the impact that images have in the current communication context, the following dissertation seeks to approach the role of photography in the way individuals create and present their identity in the online context, specifically through image sharing on Instagram. The content analysis of sixteen images aims to reach a conclusion about the specificity, the strategies and symbology behind each photo shared on the online platform. Furthermore, the selection of the pictures under analysis was made by each individual involved in the case study, as they were previously subjected to inquiry. In this process, it was suggested that each person chose four pictures that, according to their point of view, showed their identity in this online platform. In order to fully understand the way each individual presents him/herself in this social network, the main Instagram features taken into consideration were the image aesthetics, the sharing process, the immediacy and spontaneity of contents.2016-03-02T17:58:26Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10990TID:201206340porSilva, Ana Cristina Kamburova dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:51.598933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram |
title |
Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram |
spellingShingle |
Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram Silva, Ana Cristina Kamburova da Identidade Autoapresentação, Fotografia Partilha de imagens Cultura digital Rede social online Análise de conteúdo de imagem Identity Self-presentation Photography Image sharing Digital culture Social networking, Image content analysis |
title_short |
Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram |
title_full |
Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram |
title_fullStr |
Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram |
title_full_unstemmed |
Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram |
title_sort |
Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram |
author |
Silva, Ana Cristina Kamburova da |
author_facet |
Silva, Ana Cristina Kamburova da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Cristina Kamburova da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Autoapresentação, Fotografia Partilha de imagens Cultura digital Rede social online Análise de conteúdo de imagem Identity Self-presentation Photography Image sharing Digital culture Social networking, Image content analysis |
topic |
Identidade Autoapresentação, Fotografia Partilha de imagens Cultura digital Rede social online Análise de conteúdo de imagem Identity Self-presentation Photography Image sharing Digital culture Social networking, Image content analysis |
description |
Com o advento das novas plataformas digitais de comunicação em rede, a internet tem explodido de imagens. Reflexo disso é a adesão à rede social de partilha de conteúdos imagéticos Instagram. Atenta ao impacto da imagem no atual contexto comunicacional, a presente dissertação procura dar conta do papel da fotografia no modo como os indivíduos constroem a sua identidade e se autoapresentam em contexto online, especificamente através das fotografias que publicam na rede social Instagram. A análise de conteúdo de um total de dezasseis imagens procura apreender as especificidades, as estratégias e a simbologia por detrás de cada fotografia que o indivíduo partilha com o outro. Por sua vez, a seleção das imagens analisadas foi feita pelos próprios sujeitos envolvidos no estudo de caso, quando previamente inquiridos por via da técnica do inquérito por questionário, onde foi sugerida a eleição de quatro fotografias que, na sua opinião, melhor apresentam a sua identidade na rede online. De forma a ir ao encontro de uma melhor compreensão da apresentação do indivíduo nesta rede social, as principais características do Instagram tidas em consideração passam pela esteticização da imagem, a partilha, a instantaneidade e a espontaneidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2015-10 2016-03-02T17:58:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/10990 TID:201206340 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/10990 |
identifier_str_mv |
TID:201206340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134841247105024 |