A relação dos produtos e serviços digitais na eficiência e qualidade dos bancos portugueses : tornar-se-á a banca tradicional numa Fintech? : a perceção dos bancários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rúben Miguel Fernandes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26859
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
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spelling A relação dos produtos e serviços digitais na eficiência e qualidade dos bancos portugueses : tornar-se-á a banca tradicional numa Fintech? : a perceção dos bancáriosFinTechProdutos e serviços digitaisInstituições financeirasBancaDigital products and servicesFinancial institutionsBanksMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisCom a evolução tecnológica, é cada vez mais visível a introdução de elementos digitais no nosso quotidiano. A tendência para a inovação é constante, e muitas áreas já investem em determinados produtos ou serviços, de forma a facilitar o seu trabalho. A área da banca não é exceção, e também estes procuram, de alguma forma, inovar para não perderem clientes, especialmente os mais jovens, numa era cada vez mais digital. Ao seu redor, encontram empresas tecnológicas, que promovem soluções inovadoras e que procuram entrar no mercado abruptamente. O mundo financeiro está em mudança e é preciso agilidade, seja por parte dos bancos ou das FinTechs, para que possam existir cooperações. Contudo, o digital não traz apenas coisas positivas, mas também alguns aspetos menos bons, que podem afetar diretamente o bancário e pôr em risco não só o seu trabalho, mas também a própria instituição. Aliás, as mudanças estão cada vez mais à vista, havendo o fecho de lojas físicas, onde a prioridade acaba por ser a aposta no digital e o lay-off de colaboradores. Dessa forma, este estudo, baseado em artigos científicos e realizado através de uma análise quantitativa, com testes estatísticos e análises de clusters, procura entender qual a perceção dos bancários em relação à eficiência e qualidade das soluções digitais no seu trabalho, bem como perceber se estes acreditam que as FinTechs podem tomar o lugar dos bancos no futuro.With the evolution of technology, it is increasingly noticeable the introduction of digital elements in our daily lives. The trend towards innovation is constant, and many areas already invest in certain products or services, in order to facilitate their work. The banking area is no exception, and they too are looking to, somehow, innovate in order not to lose customers, especially younger ones, in an ever more digital era. Around them, they find technology companies that promote innovative solutions and seek to enter the market, abruptly. The financial world is changing, and agility is needed, whether on the on the banks or FinTechs’ end, so that cooperation can exist. However, digital does not only brings positive things, but also some fewer good aspects which can directly affect the bankers and jeopardize not only their work, but also the institution itself. In fact, the changes are more and more in sight, with stores closing down, where the priority is to wage on the digital and lay-off employees. Therefore, this study, which was carried out through a quantitative analysis, along with a statistics’ test and clusters’ analysis, seeks to understand the perception of bankers in relation to the efficiency and quality of digital solutions in their work, as well as to understand if they believe that FinTechs can take the place of banks in the future.Instituto Superior de Economia e GestãoVieira, Pedro RinoRepositório da Universidade de LisboaSilva, Rúben Miguel Fernandes da2023-01-13T11:04:11Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26859porSilva, Rúben Miguel Fernandes da (2022). “A relação dos produtos e serviços digitais na eficiência e qualidade dos bancos portugueses : tornar-se-á a banca tradicional numa Fintech? : a perceção dos bancários”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:17Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:25.415549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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