A linguagem oral na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Letícia Maria Valadão
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2630
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 4 de Julho de 2012, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_bd14fea0e2a777bdf369e6078ce77a75
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A linguagem oral na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino BásicoCriançaCompreensão OralEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Expressão OralLinguagem OralPrática EducativaMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 4 de Julho de 2012, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).O trabalho que se segue é um relatório de estágio, a incidir numa das áreas de conteúdo trabalhadas ao longo do estágio nas disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II, a linguagem oral nas suas vertentes da compreensão e expressão oral. Em ambos os grupos com os quais a estagiária realizou a sua prática pedagógica, alguns momentos da rotina permitiam o desenvolvimento da linguagem, mas não foram o suficiente. Foram importantes as atitudes a desenvolver perante cada criança para ir ao encontro das necessidades individuais de cada uma, assim como proporcionar outras atividades/estratégias para trabalhar em pequeno e grande grupo. Deste modo, a PES I foi realizada no Pré-Escolar da EB1/JI de São Brás, e a PES II com crianças do 1º e 2º anos da EB1/JI de São Bartolomeu dos Regatos. Inicialmente a estagiária observou o meio, a escola, a sala, as famílias e as crianças. Numa fase posterior avaliou as crianças, e ao longo das intervenções procurou trabalhar a linguagem oral de forma mais adequada para promover e seu desenvolvimento. No fim do estágio, em cada contexto, foi realizada outra avaliação regendo-se por uma grelha igual à primeira, de modo a verificar se as intervenções tinham sido adequadas para uma melhor compreensão do oral e expressão oral das crianças. Durante a prática, nos dois contextos, foi importante a colaboração dos pais para promover atividades e estratégias com interesse para as crianças, que contribuíssem para uma consequente evolução linguística. Em ambos os grupos as crianças manifestaram-se interessadas em participar no que lhes era proposto. Aos poucos, ficaram a conseguir gerir diversos momentos do dia e a manifestar interesse pela participação com pertinência e qualidade. As maiores evoluções registadas nos dois grupos foram a nível da compreensão do oral. Para que houvesse um alargamento de conhecimentos sobre o trabalho da linguagem oral, desenvolvido nas salas do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, foram realizados e analisados questionários a uma pequena amostra de seis educadores de infância e oito professores do 1º ciclo do ensino básico. Concluiu-se que, aos poucos, está-se a dar cada vez mais valor ao trabalho desta área no sentido de desenvolver a linguagem oral. O presente relatório de estágio foi, em larga medida, muito gratificante para a estagiária. Para e na realização do mesmo deu grande enfoque às questões da oralidade e assim apercebeu-se da importância da linguagem oral para o desenvolvimento das crianças, até mesmo em outras áreas de conteúdo, como pode ser trabalhada de forma integrada em diversos momentos da rotina diária, a diferença de linguagem utilizada entre crianças de diferentes faixas etárias, a contribuição de um grupo heterogéneo com diferentes faixas etárias e as conceções de profissionais de educação que se encontram a lecionar como educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.Santos, Ana IsabelRepositório da Universidade dos AçoresMendes, Letícia Maria Valadão2014-01-21T17:29:55Z2012-07-042012-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2630porMendes, Letícia Maria Valadão. "A linguagem oral na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico". 2012. 129 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2012.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:29Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:18.597362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem oral na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
title A linguagem oral na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A linguagem oral na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Mendes, Letícia Maria Valadão
Criança
Compreensão Oral
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Oral
Linguagem Oral
Prática Educativa
title_short A linguagem oral na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full A linguagem oral na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A linguagem oral na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A linguagem oral na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort A linguagem oral na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
author Mendes, Letícia Maria Valadão
author_facet Mendes, Letícia Maria Valadão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ana Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Letícia Maria Valadão
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Compreensão Oral
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Oral
Linguagem Oral
Prática Educativa
topic Criança
Compreensão Oral
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Oral
Linguagem Oral
Prática Educativa
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 4 de Julho de 2012, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-04
2012-07-04T00:00:00Z
2014-01-21T17:29:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2630
url http://hdl.handle.net/10400.3/2630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendes, Letícia Maria Valadão. "A linguagem oral na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico". 2012. 129 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130702407532544