Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ema Patrícia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Merino, María Dolores, Privado, Jesus, Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51215
Resumo: Este estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior.
id RCAP_f843f7c466588f20f2ebce4754ee96e4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51215
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantesPositive psychological functioning in a sample of portuguese studentsFuncionamento psicológico positivoBem-estar psicológicoEnsino superiorSucesso educativoPositive psychological functioningPsychological well-beingHigher educationAcademic successCiências Sociais::PsicologiaEste estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior.This study explores different personal resources related to well-being and positive psychological functioning of Portuguese university students. The analysis considers the field of studies and gender. The positive psychological functioning scale (FPP) was applied to a sample of 1070 students, who were attending the 1st and 3rd years of different courses. The findings suggest an effect of the interaction of gender and field of studies in 5 of the 11 dimensions of FPP. Higher scores were found in men in Resilience, Self-Esteem and Optimism. The field of studies differentiates Resilience, Self-Esteem, Purpose in Life, Enjoyment, and Optimism, with higher scores in the group of students in health sciences courses. The results are discussed regarding implications for intervention in Higher Education.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoUniversidade do MinhoOliveira, Ema PatríciaMerino, María DoloresPrivado, JesusAlmeida, Leandro S.20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51215por2386-741810.17979/reipe.2017.0.07.2733info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:22.037435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes
Positive psychological functioning in a sample of portuguese students
title Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes
spellingShingle Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes
Oliveira, Ema Patrícia
Funcionamento psicológico positivo
Bem-estar psicológico
Ensino superior
Sucesso educativo
Positive psychological functioning
Psychological well-being
Higher education
Academic success
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes
title_full Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes
title_fullStr Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes
title_full_unstemmed Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes
title_sort Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes
author Oliveira, Ema Patrícia
author_facet Oliveira, Ema Patrícia
Merino, María Dolores
Privado, Jesus
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Merino, María Dolores
Privado, Jesus
Almeida, Leandro S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ema Patrícia
Merino, María Dolores
Privado, Jesus
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Funcionamento psicológico positivo
Bem-estar psicológico
Ensino superior
Sucesso educativo
Positive psychological functioning
Psychological well-being
Higher education
Academic success
Ciências Sociais::Psicologia
topic Funcionamento psicológico positivo
Bem-estar psicológico
Ensino superior
Sucesso educativo
Positive psychological functioning
Psychological well-being
Higher education
Academic success
Ciências Sociais::Psicologia
description Este estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/51215
url http://hdl.handle.net/1822/51215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.07.2733
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133061622792192