A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Catarina da Graça Pacheco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3319
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 21 de Janeiro de 2015, Universidade dos Açores.
id RCAP_07c3c29c6af1ec77c793deb3a91f82f4
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3319
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolarEnsino Básico (1º Ciclo)Prática EducativaTradição OralMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 21 de Janeiro de 2015, Universidade dos Açores.O relatório de estágio, em apreço, pretende dar conta da nossa intervenção educativa no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II (PESI e PESII), do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Além de darmos a conhecer todo um trabalho desenvolvido, ao longo deste processo educativo, do conjunto de áreas e conteúdos da nossa intervenção, em contexto pré-escolar e escolar, selecionamos a questão da tradição oral para um estudo mais aprofundado. Os motivos que estiveram na base da escolha deste tópico foram: (1) as escolas e as crianças, de alguma forma, contribuem para a perpetuação de textos de tradição oral e (2) estes textos têm-se revelado de grande pertinência pedagógico-didática em contextos de aprendizagem pelo potencial que encerram ao nível da mensagem e da exploração de outras áreas e domínios do saber. Conferindo ao presente documento um pendor teórico e prático, apresentaremos uma descrição/reflexão acerca da nossa prática educativa, correlacionada com a aplicação de textos da tradição oral no Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sobre a nossa experiência concluímos que é importante fomentar contextos de aprendizagem favorecedores da divulgação do património oral junto da população estudantil. Concomitantemente, exporemos um estudo realizado a partir da aplicação de um inquérito por questionário a cinquenta educadores de infância, com o intuito de conhecer e averiguar a importância dada aos textos da tradição oral, em contexto escolar. Com base na análise dos dados recolhidos, podemos afirmar que os docentes inquiridos atribuem importância à utilização de textos da tradição oral, sendo que, maioritariamente, os utilizam, com frequência, na sua prática educativa. Destacamos como a principal conclusão do nosso trabalho o facto de termos progredido nas nossas aprendizagens com a implementação deste estudo, aplicação de métodos e técnicas, análise de resultados e a exploração de textos da tradição oral, em contextos pré-escolar e escolar.ABSTRACT: This report presents our educational intervention within the disciplines of Supervised Practice I and II Education (ISSP and PESII), integrated in the Masters' degree on Preschool Teaching and Elementary Education. Besides the whole work throughout this educational process, the set of areas and content of our intervention, we studied the issue of the oral heritage. The reasons were: (1) children and schools, in some way, contribute to the perpetuation of texts of oral tradition and (2) these texts are of great pedagogical-didactic relevance in learning environments, considering their messages and the possibilities of exploring other areas and fields of knowledge. In this document we present a description/reflection on our educational practice, correlated with the application of texts of oral tradition, in Preschool Education and Elementary Education. Our experience allowed us to conclude that it is important to explore the oral heritage dimension with the student population. Concurrently, we will share a study we have conducted on oral heritage in Preschool, among 50 kindergarten teachers, in order to understand the importance given to the texts of oral tradition in the school environment. Based on the analysis of collected data, we can say that teachers agree about the importance of using texts of oral tradition, and, mostly, use them often in their educational practice. As a final thought, we highlight the progression we have made in our learning process through the application of research methods and techniques, as well as through the reading and analysis of texts of oral tradition in pre-school and elementary school contexts.Castanho, Maria da Graça BorgesRepositório da Universidade dos AçoresFurtado, Catarina da Graça Pacheco2015-02-13T13:51:28Z2015-01-212015-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3319201404222porFurtado, Catarina da Graça Pacheco. "A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico: relatório de estágio". 2015. vii, 78 p., [18 f.]. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:20Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:55.340575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico
title A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico
Furtado, Catarina da Graça Pacheco
Educação Pré-escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Tradição Oral
title_short A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico
title_full A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico
title_sort A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico
author Furtado, Catarina da Graça Pacheco
author_facet Furtado, Catarina da Graça Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanho, Maria da Graça Borges
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Catarina da Graça Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Tradição Oral
topic Educação Pré-escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Tradição Oral
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 21 de Janeiro de 2015, Universidade dos Açores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-13T13:51:28Z
2015-01-21
2015-01-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3319
201404222
url http://hdl.handle.net/10400.3/3319
identifier_str_mv 201404222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Furtado, Catarina da Graça Pacheco. "A tradição oral nas práticas do ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico: relatório de estágio". 2015. vii, 78 p., [18 f.]. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130710661922816