O envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação de alunos com NEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria da Conceição Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10742
Resumo: O envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação do aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tema dessa dissertação, busca trazer o contexto inclusivo no Brasil, bem como o processo de planejamento e envolvimento da família na escola. A família tem um papel fundamental na construção e formação do sujeito, é na família que a criança tem o primeiro contato com o mundo e o desenvolvimento afetivo. A escola já entra no processo de formação do sujeito. Há nesse processo a aprendizagem e o conhecimento de mundo que serão importantes para a vivência em sociedade. Neste contexto, ambos são considerados a base para a formação humana. Ante o exposto, esta investigação se apresenta com o seguinte questionamento: Como é a relação família/escola no processo de formação dos alunos com necessidades educativas especiais da comunidade de Castelo de Sonhos - Pará/Brasil? O objetivo geral da pesquisa visa analisar como ocorre o processo de envolvimento das famílias com crianças com NEE, pelas escolas públicas do distrito Castelo dos Sonhos -Pará. Para responder aos objetivos da investigação, realizou-se um estudo empírico, exploratório e descritivo, com metodologia quantitativa. Em que participaram 15 educadores, 3 supervisores e 8 famílias de alunos com NEE. Os resultados alcançados evidenciaram a necessidade de incentivar e promover ações que viabilizem o processo de envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação e inclusão de alunos com NEE.
id RCAP_07b9d5761ea1f361089f2d87fb8898cf
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/10742
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação de alunos com NEEEnvolvimento parentalEscolaEducação inclusivaFormação dos alunosAEEParental involvementSchoolInclusive educationTraining of studentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação do aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tema dessa dissertação, busca trazer o contexto inclusivo no Brasil, bem como o processo de planejamento e envolvimento da família na escola. A família tem um papel fundamental na construção e formação do sujeito, é na família que a criança tem o primeiro contato com o mundo e o desenvolvimento afetivo. A escola já entra no processo de formação do sujeito. Há nesse processo a aprendizagem e o conhecimento de mundo que serão importantes para a vivência em sociedade. Neste contexto, ambos são considerados a base para a formação humana. Ante o exposto, esta investigação se apresenta com o seguinte questionamento: Como é a relação família/escola no processo de formação dos alunos com necessidades educativas especiais da comunidade de Castelo de Sonhos - Pará/Brasil? O objetivo geral da pesquisa visa analisar como ocorre o processo de envolvimento das famílias com crianças com NEE, pelas escolas públicas do distrito Castelo dos Sonhos -Pará. Para responder aos objetivos da investigação, realizou-se um estudo empírico, exploratório e descritivo, com metodologia quantitativa. Em que participaram 15 educadores, 3 supervisores e 8 famílias de alunos com NEE. Os resultados alcançados evidenciaram a necessidade de incentivar e promover ações que viabilizem o processo de envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação e inclusão de alunos com NEE.The parental involvement of the family by the regular school in the process of training students with Special Educational Needs (SEN), the subject of this dissertation, seeks to bring the inclusive context in Brazil, as well as the process of planning and family involvement in the school. The family has a fundamental role in the construction and formation of the subject, it is in the family that the child has the first contact with the world and affective development. The school already enters the subject's formation process. In this process, there is learning and knowledge of the world that will be important for living in society. In this context, both are considered the basis for human formation. Given the above, this investigation presents the following question: How is the family/school relationship in the process of training students with special educational needs in the community of Castelo de Sonhos - Pará/Brazil? The general objective of the research aims to analyze how the process of involvement of families with children with SEN occurs by public schools in the Castelo dos Sonhos district - Pará. To respond to the objectives of the investigation, an empirical, exploratory and descriptive study was carried out, with quantitative methodology. In which 15 educators, 3 supervisors and 8 families of students with SEN participated. The results achieved evidenced the need to encourage and promote actions that enable the process of parental involvement of the family by the regular school in the process of training and inclusion of students with SEN.Marinho, SusanaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAraújo, Maria da Conceição Costa2022-02-09T16:07:33Z2022-01-172022-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10742TID:203014146porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:35Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:30.130139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação de alunos com NEE
title O envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação de alunos com NEE
spellingShingle O envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação de alunos com NEE
Araújo, Maria da Conceição Costa
Envolvimento parental
Escola
Educação inclusiva
Formação dos alunos
AEE
Parental involvement
School
Inclusive education
Training of students
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação de alunos com NEE
title_full O envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação de alunos com NEE
title_fullStr O envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação de alunos com NEE
title_full_unstemmed O envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação de alunos com NEE
title_sort O envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação de alunos com NEE
author Araújo, Maria da Conceição Costa
author_facet Araújo, Maria da Conceição Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marinho, Susana
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria da Conceição Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento parental
Escola
Educação inclusiva
Formação dos alunos
AEE
Parental involvement
School
Inclusive education
Training of students
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Envolvimento parental
Escola
Educação inclusiva
Formação dos alunos
AEE
Parental involvement
School
Inclusive education
Training of students
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação do aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tema dessa dissertação, busca trazer o contexto inclusivo no Brasil, bem como o processo de planejamento e envolvimento da família na escola. A família tem um papel fundamental na construção e formação do sujeito, é na família que a criança tem o primeiro contato com o mundo e o desenvolvimento afetivo. A escola já entra no processo de formação do sujeito. Há nesse processo a aprendizagem e o conhecimento de mundo que serão importantes para a vivência em sociedade. Neste contexto, ambos são considerados a base para a formação humana. Ante o exposto, esta investigação se apresenta com o seguinte questionamento: Como é a relação família/escola no processo de formação dos alunos com necessidades educativas especiais da comunidade de Castelo de Sonhos - Pará/Brasil? O objetivo geral da pesquisa visa analisar como ocorre o processo de envolvimento das famílias com crianças com NEE, pelas escolas públicas do distrito Castelo dos Sonhos -Pará. Para responder aos objetivos da investigação, realizou-se um estudo empírico, exploratório e descritivo, com metodologia quantitativa. Em que participaram 15 educadores, 3 supervisores e 8 famílias de alunos com NEE. Os resultados alcançados evidenciaram a necessidade de incentivar e promover ações que viabilizem o processo de envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação e inclusão de alunos com NEE.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-09T16:07:33Z
2022-01-17
2022-01-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/10742
TID:203014146
url http://hdl.handle.net/10284/10742
identifier_str_mv TID:203014146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130342519472128