Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10463 |
Resumo: | Este estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior. |
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Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantesPositive psychological functioning in a sample of portuguese studentsFuncionamento psicológico positivoBem-estar psicológicoEnsino superiorSucesso educativoEste estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior.This study explores different personal resources related to well-being and positive psychological functioning of Portuguese university students. The analysis considers the field of studies and gender. The positive psychological functioning scale (FPP) was applied to a sample of 1070 students, who were attending the 1st and 3rd years of different courses. The findings suggest an effect of the interaction of gender and field of studies in 5 of the 11 dimensions of FPP. Higher scores were found in men in Resilience, Self-Esteem and Optimism. The field of studies differentiates Resilience, Self-Esteem, Purpose in Life, Enjoyment, and Optimism, with higher scores in the group of students in health sciences courses. The results are discussed regarding implications for intervention in Higher Education.uBibliorumOliveira, EmaMerino, María DoloresPrivado, JesusAlmeida, Leandro S.2020-10-16T10:34:58Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10463por10.17979/reipe.2017.0.07.2733info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:31.679509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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