Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Ferenc, Alvanize Valente
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/959
Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla em que se buscou compreender como o professor universitário aprende a ensinar, bem como os saberes e estratégias construídos ao longo de seu processo de socialização profissional. Procurou-se, nesse artigo, fazer um recorte teórico da pesquisa, orientando a discussão para as temáticas: socialização profissional de professores; referência interpretativa do estudo e para a narrativa, meio de acesso à forma como eles representam, experimentam e constroem o seu mundo, suas experiências, suas intenções, crenças, teorias etc. Foram exploradas as narrativas a respeito das alternativas e embates no processo de socialização na instituição de exercício profissional, de oito professores de uma universidade pública mineira, que se encontravam em diferentes fases na carreira.
id UESB-7_827ac809679ea7659f619c1f81d61d4c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/959
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissionalNarrativasProfessores universitáriosSocialização profissionalEste trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla em que se buscou compreender como o professor universitário aprende a ensinar, bem como os saberes e estratégias construídos ao longo de seu processo de socialização profissional. Procurou-se, nesse artigo, fazer um recorte teórico da pesquisa, orientando a discussão para as temáticas: socialização profissional de professores; referência interpretativa do estudo e para a narrativa, meio de acesso à forma como eles representam, experimentam e constroem o seu mundo, suas experiências, suas intenções, crenças, teorias etc. Foram exploradas as narrativas a respeito das alternativas e embates no processo de socialização na instituição de exercício profissional, de oito professores de uma universidade pública mineira, que se encontravam em diferentes fases na carreira.Edições UESB2017-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/95910.22481/praxis.v13i25.959Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 176-197Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 176-197Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 176-1972178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/959/818Fernandes Ferenc, Alvanize Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/959Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional
title Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional
spellingShingle Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional
Fernandes Ferenc, Alvanize Valente
Narrativas
Professores universitários
Socialização profissional
title_short Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional
title_full Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional
title_fullStr Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional
title_full_unstemmed Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional
title_sort Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional
author Fernandes Ferenc, Alvanize Valente
author_facet Fernandes Ferenc, Alvanize Valente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Ferenc, Alvanize Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Professores universitários
Socialização profissional
topic Narrativas
Professores universitários
Socialização profissional
description Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla em que se buscou compreender como o professor universitário aprende a ensinar, bem como os saberes e estratégias construídos ao longo de seu processo de socialização profissional. Procurou-se, nesse artigo, fazer um recorte teórico da pesquisa, orientando a discussão para as temáticas: socialização profissional de professores; referência interpretativa do estudo e para a narrativa, meio de acesso à forma como eles representam, experimentam e constroem o seu mundo, suas experiências, suas intenções, crenças, teorias etc. Foram exploradas as narrativas a respeito das alternativas e embates no processo de socialização na instituição de exercício profissional, de oito professores de uma universidade pública mineira, que se encontravam em diferentes fases na carreira.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/959
10.22481/praxis.v13i25.959
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/959
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v13i25.959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/959/818
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 176-197
Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 176-197
Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 176-197
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816524509184