As competências-chave dos líderes intermédios: o exemplo de uma instituição do ensino superior privada no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Ana Raquel Barbosa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1310
Resumo: As Instituições de Ensino Superior do século XXI deverão estar cada vez mais comprometidas com a sua missão de formar profissionais diferenciados, para isso, a criação de uma cultura de valores deve ser a base de manutenção de sua rentabilidade e do seu compromisso social. A figura do líder em todos os níveis e em todas as áreas da organização viabiliza a construção da cultura organizacional com todo seu conjunto de valores, tradições, crenças, hábitos, normas, atitudes e condutas que marcam a identidade, a personalidade e o destino da instituição para atingir seus objetivos acadêmicos, econômicos e sociais. Cabe ao líder construir e manter uma cultura de trabalho eficaz, criar e promover de maneira sistemática a lealdade, a confiança entre todos os participantes da instituição de maneira que as atitudes gerem harmonia organizacional e consolidem a sinergia entre todos os escalões para incentivar o compartilhamento da visão e o compromisso com a missão institucional. Mais do que nunca as IES vêem a necessidade de captar, reter talentos e alinhar os objetivos individuais aos empresarias. A base da gestão da IES deve estar assentada em processos humanos que criam ambientes propícios a construção do conhecimento e ao desenvolvimento de competências. Neste contexto percebe-se a importância do estudo da gestão de competências para viabilizar as organizações da era do conhecimento.
id RCAP_af72162af47593af52d0340f946df3e8
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1310
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As competências-chave dos líderes intermédios: o exemplo de uma instituição do ensino superior privada no BrasilGestão de competênciasLiderançaCultura organizacionalLeadershipSkill managementOrganizational cultureAs Instituições de Ensino Superior do século XXI deverão estar cada vez mais comprometidas com a sua missão de formar profissionais diferenciados, para isso, a criação de uma cultura de valores deve ser a base de manutenção de sua rentabilidade e do seu compromisso social. A figura do líder em todos os níveis e em todas as áreas da organização viabiliza a construção da cultura organizacional com todo seu conjunto de valores, tradições, crenças, hábitos, normas, atitudes e condutas que marcam a identidade, a personalidade e o destino da instituição para atingir seus objetivos acadêmicos, econômicos e sociais. Cabe ao líder construir e manter uma cultura de trabalho eficaz, criar e promover de maneira sistemática a lealdade, a confiança entre todos os participantes da instituição de maneira que as atitudes gerem harmonia organizacional e consolidem a sinergia entre todos os escalões para incentivar o compartilhamento da visão e o compromisso com a missão institucional. Mais do que nunca as IES vêem a necessidade de captar, reter talentos e alinhar os objetivos individuais aos empresarias. A base da gestão da IES deve estar assentada em processos humanos que criam ambientes propícios a construção do conhecimento e ao desenvolvimento de competências. Neste contexto percebe-se a importância do estudo da gestão de competências para viabilizar as organizações da era do conhecimento.The High Education Institutions from the XXI century should be increasingly more involved with its aim to have accomplished professionals. Thus a value culture ought to be built as the basis for both the maintenance of their profit and their social commitment. The portrait of a leader, in every level and in every field of the enterprise, smooths the path to build an organizational culture with its set of values, traditions, beliefs, habits, rules, attitude and behaviour, which highlight its identity, personality and the enterprise destiny so as to reach its academic, economical and social goals. It is for the leader to build and keep an efficient culture of work, create and promote, systematically, liability and trust among the enterprise’s personnel in a way that all this leads to an organizational harmony and strengthens partnership among all ranks so as to have vision and commitment shared with the institutional goals. Nowadays, more than ever before, the HEI see the need to capture, retain talents and fit the individual goals to the entrepreneurial ones. The basis of the HEI should be related to human processes that build suitable environments which lead to both knowledge process and skill development. Therefore one can realize the importance to study skill management so one can assist the enterprises in the knowledge era.2009-03-04T16:26:57Z2008-01-01T00:00:00Z20082008-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1310porGama, Ana Raquel Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:25Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:12.226346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As competências-chave dos líderes intermédios: o exemplo de uma instituição do ensino superior privada no Brasil
title As competências-chave dos líderes intermédios: o exemplo de uma instituição do ensino superior privada no Brasil
spellingShingle As competências-chave dos líderes intermédios: o exemplo de uma instituição do ensino superior privada no Brasil
Gama, Ana Raquel Barbosa
Gestão de competências
Liderança
Cultura organizacional
Leadership
Skill management
Organizational culture
title_short As competências-chave dos líderes intermédios: o exemplo de uma instituição do ensino superior privada no Brasil
title_full As competências-chave dos líderes intermédios: o exemplo de uma instituição do ensino superior privada no Brasil
title_fullStr As competências-chave dos líderes intermédios: o exemplo de uma instituição do ensino superior privada no Brasil
title_full_unstemmed As competências-chave dos líderes intermédios: o exemplo de uma instituição do ensino superior privada no Brasil
title_sort As competências-chave dos líderes intermédios: o exemplo de uma instituição do ensino superior privada no Brasil
author Gama, Ana Raquel Barbosa
author_facet Gama, Ana Raquel Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Ana Raquel Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de competências
Liderança
Cultura organizacional
Leadership
Skill management
Organizational culture
topic Gestão de competências
Liderança
Cultura organizacional
Leadership
Skill management
Organizational culture
description As Instituições de Ensino Superior do século XXI deverão estar cada vez mais comprometidas com a sua missão de formar profissionais diferenciados, para isso, a criação de uma cultura de valores deve ser a base de manutenção de sua rentabilidade e do seu compromisso social. A figura do líder em todos os níveis e em todas as áreas da organização viabiliza a construção da cultura organizacional com todo seu conjunto de valores, tradições, crenças, hábitos, normas, atitudes e condutas que marcam a identidade, a personalidade e o destino da instituição para atingir seus objetivos acadêmicos, econômicos e sociais. Cabe ao líder construir e manter uma cultura de trabalho eficaz, criar e promover de maneira sistemática a lealdade, a confiança entre todos os participantes da instituição de maneira que as atitudes gerem harmonia organizacional e consolidem a sinergia entre todos os escalões para incentivar o compartilhamento da visão e o compromisso com a missão institucional. Mais do que nunca as IES vêem a necessidade de captar, reter talentos e alinhar os objetivos individuais aos empresarias. A base da gestão da IES deve estar assentada em processos humanos que criam ambientes propícios a construção do conhecimento e ao desenvolvimento de competências. Neste contexto percebe-se a importância do estudo da gestão de competências para viabilizar as organizações da era do conhecimento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2008-01
2009-03-04T16:26:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1310
url http://hdl.handle.net/10071/1310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134873745620992