Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: M. Pinheiro, Margarida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: S. Sarrico, Cláudia, A. Santiago, Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3044
Resumo: No sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho. A investigação sugere que a presença de problemas profissionais reais envolvendo diferentes áreas de trabalho, a natureza inovadora da metodologia e as características pragmáticas da mesma, se constituem como elementos motivadores para os estudantes. Paralelamente, os mecanismos de feedback do trabalho realizado em conjunto com a oportunidade de reformulação dos erros cometidos assumem particular importância no entusiasmo e estímulo do estudante. O efeito que a crescente motivação tem sobre as aprendizagens e, em última análise, sobre os resultados dos alunos, é um paradigma central do modelo. Palavras-chave Ensino superior; PBL; Motivação; Desempenho
id RCAP_07d8d5e7ba95d480d649614b2232c898
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3044
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação e desempenho num curso de Simulação EmpresarialMOTIVATION ET PERFORMANCE DANS UN COURS DE SIMULATION DʼENTREPRISEMotivação e desempenho num curso de Simulação EmpresarialArtigosNo sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho. A investigação sugere que a presença de problemas profissionais reais envolvendo diferentes áreas de trabalho, a natureza inovadora da metodologia e as características pragmáticas da mesma, se constituem como elementos motivadores para os estudantes. Paralelamente, os mecanismos de feedback do trabalho realizado em conjunto com a oportunidade de reformulação dos erros cometidos assumem particular importância no entusiasmo e estímulo do estudante. O efeito que a crescente motivação tem sobre as aprendizagens e, em última análise, sobre os resultados dos alunos, é um paradigma central do modelo. Palavras-chave Ensino superior; PBL; Motivação; DesempenhoIn order to enhance graduatesʼ performance in the labour market a one semester Business Simulation course was designed and implemented. The course participants are students of the last semester in a PBL-type undergraduate Portuguese Accounting program. This work focuses on the power of learning environments, namely the ones inspired by PBL, to influence studentsʼ motivations; and asks to what extent motivation contributes to differences in performance. Interpreting the results of this case study, it can be seen that the use of real-world problems encompassing different subject areas in conjunction with augmented teaching methods motivates students in both an intrinsic and extrinsic way. Using feedback together with the opportunity to improve submitted work is shown to have a huge importance on the learnersʼ enthusiasm and stimulation. The effect that increased motivation has on studentsʼ and graduatesʼ learning and ultimately course grades is a central tenet in the teaching and evaluation model. Keywords Higher education; PBL; Performance; MotivationPour améliorer lʼaccomplissement des gradués dans le marché de travail, on a développé un cours de Simulation dʼEnterprise, basé sur une méthodologie du type PBL. Ce travail se centre dans lʼanalyse sur le pouvoir des environnements dʼapprentissage basés dans les méthodologies PBL sur les motivations des étudiants, et lʼinfluence de la motivation sur lʼaccomplissement de ceux-là. Lʼinvestigation nous montre que la présence de problèmes professionnels réels enveloppant de différents domaines de travail, et la nature innovatrice de la méthodologie et ses caractéristiques pragmatiques, forment des éléments motivateurs pour les étudiants. En même temps, les mécanismes de feedback du travail réalisé et la possibilité de reformulation des erreurs commises assument une particulière importance pour lʼenthousiasme et la stimulation de lʼétudiant. Lʼeffet que la croissante motivation a sur les apprentissages et sur les résultats dés étudiants cʼest un paradigme central du modèle. Mots-clé Enseignement supérieur; PBL; Motivation; PerformanceInstituto de Educação - Universidade do Minho2011-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3044por2183-04520871-9187M. Pinheiro, MargaridaS. Sarrico, CláudiaA. Santiago, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:10Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:29.142387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial
MOTIVATION ET PERFORMANCE DANS UN COURS DE SIMULATION DʼENTREPRISE
Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial
title Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial
spellingShingle Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial
M. Pinheiro, Margarida
Artigos
title_short Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial
title_full Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial
title_fullStr Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial
title_full_unstemmed Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial
title_sort Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial
author M. Pinheiro, Margarida
author_facet M. Pinheiro, Margarida
S. Sarrico, Cláudia
A. Santiago, Rui
author_role author
author2 S. Sarrico, Cláudia
A. Santiago, Rui
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv M. Pinheiro, Margarida
S. Sarrico, Cláudia
A. Santiago, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description No sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho. A investigação sugere que a presença de problemas profissionais reais envolvendo diferentes áreas de trabalho, a natureza inovadora da metodologia e as características pragmáticas da mesma, se constituem como elementos motivadores para os estudantes. Paralelamente, os mecanismos de feedback do trabalho realizado em conjunto com a oportunidade de reformulação dos erros cometidos assumem particular importância no entusiasmo e estímulo do estudante. O efeito que a crescente motivação tem sobre as aprendizagens e, em última análise, sobre os resultados dos alunos, é um paradigma central do modelo. Palavras-chave Ensino superior; PBL; Motivação; Desempenho
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3044
url https://doi.org/10.21814/rpe.3044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130219730173952