Perfil de competências do director de ciclo do ensino básico na escola privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Jorge Filipe Franco Henriques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/10314
Resumo: O tema da presente dissertação situa-se na área da Gestão, Administração e Organização Escolar, mais especificamente no campo das lideranças escolares intermédias. Trata-se, em concreto, da delimitação do perfil de competências de um Diretor de Ciclo do Ensino Básico das escolas privadas. Na primeira parte do trabalho procurou-se caracterizar a emergência da função do Diretor de Ciclo, a sua evolução ao longo do tempo, os contornos do suporte jurídico e o seu enquadramento no sistema educativo. Partindo dos novos paradigmas emergentes da administração escolar, que colocam a gestão de pessoas no centro do debate, posicionando-as como o fator estratégico das organizações procurou-se, recorrendo a vários autores, estruturar um quadro concetual de análise que permitisse suportar teoricamente a presente investigação. Em termos metodológicos, para responder às questões formuladas desenhou-se um estudo empírico tripartido. Iniciou-se com a análise documental de toda a legislação produzida que regulamenta a função em estudo. Em campo realizaram-se inquéritos, por entrevista, aos principais atores escolares que têm relações de interdependência com o Diretor de Ciclo e, finalmente, aplicou-se a técnica dos incidentes críticos. A análise dos dados recolhidos sublinha a importância do Diretor de Ciclo na gestão das escolas. Esta função é percecionada como um fator relevante para alcançar a qualidade educativa. No fundo, espera-se de um Diretor de Ciclo alguém dotado de competência pedagógica, determinado e disciplinador, hábil nas relações humanas, profundamente alinhado com o ideário da escola e destro na avaliação, e resolução, de dificuldades que surgem no quotidiano das organizações educativas.
id RCAP_0809be29b6deb91206fdad3040b5a201
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil de competências do director de ciclo do ensino básico na escola privadaEducaçãoLiderançaCompetênciasCultura de escola e resultadosEducationLeadershipSkillsSchool culture and resultsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO tema da presente dissertação situa-se na área da Gestão, Administração e Organização Escolar, mais especificamente no campo das lideranças escolares intermédias. Trata-se, em concreto, da delimitação do perfil de competências de um Diretor de Ciclo do Ensino Básico das escolas privadas. Na primeira parte do trabalho procurou-se caracterizar a emergência da função do Diretor de Ciclo, a sua evolução ao longo do tempo, os contornos do suporte jurídico e o seu enquadramento no sistema educativo. Partindo dos novos paradigmas emergentes da administração escolar, que colocam a gestão de pessoas no centro do debate, posicionando-as como o fator estratégico das organizações procurou-se, recorrendo a vários autores, estruturar um quadro concetual de análise que permitisse suportar teoricamente a presente investigação. Em termos metodológicos, para responder às questões formuladas desenhou-se um estudo empírico tripartido. Iniciou-se com a análise documental de toda a legislação produzida que regulamenta a função em estudo. Em campo realizaram-se inquéritos, por entrevista, aos principais atores escolares que têm relações de interdependência com o Diretor de Ciclo e, finalmente, aplicou-se a técnica dos incidentes críticos. A análise dos dados recolhidos sublinha a importância do Diretor de Ciclo na gestão das escolas. Esta função é percecionada como um fator relevante para alcançar a qualidade educativa. No fundo, espera-se de um Diretor de Ciclo alguém dotado de competência pedagógica, determinado e disciplinador, hábil nas relações humanas, profundamente alinhado com o ideário da escola e destro na avaliação, e resolução, de dificuldades que surgem no quotidiano das organizações educativas.The current dissertation, on Management, Administration and School Organization and specifically on the field of intermediate school leaderships, seeks to delimit the skills profile of a Head of Cycle in Portuguese Basic Education in private schools. In the first part of the dissertation, the role of the Head of Cycle is described, including the emergence of this role and its evolution over time, its legal basis and implementation in the educational system. A conceptual framework of analysis supporting the investigation is then presented, based on recent paradigms of school administration that put human resources management at the center of the debate and view people as a strategic element in organizations. In methodological terms, a tripartite empirical study was designed in order to respond to the research questions. First, a documentary analysis of the legislation on the role being studied was made. In the field, a survey was conducted, by interviewing the main school actors that are interdependently related to the Head of Cycle. At the end, the Behavioral Events Technique was used. The analysis of the collected data highlights the importance of the Head of Cycle in private schools management. This role is viewed as an important element in the achievement of educational quality. The Head of Cycle is expected to have pedagogical ability and to be someone determined, disciplining, skillful in human relations, deeply aligned with the school ideals and dexterous in evaluating and solving problems that arise every day in educational organizations.Almeida, José Maria deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDuarte, Jorge Filipe Franco Henriques2013-04-10T12:47:20Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/10314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:36:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:01.031154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de competências do director de ciclo do ensino básico na escola privada
title Perfil de competências do director de ciclo do ensino básico na escola privada
spellingShingle Perfil de competências do director de ciclo do ensino básico na escola privada
Duarte, Jorge Filipe Franco Henriques
Educação
Liderança
Competências
Cultura de escola e resultados
Education
Leadership
Skills
School culture and results
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Perfil de competências do director de ciclo do ensino básico na escola privada
title_full Perfil de competências do director de ciclo do ensino básico na escola privada
title_fullStr Perfil de competências do director de ciclo do ensino básico na escola privada
title_full_unstemmed Perfil de competências do director de ciclo do ensino básico na escola privada
title_sort Perfil de competências do director de ciclo do ensino básico na escola privada
author Duarte, Jorge Filipe Franco Henriques
author_facet Duarte, Jorge Filipe Franco Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Maria de
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Jorge Filipe Franco Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Liderança
Competências
Cultura de escola e resultados
Education
Leadership
Skills
School culture and results
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Liderança
Competências
Cultura de escola e resultados
Education
Leadership
Skills
School culture and results
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O tema da presente dissertação situa-se na área da Gestão, Administração e Organização Escolar, mais especificamente no campo das lideranças escolares intermédias. Trata-se, em concreto, da delimitação do perfil de competências de um Diretor de Ciclo do Ensino Básico das escolas privadas. Na primeira parte do trabalho procurou-se caracterizar a emergência da função do Diretor de Ciclo, a sua evolução ao longo do tempo, os contornos do suporte jurídico e o seu enquadramento no sistema educativo. Partindo dos novos paradigmas emergentes da administração escolar, que colocam a gestão de pessoas no centro do debate, posicionando-as como o fator estratégico das organizações procurou-se, recorrendo a vários autores, estruturar um quadro concetual de análise que permitisse suportar teoricamente a presente investigação. Em termos metodológicos, para responder às questões formuladas desenhou-se um estudo empírico tripartido. Iniciou-se com a análise documental de toda a legislação produzida que regulamenta a função em estudo. Em campo realizaram-se inquéritos, por entrevista, aos principais atores escolares que têm relações de interdependência com o Diretor de Ciclo e, finalmente, aplicou-se a técnica dos incidentes críticos. A análise dos dados recolhidos sublinha a importância do Diretor de Ciclo na gestão das escolas. Esta função é percecionada como um fator relevante para alcançar a qualidade educativa. No fundo, espera-se de um Diretor de Ciclo alguém dotado de competência pedagógica, determinado e disciplinador, hábil nas relações humanas, profundamente alinhado com o ideário da escola e destro na avaliação, e resolução, de dificuldades que surgem no quotidiano das organizações educativas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-10T12:47:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/10314
url http://hdl.handle.net/10400.14/10314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131761447272448