A “hora do conto” no contexto de educação de infância: práticas de promoção de competências pré-leitoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loura, Cristiana Ribeiro da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32454
Resumo: O relatório intitulado “A “Hora do Conto” no contexto de Educação de Infância: práticas de promoção de competências pré leitoras” procura responder à questão: Como a exploração de histórias/contos, em contexto pré-escolar, pode promover o desenvolvimento de competências pré leitoras? Procurámos com o nosso trabalho compreender a temática do ponto de vista teórico, mas, também, do ponto de vista do discurso político e normativo (ao nível do currículo) e de como é percecionada pelos profissionais de educação, em especial por aqueles que desenvolvem a sua ação no contexto educativo onde realizámos a nossa prática pedagógica. Procurámos, ainda, concretizar, na prática, algumas estratégias de ação, em especial, através das tecnologias de comunicação tendo em conta as limitações impostas nos contextos educativos por conta da pandemia. Tendo em conta os objetivos delineados, apresentamos as conclusões do estudo exploratório fazendo a análise dos dados dos inquéritos por questionário. Por fim, apresentamos neste relatório o registo da nossa estratégia de ação desenvolvida em contexto especial, através da plataforma Google Meets.
id RCAP_079ec1a785d49d13f8207f6ca453dcb9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32454
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A “hora do conto” no contexto de educação de infância: práticas de promoção de competências pré-leitorasHora do contoCompetências pré leitorasEducaçãoO relatório intitulado “A “Hora do Conto” no contexto de Educação de Infância: práticas de promoção de competências pré leitoras” procura responder à questão: Como a exploração de histórias/contos, em contexto pré-escolar, pode promover o desenvolvimento de competências pré leitoras? Procurámos com o nosso trabalho compreender a temática do ponto de vista teórico, mas, também, do ponto de vista do discurso político e normativo (ao nível do currículo) e de como é percecionada pelos profissionais de educação, em especial por aqueles que desenvolvem a sua ação no contexto educativo onde realizámos a nossa prática pedagógica. Procurámos, ainda, concretizar, na prática, algumas estratégias de ação, em especial, através das tecnologias de comunicação tendo em conta as limitações impostas nos contextos educativos por conta da pandemia. Tendo em conta os objetivos delineados, apresentamos as conclusões do estudo exploratório fazendo a análise dos dados dos inquéritos por questionário. Por fim, apresentamos neste relatório o registo da nossa estratégia de ação desenvolvida em contexto especial, através da plataforma Google Meets.The report entitled “The “Hora do Conto” in the context of Childhood Education: practices to promote pre-reading skills” seeks to answer the question: How the exploration of stories/tales, in a pre-school context, can promote the development of skills pre-readers? With our work we tried to understand the theme from a theoretical point of view, but also from the point of view of political and normative discourse (at the level of the curriculum) and how it is perceived by education professionals, especially by those who develop the subject as its action in the educational context where we carried out our pedagogical practice. We also tried to implement, in practice, some action strategies, in particular through communication technologies taking into account the limitations imposed in educational contexts due to the pandemic. Taking into account the objectives outlined, we present the conclusions of the exploratory study, analyzing the survey data by questionnaire. Finally, we present in this report the record of our action strategy developed in a special context, through the Google Meets platform.2021-02-26T00:00:00Z2021-02-26T00:00:00Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32454porLoura, Cristiana Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:33Zoai:ria.ua.pt:10773/32454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:07.250131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A “hora do conto” no contexto de educação de infância: práticas de promoção de competências pré-leitoras
title A “hora do conto” no contexto de educação de infância: práticas de promoção de competências pré-leitoras
spellingShingle A “hora do conto” no contexto de educação de infância: práticas de promoção de competências pré-leitoras
Loura, Cristiana Ribeiro da
Hora do conto
Competências pré leitoras
Educação
title_short A “hora do conto” no contexto de educação de infância: práticas de promoção de competências pré-leitoras
title_full A “hora do conto” no contexto de educação de infância: práticas de promoção de competências pré-leitoras
title_fullStr A “hora do conto” no contexto de educação de infância: práticas de promoção de competências pré-leitoras
title_full_unstemmed A “hora do conto” no contexto de educação de infância: práticas de promoção de competências pré-leitoras
title_sort A “hora do conto” no contexto de educação de infância: práticas de promoção de competências pré-leitoras
author Loura, Cristiana Ribeiro da
author_facet Loura, Cristiana Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loura, Cristiana Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Hora do conto
Competências pré leitoras
Educação
topic Hora do conto
Competências pré leitoras
Educação
description O relatório intitulado “A “Hora do Conto” no contexto de Educação de Infância: práticas de promoção de competências pré leitoras” procura responder à questão: Como a exploração de histórias/contos, em contexto pré-escolar, pode promover o desenvolvimento de competências pré leitoras? Procurámos com o nosso trabalho compreender a temática do ponto de vista teórico, mas, também, do ponto de vista do discurso político e normativo (ao nível do currículo) e de como é percecionada pelos profissionais de educação, em especial por aqueles que desenvolvem a sua ação no contexto educativo onde realizámos a nossa prática pedagógica. Procurámos, ainda, concretizar, na prática, algumas estratégias de ação, em especial, através das tecnologias de comunicação tendo em conta as limitações impostas nos contextos educativos por conta da pandemia. Tendo em conta os objetivos delineados, apresentamos as conclusões do estudo exploratório fazendo a análise dos dados dos inquéritos por questionário. Por fim, apresentamos neste relatório o registo da nossa estratégia de ação desenvolvida em contexto especial, através da plataforma Google Meets.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26T00:00:00Z
2021-02-26T00:00:00Z
2021-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32454
url http://hdl.handle.net/10773/32454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137696564641792